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 Release
14/03/2011
Equipes do Rio, Minas e Espírito Santo estão na reta final para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Para representar os Estados, 14 equipes de estudantes de Engenharia constroem carros para a competição, que terá ao todo mais de mil universitários

Mais de 180 estudantes de Engenharia do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo trabalham dia e noite na construção de 14 carros para disputar a 17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontecerá entre 24 e 27 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, SP. Os testes nos veículos começam ainda este mês dentro das instituições de ensino, onde os veículos foram projetados. São 14 equipes: oito cariocas, cinco mineiras e uma capixaba. Ao todo, a competição reunirá 67 equipes, numa média de 1,2 mil universitários de 59 instituições de ensino, de 14 Estados e Brasília.

Promovida pela SAE BRASIL, a competição desafia os estudantes a projetarem, buscarem patrocínios e construírem carros para uso fora de estrada exclusivamente para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Na lista de provas estão avaliações de projeto, por meio de relatórios e apresentação, testes de tração, aceleração, velocidade máxima e o esperado enduro de resistência, que tem quatro horas de duração e é feito em pista de terra cheia de obstáculos e muito barro.

RIO DE JANEIRO – Com um veículo leve (157 kg), a equipe AEDBaja, composta por 20 estudantes da Faculdade de Engenharia de Resende, estreia um sistema de direção que não utiliza caixa e nem juntas flexíveis, mas barra de direção interligada por meio de suporte com rolamento que repassa a força para o esterçamento das rodas. “Ganhamos na redução de massa, facilidade de manutenção, robustez e melhor resposta de eficiência e velocidade”, avisa José Vitor Mendes da Silva, capitão da equipe carioca, 35ª colocada em 2010. Equipes de mais sete instituições cariocas estão inscritas na competição da SAE BRASIL (ver lista abaixo).

MINAS GERAIS – Veterana na competição e com 23 alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe Baja UFMG trabalha num projeto em que a atração é a confiabilidade e robustez, além da nova suspensão, tipo Duplo A, segundo Diego Martins, o capitão. A equipe, 17ª colocada em 2009, apresentará também como inovação o uso de fonte de geração de energia limpa, que converte a térmica dissipada pelo motor, através de módulos geradores termoelétricos, em elétrica. “Com isso, esperamos ter um excelente desempenho este ano”, conta o estudante.

ESPÍRITO SANTO – A robustez é também o ponto forte no carro da equipe Vitória Baja, formada por 12 alunos da Universidade Federal do Espírito Santo. De olho na prova de enduro de resistência, a equipe sacrificou em parte a velocidade para garantir a integridade estrutural do veículo. “Mas, garantimos a aceleração e capacidade trativa satisfatórias do carro, que faz até 55 km/h (atingia 57 km/h)”, diz André Hemerly Maia, capitão. “Na verdade, já tínhamos um projeto competitivo. O que fizemos foi refinar alguns subsistemas”, diz. Os testes estão na reta final e já comprovaram capacidade de subidas com até 60º de inclinação, segundo o capitão. O carro pesa 180 kg, possui sistema de telemetria desenvolvido pela equipe e utiliza muito alumínio na carenagem por causa do apoio da Companhia Brasileira de Alumínio.

No final da competição, as equipes das três instituições representadas que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas estáticas e dinâmicas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Kansas, entre 26 e 29 de maio deste ano, em Pittsburg, EUA, onde participam mais de 90 times de diferentes países e o Brasil acumula quatro vitórias.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Todo o sistema de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto e a viagem da equipe ao local da competição.

Segundo o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL, as indústrias buscam cada vez mais novos talentos no ambiente competitivo e saudável da Competição Baja SAE BRASIL, cujo mérito é complementar a formação do futuro engenheiro. “É notório como a participação em projetos estudantis desta magnitude influencia na hora em que um currículo é examinado pelas empresas”, ressalta Robson Galvão.


17ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
67 equipes inscritas



CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 30)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 60)


NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 27)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 31)

Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 40)
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing (carro 55)

Paraíba (4 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipes UFPBaja Imensurável e UFPBaja Inexorável (carros 14 e 15)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 52)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Ciser Parahybaja (carro 36)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 9 e 10)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco Cavalo e Corisco Vingador (carros 19 e 20)

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 26)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 51)

SUDESTE

São Paulo / Interior – (13 equipes / 11 instituições)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara (carro 62)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 63)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 6 e 7)
Faculdade Anhanguera de Campinas (FAC )– equipe FAC Quadrilha B. (carro 59)
Faculdade de Sorocaba (Facens) – equipe Fase Racing (carro 37)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipes Ita Mach Baja 1 e Ita Mach Baja 2 (carros 43 e 44)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – equipe Nitro Baja Racing (carro 17)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Bauru – equipe PAC Baja Unesp (carro 48)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale (carro 16)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 38)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 49)


Grande São Paulo – (8 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 (Dipton) e FEI Baja 2 (Zaya) (carros 1 e 2)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Titan e Poli Ciser Fenix (carros 3 e 39)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 46)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 51 (carro 53)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 4 e 5)

Minas Gerais – (5 equipes / 5 instituições)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 8)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 54)
Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Komiketo Baja SAE (carro 22)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 50)
Centro Universitário UNA campus Raja – equipe Una Monster BH (carro 58)

Espírito Santo – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carro 11)

Rio de Janeiro (8 equipes /8 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja (carro 35)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipe Aedbaja (carro 34)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja UERJ (carro 66)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 41)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runner (carro 47)
Instituto Politécnico do Rio de Janeiro – equipe Beirute Baja SAE (carro 33)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 57)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio de Janeiro – equipe PUC Rio Baja SAE (carro 67)


SUL

Santa Catarina (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Tupy Ilhéu e UFSC Tupy Uiraçu e (carros 12 e 13)
Instituto Superior Tupy – equipe Ciser Ist Baja SAE (carro 24)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Univille Baja (carro 45)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – equipe Velociraptor (carro 28)

Rio Grande do Sul (7 equipes / 7 instituições)
Universidade Regional Integrada (URI) – equipe UriBaja (carro 42)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê (carro 25)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 18)
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê (carro 23
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 56)
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) – equipe Panambaja (carro 64)
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja (carro 21)

Paraná (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 32)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UTFPR (carro 29)
Pontifícia Universidade Católica / PUC PR – equipe CW Baja (carro 61)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 65)

17ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 24 a 27 de março de 2011
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP - mapa





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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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