Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/02/2011
SAE BRASIL premia segunda-feira os melhores papers do Congresso 2010

Além dos melhores trabalhos nacional e internacional, a associação homenageará autores em 15 categorias da área da engenharia da mobilidade

A SAE BRASIL realizará nesta segunda-feira, dia 14, cerimônia de premiação com os autores dos melhores trabalhos técnicos (papers) nacional e internacional apresentados no 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, realizado em outubro de 2010. A cerimônia, que inclui homenagem com menção honrosa a outros autores de 15 papers, por categoria, acontece às 19h, no Hotel Caesar Business, (av. Paulista, 2181, sala Paulista 3, São Paulo, SP). Haverá, ainda, entrega do Prêmio Gabriel Gueller, profissional da área e incentivador da engenharia, ao melhor trabalho nacional e ao melhor de meio ambiente.

A seleção dos papers é feita pelo Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, levando em conta especialmente critérios de inovação, originalidade, integridade, conteúdo e formato. “O objetivo é incentivar o desenvolvimento de trabalhos que sirvam efetivamente de referência para a comunidade da Engenharia”, diz Ricardo Wetzel, diretor do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL 2010. A opinião do público obtida durante as apresentações no congresso também contribui para a escolha dos papers.

Nacional - Thiago Caetano de Freitas e Fábio Nonato de Paula (co-autor) foram apontados autores do melhor trabalho nacional com o paper ‘Avaliação dos Parâmetros de Influência no Torque de Atrito Aplicando a Metodologia de Delineamento de Experimentos’. Autor principal do trabalho, Freitas ganhou direito de apresentar o paper no SAE International Congress & Exibition, de 12 a 14 de abril, em Detroit (EUA). O engenheiro ganhará ainda R$ 2 mil referente ao Prêmio Gabriel Gueller.

A pesquisa de Thiago considerou o rigor das leis quanto ao impacto ambiental dos gases de efeito estufa, e a importância de cada passo para a redução de emissões, e se dedicou à redução de atrito de sistemas mecânicos com minimização de perdas de energia sobre os componentes e aumento de eficiência. Com os resultados, foi possível encontrar um conjunto excelente de parâmetros de construção com foco na redução de atrito, tornando possível o desenvolvimento de produtos de menor impacto ambiental em aplicações automotivas.

Internacional – O trabalho do engenheiro espanhol Arturo Davila, ‘Innovative Concepts for Smart Road Restraint Systems to Provide Greater Safety for Vulnerable Users (Conceitos Inovadores para Sistemas Inteligentes de Retenção de Estradas para prover maior Segurança a Usuários Vulneráveis) foi escolhido o melhor paper internacional e será premiado com a participação no 20º Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade, que será realizado de 4 a 6 de outubro, em São Paulo.

Baseado nos acidentes rodoviários em estradas que vitimam 1,2 milhão de pessoas por ano mundialmente, sendo 43 mil na Europa, Davila desenvolveu novo modelo de sistema de proteção inteligente para melhorar a segurança dos usuários. O projeto, financiado pela Comunidade Européia com a participação de 10 instituições de cinco países, visa o desenvolvimento de sistema inteligente de retenção, que integra sensores primários e terciários para prover maior proteção aos usuários das estradas, além de alertas aos motoristas e serviços de emergência tão logo o acidente aconteça, a fim de reduzir o tempo de resposta.

Outros benefícios são a redução do número de acidentes, com informações do fluxo de tráfego, condições climáticas, obstáculos e riscos, e eliminação de perfis de barreiras de segurança rodoviária que ofereçam perigo. O projeto tem obtido resultados interessantes a partir de revisão em profundidade dos acidentes de motocicleta, que demonstrou que alguns dos elementos mais agressivos para os pilotos de motos são os sistemas de proteção instalados nas margens das estradas (contínuo, pontual, rígidos ou com cabos de aço).

Meio Ambiente – Davi Felipe Pessoa será homenageado com o Prêmio Gabriel Gueller Meio Ambiente, com o paper ‘Avaliação da Influência da Reciclagem do Pó de Borracha nas Propriedades de Composição Borracha Natural para a Engenharia de Peças do Setor Automotivo’. O prêmio será um cheque de R$ 1mil. Abaixo, as 15 menções honrosas:

Aeroespacial – “THERMAL ELECTRICAL MODELING AND ADAPTATIVE CONTROL OF BATTERY CHARGE/DISCAHARGE SYSTEMS”, de Renato de Oliveira Magalhães.

Combustíveis e Lubrificantes – “EXPERIMENTAL INVESTIGATION OF DIFFERENT HYDROUS ETHANOL-GASOLINE BLENDS ON A FLEX FUEL ENGINE”, de Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo .

Eletroeletrônica – “ACCELERATING THE VEHICLE DEVELOPMENT PROCESS BY EMPLOYING EMI AND EMC NUMERICAL ANALYSIS ASSISTED BY HIGHT PERFORMANCE COMPUTING”, de Juliano Fujioka Mologni.

Emissões – “HEATED INJECTOR COLD START SYSTEM FOR FLEX FUEL MOTORCYCLES, de Orlando Volpato.

Ensaios – “ACTUAL CLIMATIC SOLICITATION ON A VEHICLE VS TEST OF THERMAL FATIGUE CARRIED OUT IN LABORATORY”, de Fabrício Cardinali Rezende.

Gestão – “INTEGRATING TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE AND PRODUCT DEVELOPMENT PROCESS THROUGH DESIGN FOR MANUFACTURING AND ASSEMBLYING METHODOLOGY”, de Joel Conceição Jr.

Manufatura – “AUTOMOTIVE MINIATURIZATION TREND: Challenges for Wiring Harness Manufacturing””, de Marcelo Machado Fernandes.

Materiais – “PHASE ANALYSIS TROUGH TERMODYNAMICS MODELIONG FOR INCONEL 718”, de Nara Guimarães.

Motores – “THE APPLICATION OF VIRTUAL ENGINE IN PSA 1.4 L SL ENGINE”, de Walter Zottini.

Projetos – “DESIGN AND EXPERIMENTAL VALIDATION OF A ROLLER ONE-WAYCLUTCH (OWN) HAVING INNOVATIVE ISC (INTEGRATE SPRING CAGE)” de Álvaro Canto Michelotti.

Qualidade e produtividade – “COMPARISON BETWEEN THE RESULTS AUDITS OF THE AS-9100/NBR 15100 OF THE AEROSPACE CERTIFICATION AND THE RESULTS AUDITS OF THE MISSILE DEFENSE AGENCY OF THE US NAVY – DOD”, de Joaquim Pereira Galvão de França.

Ruído e Vibração – “DEVELOPMENT OF UNITED EXHAUST SYSTEM SUPPORTED BY CAE SOFTWARE PROGRAMS”, de Anderson Ricardo Gomes de Oliveira.

Segurança e Ergonomia – “EFFECTIVENESS OF A VEHICLE RESTRAINT SYSTEM CONSIDERING DIFFERENT ANTHROPOMETRIC HUMAN STANDARDS”, de Paulo Roberto Morassi.

Tecnologia da Informação – “CASE STUDIES OF THE FLEET OPERATIONAL EFFICIENCY GAINS THROUG ONBOARD INTELLIGENCE AND MANAGERIAL PROCESSES”, de Leopoldo Hideki Ioshioka.

Veículos – “STOCHASTIC SIMULATION METHOD FOR CAE VEHICLE DYNAMICS EVALUATION AND DESIGN ROBUSTNESS ANALYSIS” , de Ricardo Rodrigues Alves Malerba.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308