Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/12/2010
Mercedes-Benz adota manual distribuído com exclusividade em português pelo IQA

O manual, dirigido à qualidade de fornecedores, é traduzido, editado e comercializado com exclusividade no País pelo Instituto da Qualidade Automotiva

São Paulo, dezembro de 2010 – A Mercedes-Benz do Brasil adotou como obrigatório o uso da VDA 2 – a quarta e mais recente edição da norma que padroniza sistemas de gestão da qualidade de fornecedores, orientada a processos. O manual dessa norma, exclusivamente traduzido, editado e distribuído no Brasil pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva -, inclui reformulação de processos de produção e de produto, além de um novo capítulo, sobre declaração de elementos constituintes e materiais.

A Volkswagen do Brasil também aplica as mesmas normas para assegurar seu programa de qualidade em sistemas, processos e produtos. A cada mudança de requisitos, especificações e exigências legais internacionais, a adaptação das empresas é necessária para obter a certificação de qualidade, o que torna os manuais, constantemente atualizados, ferramentas fundamentais para qualquer gestão qualitativa.

Como as edições anteriores, o objetivo da VDA 2 é minimizar, por meio de processos padronizados de produção que assegurem a qualidade, eventuais pontos críticos entre fornecedores e clientes, colaborando assim para melhoria no relacionamento. Essa prática é incentivada atualmente nos negócios em âmbito global.

Com atuação exclusiva no setor automotivo, o IQA foi escolhido como órgão oficial responsável pela distribuição da versão em português dos manuais desenvolvidos pela IATF, AIAG e VDA/QMC, que são aplicados por empresas em todo o mundo.

Vantagem da versão em português – Também único organismo de certificação com atuação exclusiva no setor automotivo, o IQA executa a tradução dos manuais da qualidade no idioma do País sob o rigor técnico de quem conhece em profundidade os temas abordados. “Nossa expertise resulta em uma adaptação fiel e clara, que facilita o processo de implantação e de gestão do sistema da qualidade nas empresas”, diz Joe Tolezano, auditor líder do IQA.

O especialista ainda aponta que, além de concordar rigorosamente com os textos originais e respeito aos termos técnicos usuais, a tradução deve adotar uma linguagem de fácil compreensão para que haja completo envolvimento do corpo funcional com os objetivos de qualidade da empresa. “A falta de uma adaptação adequada de termos em português pode gerar diferentes interpretações das normas, o que não é desejável”, avisa Tolezano.

Manuais VDA distribuídos pelo IQA

VDA 1 - Evidências de Conformidade - Define critérios e requisitos de documentação, registros da qualidade, forma de controle e seu arquivamento; estabelece diretrizes gerais para a gestão de documentos, desde a fase de planejamento, definição para evidenciar a conformidade, e critérios de controle sob o ponto de vista econômico e legal.

VDA 2 4ª Edição – Asseguramento da Qualidade de Fornecimentos – Atualizada com as últimas normas, especificações e exigências legais internacionais, traz as mudanças nos
procedimentos para a liberação do processo de produção e de produto, além de um capítulo adicional com informações sobre a declaração de elementos constituintes e materiais; incentiva a aplicação de sistemas de gestão da Qualidade orientados para o processo, e a melhoria do relacionamento entre clientes e fornecedores por meio de parceria, cooperação, e processos padronizados.

VDA 4 Parte 3 – Asseguramento da Qualidade Antes do Início da Série / Planejamento do Projeto - O guia é uma recomendação e um meio auxiliar para fabricantes de automóveis e seus fornecedores internos e externos, com foco no prazo de desenvolvimento de produto e no processo para que corresponda às expectativas do cliente. Envolve as etapas de concepção, desenvolvimento do produto e processo, aprovação, produção e melhoria contínua.

VDA 6 - Princípios para Auditorias da Qualidade / Auditoria e Certificação - Orienta empresas que dispõem de sistema de gerenciamento da qualidade implementado conforme padrão da qualidade VDA, que realizam auditorias internas ou são auditadas por terceiros (clientes ou organismos de certificação), e que queiram avaliar os sistemas da qualidade, processos e produtos de seus fornecedores e organismos de certificação aprovados pelo VDA.

VDA 6 Parte 1 - Auditoria do Sistema da Qualidade / Base ISO 9001 – Trata da implementação de requisitos do sistema de gerenciamento da qualidade VDA 6.1 e da preparação e execução de auditorias internas e externas; inclui exigências dos padrões EAQF da França e QS-9000 dos EUA.

VDA 6 Parte 3 - Auditoria do Processo - Informa sobre o significado e a área de aplicação da auditoria de processos de manufatura e serviços, e esclarece a relação entre auditorias de sistemas, processos e produtos. É usada para avaliar e monitorar a implementação de processos e assegurar a confiabilidade, e, em caso de discrepância, tomar medidas para eventuais correções.

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000





Mais informações à imprensa:

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308