Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/11/2010
Fibra de carbono na mobilidade

Por Francisco Satkunas*

A pesquisa por novos materiais sempre fascinou os cientistas e possibilitou a evolução e desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas do conhecimento que, em última análise, trouxeram mais segurança, funcionalidade e bem-estar para a humanidade. Na medicina, geração de energia, telecomunicações e também na evolução da mobilidade, temos inúmeros exemplos de invenções que jamais teriam surgido se novos e revolucionários materiais não fossem descobertos. Nessas conquistas, as áreas da Metalurgia, Química e a Física tiveram papel fundamental.

Especificamente nos setores aeronaval e automobilístico, a necessidade conduziu a infindáveis pesquisas em busca de materiais mais leves, resistentes e de custo acessível para melhorar a eficiência e o desempenho de complexas máquinas. Um dos focos principais tem sido o desenvolvimento de substitutos para o aço, largamente utilizado pela resistência e disponibilidade a preço razoável, mas com desvantagens quanto ao peso e suscetibilidade à corrosão. Em contrapartida, o alumínio, em suas diversas ligas, ganhou um apreciável terreno, principalmente no campo aeronáutico.

Desde o começo do século 20, foram muitas as experiências com diversos tipos de fibras e, no início dos anos 1950, já se produziam veículos, barcos e aeronaves com a então revolucionária fibra de vidro. Só nos anos 1960 e 1970 é que as pesquisas se concentraram no desenvolvimento da fibra de carbono, impulsionadas pela corrida espacial. Sem limitações de custo, os foguetes passaram a contar com elementos fabricados com o material.

No início, a fibra de carbono era obtida a partir do piche e do rayon, que, aquecidos, se transformavam nesse revolucionário material. Mais tarde, surgiu o PAN (polímero usado na fabricação de fibra acrílica), que, em conjunto com a aramida (fibra sintética muito leve e resistente) e o epóxi, permitiu o desenvolvimento de material altamente resistente à fadiga, de grande durabilidade, boa resistência ao calor e que pesava apenas 20% em relação ao aço.

Os novos aviões a jato já incorporam em escala crescente a fibra de carbono. Embora o custo seja mais elevado que o do alumínio, o produto final fica muito mais leve e, no final das contas, permite transportar mais passageiros e carga, resultando num custo operacional vantajoso em relação aos materiais tradicionais.

A fibra de carbono é largamente utilizada em veículos de competição, da carroçaria até os elementos de frenagem, principalmente nas Fórmulas 1 e Indy. Aparece também em veículos como o Porsche Carrera GT, produzido à razão de pouquíssimas unidades por dia. Acontece que o tempo de cura da resina aplicada ao material simplesmente inviabiliza a fabricação em série.

A China e o Japão respondem atualmente por quase toda a produção mundial de fibra de carbono, que já supera um milhão de toneladas/ ano. O material deverá apresentar notável crescimento da demanda com os veículos elétricos, nos quais o baixo peso é fundamental para melhorar a autonomia entre as recargas de bateria.

Centenas de laboratórios em todo o mundo já se dedicam à tarefa de tornar o produto mais rápido na cura, para ajustar a velocidade da produção a um eventual crescimento da demanda. Todas as grandes montadoras estão empenhadas na viabilização do material nos automóveis futuros. Muitas estabeleceram que o peso dos novos veículos deve ser de 30% a 50% menor que os equivalentes atuais antes do final da década.

No caminho da realização dessa meta há que encarar o fato de que, para chegar aos tais automóveis do futuro, as fábricas não apenas terão de substituir atuais processos de produção baseados no uso e manuseio do aço, que consumiram bilhões de Reais durante muitos anos. Vão precisar também investir em novas linhas de montagem.

Mas, obstáculos existem para ser vencidos. O objetivo agora, mais do que nunca, é produzir automóveis mais leves, acessíveis, com excelente desempenho, eficiência e durabilidade, e em paz com a natureza. De certa forma foi sempre assim, porém com outro perfil de prioridades.

* Francisco Satkunas é conselheiro da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308