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 Release
22/11/2010
Equipe da FEI é campeã da Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição de engenharia encerrou neste domingo (21), em Americana, e teve como vice-campeã a equipe Fórmula UNIP, seguida pela Ícarus UFRJ

A equipe Fórmula FEI, composta por estudantes do Centro Universitário da FEI, sagrou-se tetracampeã na VII Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, dia 21, no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A equipe do ABC alcançou a melhor pontuação na classificação geral (945,41 pontos) e foi seguida pela equipe Fórmula UNIP, da Universidade Paulista, de São Paulo, com 667,60 pontos. A terceira colocada foi a equipe Ícarus UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 645,10 pontos.

Além de primeira colocada, a equipe Fórmula FEI alcançou a maior pontuação nas provas Skid-Pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo), Projeto, Economia de Combustível, Custo/Manufatura e no Enduro de Resistência. No Enduro o Fórmula FEI consumiu apenas 2,9 litros de etanol para percorrer 22 km do circuito de cones. Na prova de Autocross, o Fórmula FEI também saiu na frente ao fazer um circuito de 800 metros em 48”54.

Lucas Kira, capitão da equipe, atribuiu o bom desempenho ao esforço de todos os integrantes, professores e funcionários da FEI. “Estávamos bem preocupados, porque o carro era totalmente novo, mas o trabalho venceu, fizemos a nossa parte”, comemorou o estudante de Engenharia Mecânica.

“O trabalho em equipe e o apoio dos patrocinadores foram fundamentais, sem isso não chegaríamos a esse resultado”, explicou emocionado Jeferson Spinoza, formando do curso de Engenharia Elétrica da UNIP São Paulo, ao conquistar a segunda colocação em Americana.

Com o resultado, as equipes Fórmula FEI e Fórmula UNIP ganharam o direito de representar o Brasil em 2011, nas competições realizadas nos Estados Unidos pela SAE International, em Michigan e Califórnia, respectivamente.

A VII Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS também apontou a melhor equipe em mais dois quesitos: Melhor Aceleração, para a Solid Edge, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); e Melhor Apresentação, para a equipe também paulista V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

A competição teve início na sexta-feira (19), com a presença de 17 carros, denominados Fórmula SAE, projetados e construídos por quase 200 estudantes de engenharia dos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Das 17 equipes presentes (19 inscritas), 11 tiveram seus carros aprovados nas provas de segurança para participar do Enduro, que avalia a resistência dos carros e o consumo de combustível.

Para os juízes da competição, todos especialistas da indústria da mobilidade, sobraram determinação e talento entre os estudantes, como a equipe V8, de Sorocaba, que apresentou a grande novidade da competição: um carro com chassi inteiro (monocoque) em fibra de carbono, material que oferece grande leveza e resistência, porém muito desafiador no processo de fabricação.

Na opinião dos especialistas, também foi notável o avanço da aplicação de sistemas de aquisição de dados, que permitem a transmissão em tempo real para os boxes de importantes informações sobre o desempenho dos carros na pista para tomada de decisões por parte das equipes, como temperatura da água e motor, velocidade, posição do acelerador e esterçamento; e o maior domínio no uso de importantes ferramentas de engenharia.

Carros Fórmula SAE - Seguindo o regulamento, os carros têm motores 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³, os veículos Fórmula SAE surgiram na década de 1970, desde então são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International.

A mesma competição é realizada, também, nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Itália e Austrália. O Brasil passou a integrar o circuito em 2004. O objetivo é fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, em veículos de alto desempenho.

De acordo o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Fórmula SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro as necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.





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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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