A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), venceu neste domingo (14) a V Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, realizada no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia. A equipe obteve 869,33 pontos na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas e foi seguida pela equipe Mangue Baja 2, da mesma universidade, que totalizou 769,55 pontos. A terceira colocada na competição de engenharia foi a equipe UFPBaja Imensurável, da Universidade Federal da Paraíba, com 742,43 pontos.
As três equipes foram homenageadas com troféus pelo Comitê Baja da SAE BRASIL, que apontou ainda as melhores em três quesitos, dois deles – Melhor nas Provas Dinâmicas e Melhor no Relatório de Projetos – foram conquistados também pela equipe vencedora da competição, a Mangue Baja 1. O carro pernambucano apresentou grande confiabilidade em conseqüência de melhorias feitas no projeto, que conta com sistema de telemetria desenvolvido pelos estudantes que permite acompanhar à distância dados como rotação do motor, temperatura e nível do combustível.
No quesito Melhor Enduro a vencedora equipe UFPBaja Imensurável fez um show à parte domingo na emocionante prova de resistência, que teve 2 horas duração e contou com os mais variados tipos de obstáculos, necessários para os juízes - engenheiros da indústria automotiva - avaliarem o comportamento dinâmico dos carros off road, projetados e construídos pelos estudantes.
Das 13 de equipes inscritas (seis em 2009), 11 levaram carros e conseguiram realizar todas as provas da competição, que começou na sexta-feira, dia 12, com visita dos estudantes à área de manufatura do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari. As 13 equipes representaram 6 estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.
Além do Enduro de Resistência, as equipes e seus carros Baja SAE foram avaliados nas provas de Projeto, Segurança, Conforto, Aceleração, Velocidade, Suspension&Traction e Tração, que totalizavam mil pontos.
A Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste é uma oportunidade para os estudantes testarem os veículos e prepará-los para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em São Paulo.
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Além da Etapa Nordeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sul, agendada para os dias 27 e 28 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul; e a Etapa Sudeste, realizada em setembro passado, em Sarzedo, Minas Gerais.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que o Projeto Baja SAE BRASIL é fundamental para completar o preparo dos futuros engenheiros para o mercado, já que devem vencer o desafio de projetar, construir e operar um veículo de alta resistência e desempenho. “Os estudantes passam a integrar um ambiente real de desenvolvimento de produto, com todas as suas atividades correlatas, como a aplicação de conceitos técnicos, a análise da viabilidade financeira do projeto, logística e cumprimento de prazos. Quem passa pela competição sai bem mais capacitado para o mercado”, diz
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