Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/11/2010
SESC São Caetano traz Ivaldo Bertazzo com movimentos das espécies, dia 7

Espetáculo de teatro e dança aborda movimentos de répteis, pássaros, peixes e quadrúpedes, com entrada gratuita

Que espécie de animal é você? Homem, quadrúpede, pássaro? O que fazer quando a mente conquista beleza e liberdade e o corpo envelhece?

Imagine se o homem tivesse a capacidade de regeneração dos répteis, que abandonam toda a pele e desenvolvem outra no lugar. Se pudesse andar pelas paredes e tetos, desafiando a lei da gravidade e mudar a cor da nossa pele de maneira camaleônica. E se continuasse a respirar debaixo d’água, mesmo depois de rompido o cordão umbilical? Como seria o mundo se o homem voasse? E se tivesse uma visão de coruja, o radar do tubarão, a velocidade de um lince e a força de um touro?

Perguntas como essas permeiam o novo espetáculo interativo de Ivaldo Bertazzo, que apresenta seu corpo de 17 bailarinos e a ideia de confrontação das espécies. Dia 07 de novembro, às 19h no Teatro Paulo Machado de Carvalho em São Caetano do Sul.

“Corpo Vivo – Carrossel das espécies” faz parte de um projeto maior que abarca também o lançamento do livro “Corpo Vivo - Reeducação do Movimento”, Edições SESC SP, e uma série de palestras e workshops.

Com roteiro de Marília Toledo, direção cênica de Suzana Mafra e iluminação de Wagner Freire, o espetáculo pretende representar a evolução da espécie humana, comparando-a com a dos répteis, pássaros, peixes e quadrúpedes, por meio da dança, da música e de textos que percorrerão o teatro-dança.

O ator Rubens Caribé dá vida à história de um monge que dedica a existência não apenas à filosofia, mas também a estudos sobre a anatomia de diversas espécies, com o objetivo de encontrar a perfeição. Em cena, os encontros possíveis desse monge e de outros personagens, como um maestro que dirige um coral de bichos, um professor de organização dos músculos da face com os animais que ele pesquisa, num embate de atração e inveja em relação as suas características.

A mezzo soprano Regina Elena Mesquita também dá voz a uma mãe, uma égua e uma camareira, num repertório musical insólito que mescla Nino Rota, uma canção iídiche, The Carpenters e canções regionais brasileiras.

O espetáculo, que terá momentos de interatividade, também pretende que o público se dê conta da importância do corpo como o instrumento de todas as ações cotidianas, que passam despercebidas, mas que são vitais ao ser humano. A respiração, o ato de piscar, a deglutição, são ações mecânicas e involuntárias que nem passam pelo nosso pensamento no dia a dia. Mas se algo der errado com uma dessas ações, o corpo para.

“Quando fazemos a representação dos animais, falamos das múltiplas habilidades motoras, o pássaro e sua flutuação, o peixe, com a perfeita articulação entre a cauda e a cabeça e, o homem, com a capacidade de dormir em pé, por exemplo, e outras características que o diferenciam das demais espécies: a imaginação, sedução, a melhor pele, que permite que ele pinte, toque piano... O homem paga um preço pela sua excessiva verticalidade. Queremos aproximar o público de sua psicomotricidade, do funcionamento de seu próprio corpo já que os aspectos mecânicos e motores são as ferramentas de integridade e preservação do corpo humano. É inevitável que o corpo envelheça e a mente fique mais refinada. Como preservar a unidade?”, questiona Bertazzo.

De maneira lúdica e bem humorada “Corpo Vivo” traz para o palco uma das principais reflexões do homem: a preservação e a degeneração do corpo.


Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo
O projeto Corpo Vivo tem sua origem no Dança Comunidade, desenvolvido em parceria com o SESC SP, patrocinado pela Petrobras e pelo Instituto Votorantim a partir de 2003. Desde então, a Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, hoje composta de 17 bailarinos, de 18 a 24 anos, é exemplo de projeto educacional, social e artístico, que abandonou o modelo assistencialista para que esses jovens das várias periferias de São Paulo pudessem ingressar no mercado formal de trabalho.

Ficha Técnica
Corpo vivo - CarroSSel DaS eSpéCIeS
Concepção, direção geral e coreografa - Ivaldo Bertazzo
Texto e roteiro: Marília Toledo
Direção cênica: Suzana Mafra
Cenário e fgurino: Luciana Bueno
Confecção de bonecos: Jésus Seda
Direção musical: Ruben Feffer
Iluminação: Wagner Freire
Design de som: André Omote
Elenco:
Companhia Teatro Dança Ivaldo Bertazzo: Amanda Christien, Anderson Nozes, Anderson Xavier, Angélica Cristhiewen, Ariane Silva, César Dias, D. Ley
Dlascko, Edson Lima, Felipe Torquato, Franciane de Paula,
Gil Celestino, Mayara Evelyn, Michele Bonifácio, Pablo Diego,
Samira Marana, Thaís Diniz, Vinicios Silva.
Participação especial:Regina Elena Mesquita
Ator convidado: Rubens Caribé

“CORPO VIVO- CARROSSEL DAS ESPÉCIES”


Quando: 7 de novembro (domingo), às 19h.
Local da apresentação: Teatro Paulo Machado de Carvalho (Al. Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria, São Caetano).
Entrada gratuita (livre para todos os públicos)

Retirada de ingressos:

SESC São Caetano - rua Piauí, 554, bairro Santa Paula.
De 1 a 6 novembro (exceto no feriado de Finados, em 2 de novembro).

Teatro Paulo Machado de Carvalho.
De 1 a 5 novembro (exceto no feriado de Finados, em 2 de novembro), das 9h às 21h30.
Em 6 de novembro (sábado), das 9h às 17h30.
Em 7 de novembro (domingo), a partir das 15h.

Limite de até 2 ingressos por pessoa. Entrada limitada.

Informações no telefone (11) 4223-8000.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435.0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308