Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/11/2010
V Baja SAE BRASIL-Etapa Nordeste acontece na Bahia com recorde de equipes inscritas

Competição reunirá 13 equipes da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Ceará, de 12 a 14 de novembro, em Camaçari, Bahia

Vem aí mais uma competição regional de veículos baja, a V Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, que será realizada de 12 a 14 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia. Com recorde de 13 de equipes inscritas (seis em 2009), a competição de carros off road, construídos por estudantes de engenharia, reunirá universitários de 6 estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí.

As 13 equipes inscritas reúnem cerca de 200 estudantes, representantes de 10 instituições de ensino superior. Quatro equipes são da Paraíba, quatro de Pernambuco e duas da Bahia. O Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará têm uma equipe cada.

A V Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste é uma oportunidade para os estudantes testarem os veículos e prepará-los para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em São Paulo.

Programação - As provas terão início na sexta, dia 12, com apresentação oral dos projetos e visita à área de manufatura do Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari. Dia 13, sábado, os juízes - engenheiros da indústria automotiva - avaliarão os carros no tocante à segurança, conforto, regulagem de motor, subida de rampa, tração e desempenho de dirigibilidade. No domingo, dia 14, os carros serão submetidos ao enduro de resistência, com duas horas de duração. Com exceção das apresentações orais no primeiro dia, as demais provas são abertas ao público em geral.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Além da Etapa Nordeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sul, agendada para os dias 27 e 28 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul; e a Etapa Sudeste, realizada em setembro passado, em Sarzedo, Minas Gerais.

De acordo com o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.

PROGRAMAÇÃO
Quando – de 12 a 14 de novembro de 2010
Dia 12 - apresentação oral dos projetos e visita ao Complexo Industrial Ford Nordeste.
Dia 13 - a partir das 8h00 - provas de segurança, motor e provas dinâmicas.
Dia 14 – das 10h às 13h - enduro de resistência.
Onde – Estádio Municipal de Camaçari, av. Dom Avelar, s/n – Centro - Camaçari – BA


EQUIPES:

Bahia – 2 equipes de 2 universidades
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Equipe Baajatinga
Universidade Federal da Bahia, equipe Carpoeira

Ceará – 1 equipe
Universidade Federal do Ceará, equipe Siará.

Paraíba - 4 equipes de 3 universidades
Instituto Federal da Paraiba, equipe Bajampa
Universidade Federal da Paraíba, equipes Ufpbaja Imensurável e Ufpbaja Inexorável
Universidade Federal de Campina Grande, equipe Ciser Parahybaja

Rio Grande do Norte – 1 equipe
Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, equipe Car-Kará

Pernambuco – 3 equipes de 2 universidades
Universidade de Pernambuco, equipes Corisco Cavalo Doido e Corisco Vingador
Universidade Federal de Pernambuco, equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2

Piauí – 1 equipe
Instituto Federal do Piauí, equipe IFPI Mini Baja



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308