Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/10/2010
13 aviões de estudantes da Grande SP e Santos disputam a SAE AeroDesign, nesta semana

Tradicional competição de engenharia aeronáutica será realizada de 21 a 24 de outubro, no DCTA, em São José dos Campos, SP

Nesta semana, de 21 a 24 de outubro, cerca de 150 estudantes de engenharia da Grande SP e Santos, apaixonados por avião, estarão em São José dos Campos para disputar a XII Competição SAE BRASIL AeroDesign, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Para a competição, os universitários levam 13 aeronaves rádiocontroladas, projetadas e construídas, durante meses, dentro de sete instituições, a exemplo de outras 83 equipes de vários estados do País, além da Venezuela, México, EUA e Índia.

Para disputar a competição, as 96 equipes inscritas foram desafiadas a submeter seus projetos a avaliações teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica, em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. As avaliações seguem regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br, responsável pela competição.

Categorias – Os projetos são classificados em três categorias. Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a aeronave deve ser transportada numa caixa de 0,125m³. Nesta categoria, os aviões podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.

Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas à aeronave ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta é a única categoria a permitir a participação de pós-graduandos.

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m.

Na Classe Regular, uma das equipes é a FEI Regular, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo. A equipe construiu um monoplano com perfil de asa com alta sustentação, que tem como principal inovação o uso de hélice monopá, sistema que contribui para aumentar o desempenho e a sustentação da aeronave durante o vôo, que pesa 3 kg e pode transportar até 15 kg de carga.

“Estamos muito confiantes, mas como o nível da competição tem crescido bastante, esperamos ficar entre os 10 primeiros colocados”, comenta o capitão René Fontes Mielgo, de 19 anos, que comanda a equipe FEI Regular. O Centro Universitário da FEI também será representado pela equipe FEI Open.

Santos - A equipe Urublue, da Universidade Santa Cecília, participa com uma aeronave da Classe Micro, lançada em 2009. O monoplano monomotor, que pesa apenas 400 gramas, tem capacidade para transportar 2 kg de carga e foi construído em madeira balsa, isopor, fibra de carbono e Depron, que é placa de poliestireno extrudada de fácil conformação. O destaque do projeto são os spoilers, peças instaladas nas asas para não causar torção. “Utilizamos também um motor de baixa rotação, que permite grande empuxo e é leve, outro diferencial”, diz Alan Maciel, capitão da equipe, que espera bom resultado para despertar mais interesse sobre projeto dentro da universidade santista.

Outras 11 equipes da Grande SP disputam a competição: as equipes Aero Elétrons, da Faculdade de Engenharia São Paulo; Ideiafix (micro), Obelix (regular) e Asterix (regular), do Instituto Mauá de Tecnologia; Poliaclive e Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Fly Girls, Pegasus e Ícaros, da Universidade Nove de Julho; Mechane, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Harpia Universidade Federal do ABC.

EUA - No final, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, sendo que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009. A é realizada pela SAE International, que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Para o presidente da SAE BRASIL, engenheiro Besaliel Botelho, o Projeto SAE BRASIL AeroDesign é um celeiro de talentos da engenharia aeroespacial brasileira. “A competição é palco para os jovens futuros engenheiros aeronáuticos demonstrarem seu potencial e sua capacidade para desenvolver projetos inovadores no setor”, ressalta Botelho, ao completar que a competição é utilizada como oportunidade para recrutamento de futuros engenheiros pelas grandes empresas da área.

XII Competição SAE BRASIL AeroDesign
21 a 24 de outubro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos/SP



Total de equipes inscritas = 96 (91 em 2009 / 77 em 2008)
№ estrangeiras: 9 equipes (3 Venezuela, 4 México, 1 EUA/Flórida e 1 da Índia)
№ de equipes brasileiras: 87 (de 15 estados + DF)
№ de instituições de ensino: 79 (61 em 2009)
№ médio de estudantes inscritos: 1,3 mil (1,2 mil em 2009)
№ projetos Classe Micro: 15 (7 em 2009)
№ projetos Classe Regular: 75 (78 em 2009)
№ projetos Classe Aberta: 7 (6 em 2009)


SUL

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)
UFP - Universidade Federal do Paraná - equipes Fênix (avião 38) e X-Goose (avião 53)
UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - equipe Anhanguera (avião 63)
PUC PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Top Gang (avião 15)

Rio Grande do Sul - (9 equipes / 7 instituições)
Fahor - Faculdade Horizontina - equipe Águia Fahor (avião 6).
Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase (avião 62).
UFRS - Universidade Federal de Rio Grande do Sul - equipes Aerofurg (avião 49) e Minuano (avião 71).
UCS - Universidade de Caxias do Sul - equipe AeroSul (avião 10).
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - equipe Carancho (avião 22).
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - equipe Aeromissões (avião 3).
UPF - Universidade de Passo Fundo - equipe Voa Tchê (avião 44).
URI - Universidade Regional Integrada (campus Erichim) – Monarcas da Aviação (avião 42).

Santa Catarina - (5 equipes / 4 instituições)
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - equipes Céu Azul Micro (avião 87) e Céu Azul Regular (avião 7).
Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina – equipe Albatroz (avião 34)
Universidade do Oeste de Santa Catarina - equipe Faeroeste (avião 69)
Univille - Universidade da Região de Joinville - equipe Abaquar (avião 56)


SUDESTE

Minas Gerais – (9 equipes / 6 instituições)
UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - equipes Trem Ki Voa Micro (avião 88) e Trem Ki Voa (avião 12).
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano (avião 14) e Tucano Micro (avião 89).
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica de MG - equipe Cefast (avião 66).
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai-Sô-Fly! (avião 5) e Uai-Sô-Fly! Kids (avião 31).
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - equipe Uirá (avião 20)
Universidade Federal de Viçosa – equipe Skywards (avião 25).


Rio de Janeiro - (7 equipes / 4 instituições)
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipes UffOpen (avião 77), Ruffos (micro) (avião 93) e Uffo (regular) (avião 41) .
UFF– Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda – equipe Ufforce (avião 21).
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - equipe Minerva (avião 55).
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ - equipe Venturi (avião 39)
IME - Instituto Militar de Engenharia - equipe Zéfiro (avião 1)

São Paulo – (37 equipes / 20 instituições)
Grande São Paulo
Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons (avião 40)
IMT - Instituto Mauá de Tecnologia - equipes Ideiafix (micro) (avião 82), Obelix (regular) (avião 24) e Asterix (regular) (avião 23).
Open (avião 76) e FEI Regular (avião 48).
Poli - Escola Politécnica da USP– equipes Poliaclive (avião 74) e Keep Flying (avião 45).
Uninove-Universidade Nove de Julho-equipes Fly Girls (avião 30), Pegasus (avião 81) e Ícaros (avião 4).
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane (avião 16).
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia (avião 70)

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - equipes EESC-USP Charlie (avião 75), EESC-USP Mike (avião 90), EESC-USP Bravo (avião 68) e EESC-USP Alpha (avião 35)
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica/São José dos Campos – equipes Leviatã (aberta) (avião 80), Feng (micro) (avião 94), 100 Limites (regular) (avião 52).
Unesp – Univ. Est.Paulista/Bauru - equipes FEB Open (avião 79), FEB Micro (85) e FEB Regular (avião 43).
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá - equipes Aerofeg Jr (avião 86). e Aerofeg (avião 18).
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira - equipes Zebra (avião 51).
USC – Universidade Santa Cecília / Santos – equipe Urublue (avião 84)
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - equipes Urubus Micro (avião 83) e Urubus (avião 17)
CETEC São José dos Campos – Centro de Tecnologia e Ciência – equipe Aerodesign ETEP (avião 19)
Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Flying Box (avião 28).
Fatec - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – equipe Fateco-teco (avião 47).
IFSP - Instituto Federal de São Paulo/ campus Salto – equipe Tapera (avião 11).
UNIP – Universidade Paulista/ SJCampos – equipes Flyunip (avião 50)
Unitau - Universidade de Taubaté - equipe DogFight (avião 67)
Universidade do Vale do Paraíba – equipe Aerovap (avião 26)
UFSC - Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco (avião 2)

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (2 equipes / 1 instituição)
UnB - Universidade de Brasília - equipes Draco Volans (avião 29) e Plano Piloto (avião 91).

Mato Grosso - (1 equipe / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - equipe Aeroo (avião 36).


NORDESTE

Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – equipe Agrupa IFBA (avião 95).
UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Orungan (avião 32).

Ceará - (1 equipe / 1 instituição)
UFC - Universidade Federal do Ceará - equipe Aeromec (avião 57).

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Maranhão - equipe Zeus (avião 9).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MA – equipe Guará (avião 37).

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa (avião 64).
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas (avião 8)

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru UFPE (avião 13).

Rio Grande do Norte - (2 equipes / 1 instituição)
UFRN – Univ. Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kará (avião 78) e Car-Kará Micro (avião 92).


NORTE

Amazonas - (1 equipe / 1 instituição)
UNIP - Universidade Paulista/Manaus – equipe Amazon Force (avião 27).

Pará - (2 equipes / 1 instituição)
UFP - Universidade Federal do Pará - equipes Uirapuru (avião 54) e Iaçá (avião 33).


ESTRANGEIRAS

México (4 equipes / 4 instituições)
Escuela Superior de Ingenieria em Aeronautica – Equipe Aviacion Drako (avião 96)
Instituto Politécnico Nacional - equipe Kukualcán (avião 58)
Inst. Tecn. y de Estudios Sup. de Monterrey – Campus Estado De México – Equipe Colparmexi (avião 61)
IPN Esime UP Ticomán – equipe Chik-Nahui (avião 60)

Índia (1 equipe / 1 instituição)
RVCE – Índia – equipe Team Vyoma (avião 59).

Venezuela (3 equipes / 1 instituição)
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza ArmadaUNEFA – equipes Guia X (avião 46), Grupo IDEA (avião 73), TEPUY (avião 72)

EUA – Flórida (1 equipe / 1 instituição)
Florida International University, equipe Pantherwings (avião 65)



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308