Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/10/2010
IQA comemora 15 anos de atividades

Cerimônia realizada no final de setembro, em São Paulo, contou com a participação
do ministro Miguel Jorge, além de grandes personalidades da indústria automobilística

São Paulo, outubro de 2010 - O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, celebrou seu aniversário de 15 anos em cerimônia realizada no Clube Sírio, em São Paulo, SP. Além do ministro Miguel Jorge, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também estiveram presentes na comemoração o presidente da diretoria executiva Márcio Migues e o presidente do Conselho, Ali El Hage, ambos do IQA, assim como Marco Antonio Saltini, vice-presidente da ANFAVEA, Paulo Butori, presidente do Sindipeças, Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa-SP, e Marcos Aurélio Lima de Oliveira, coordenador geral de Acreditação do INMETRO. Outras importantes personalidades da indústria automobilística e aftermarket também marcaram presença.
Na ocasião, Márcio Migues destacou o papel do Instituto na evolução da qualidade no setor automotivo no País, nos últimos 15 anos. “Com a abertura do mercado brasileiro às importações no início da década de 1990, havia necessidade urgente de melhorarmos a qualidade dos nossos processos e produtos para sermos competitivos e o papel do IQA foi fundamental neste sentido”, disse. O IQA é um organismo de certificação neutro, sem fins lucrativos, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades. “Ele foi criado para ser os ‘olhos’ e os ‘braços’ do INMETRO no setor”, completou.
Homenagem - O ministro Miguel Jorge foi homenageado pelo IQA pelo trabalho de sua gestão no fomento à qualidade do setor. “Foi na gestão do ministro Miguel Jorge que retomamos o Programa de Certificação de Marca de Conformidade, iniciado com a ministra Dorothea Werneck, em 1995. O Programa visa tornar compulsória no País a certificação de itens automotivos ligados, principalmente, à segurança, um ganho importante para o consumidor”, destacou o presidente da diretoria executiva do IQA.
Miguel Jorge ressaltou a contribuição do IQA para a evolução da qualidade na indústria automobilística e também a importância da qualidade para se ganhar competitividade. “O ministério realizou estudos sobre o setor automotivo que orientarão no desenvolvimento de políticas e ações para a consolidação da indústria local”, disse. O ministro também destacou a atuação de Dorothea Werneck no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio há 15 anos, quando contribuiu significativamente para a criação e consolidação do IQA.
15 anos - O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) foi inaugurado em maio de 1995 com a missão inicial de certificar produtos automotivos quanto à conformidade com base em normas nacionais. Resultado de um trabalho em conjunto entre a indústria, governo e trabalhadores, o IQA começou a atuar junto ao governo quanto à obrigatoriedade de certificação dos itens de segurança e, posteriormente, ampliou seu leque de atividades, atuando em certificação de produtos e serviços automotivos, homologação de componentes e veículos, publicações e treinamentos.
Além da Diretoria Executiva, o IQA possui também um Conselho Diretor e Fiscal. No total, 32 dirigentes estão à frente da entidade, representando a ANFAVEA, Sindipeças, Sindirepa, ABCQ, Abiplast, Abividro, AEA, CETESB, Denatran, Fenabrave, FINEP, IPT, SETEC/MCT.

COMPANHIA DE IMPRENSA
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - (11) 5533-4545 - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua em Certificação de Sistemas de Gestão, de Produtos, de Serviços Automotivos, Publicações e Treinamentos.



Mais informações à imprensa:

 Buscar release:
   
 Imagens
Clique nas imagens para salvá-las em maior resolução
Auditório do Clube Sírio ficou lotado na comemoração aos 15 anos do IQA
Márcio Migues homenageia Miguel Jorge, à direita Marcos Aurélio Lima de Oliveira, coordenador geral de acreditação do Inmetro
Márcio Migues, presidente do IQA
Márcio Migues, presidente do IQA, faz o discurso em que destacou o papel do instituto na evolução da qualidade no setor automotivo brasileiro
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308