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 Release
08/10/2010
Pedro Manuchakian, da GM, estará à frente do Congresso SAE BRASIL 2011

Anúncio foi feito no encerramento do Congresso SAE BRASIL 2010, nesta quinta-feira (7), em São Paulo, com a presença de autoridades, dirigentes da indústria e especialistas da engenharia da mobilidade. Muitos debates e exposição de inovações ecológicas, de segurança e conectividade, e recorde de visitantes: 11,9 mi pessoas

Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia de Produtos da GM do Brasil para a América do Sul, será o presidente do Congresso SAE BRASIL 2011, ano em que a entidade e o evento completarão 20 anos. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, dia 7 de outubro, durante cerimônia realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, entre outras personalidades.

Antes da cerimônia, Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, encerrou oficialmente a 19ª edição do maior encontro da mobilidade da América Latina, que reuniu especialistas e executivos das maiores empresas brasileiras e internacionais do setor automotivo em três dias de apresentações técnicas, painéis e debates sobre as tendências e tecnologias do futuro.

Na oportunidade, estiveram presentes Dr. Andrew Brown Jr., presidente da SAE International, Cledorvino Belini, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz, Antonio Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, e Luis Francisco Curi, presidente da Chery do Brasil.

Os executivos participaram do Painel dos Presidentes, onde avaliaram o atual estágio da indústria automobilística brasileira, desafios e gargalos e como o setor pode avançar no cenário mundial e garantir competitividade também no mercado interno frente à entrada de novas marcas.

Andrew Brown Jr. destacou que o Brasil, um dos maiores mercados mundiais do setor, tem vantagens competitivas importantes em relação aos demais países do BRIC, como a utilização de combustíveis alternativos e o desenvolvimento da tecnologia flex, reconhecida hoje mundialmente. “O crescimento da indústria automotiva virá dos BRICs, por isso o Brasil não deve temer a entrada de novos players, mas ver essa questão como uma oportunidade de crescimento do setor”, disse.

Cledorvino Belini também destacou a importância dos BRICs para o crescimento do setor, especialmente depois da crise, e disse que no País a indústria tem base para expandir ainda mais, com grandes investimentos previstos para o desenvolvimento de produtos e ampliação de fábricas, mas antes precisa resolver gargalos, como os problemas de logística. “Não poderemos continuar crescendo com todos estes estrangulamentos”, alertou.

Luis Francisco Curi falou sobre os planos da Chery no País, o primeiro a receber grandes investimentos da montadora fora da China. “O Brasil é um mercado atraente para a Chery e, de acordo com estudos da montadora, deverá chegar a 5 milhões de unidades em 2015. Como queremos ser a marca chinesa de presença mundial, o Brasil se torna prioritário neste sentido”, disse.

Na área de pesados, Antonio Roberto Cortes também reconheceu que o Brasil ganhou maior importância no cenário mundial nos últimos dois anos - hoje ocupa a 5ª posição de maior produtor de caminhões e a 3ª de ônibus do mundo - com tendência de grande crescimento. “No entanto, precisamos de apoios governamentais, como menor taxação dos produtos, para ganharmos ainda mais espaço”, disse.

Jürgen Ziegler também ressaltou o momento positivo, mas lembrou que a valorização do Real diante do Dólar pode ser um impeditivo à competitividade. “A situação da moeda brasileira será um desafio muito grande porque facilita a entrada de produtos importados no mercado”, completou.

BALANÇO – Com público recorde de 11,9 mil visitantes, o Congresso SAE BRASIL debateu, de 5 a 7 de outubro, o tema ‘Competências da Engenharia Brasileira para a Mobilidade do Futuro’ em 20 painéis temáticos de veículos de passageiros e comerciais, manufatura, tecnologia da informação, gestão, educação, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, duas rodas e ferroviário.

O tema também pautou 140 apresentações técnicas (papers) inéditas relacionadas a produtos e processos da indústria da mobilidade, desenvolvidas por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades do Brasil e Exterior.

Na Exposição Tecnológica, 89 empresas nacionais e internacionais, 14 delas inéditas, apresentaram seus últimos desenvolvimentos, como tecnologias que causam menos impactos no meio ambiente, desenvolvimentos para reduzir o consumo de combustível e emissões, novas propostas de aplicação de materiais naturais, além materiais como o alumínio. Inovações que aumentam a interação do motorista com o veículo e proporcionam maior segurança também foram destaques na exposição.

Dentre as atrações, soluções integradas para atender às normas Euro V, componentes para veículos híbridos e elétricos, componentes e materiais mais leves, downsizing de motores, carro conceito totalmente elétrico e feito com polímeros recicláveis, além de novas gerações de ABS e sistemas de interativos e que auxiliam o motorista a dirigir de maneira ecológica e segura.

“Tivemos a oportunidade de conhecer as tecnologias, muitas em seu estado da arte, das principais empresas do setor e quais seus projetos para resolver os problemas que afetam nossa mobilidade, segurança, conforto e meio ambiente. Além disso, o Congresso reuniu toda a comunidade de engenharia para debater desafios e mostrar meios para promover ainda mais o desenvolvimento da nossa engenharia”, destacou Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL.

Historicamente nos Congressos, a SAE BRASIL elege 3 expositores que mostraram os maiores destaques tecnológicos da exposição aplicáveis ao mercado brasileiro. A escolha foi feita mediante pesquisa com os visitantes do evento e referendadas pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL. Este ano, os destaques foram a Delphi, FIAT e Plascar.

HOMENAGENS – O Congresso SAE BRASIL 2010 encerrou com cerimônia social de celebração e homenagens, entre elas a entrega do Prêmio SAE BRASIL 2010, no qual a instituição homenageia uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. Este ano o agraciado pela SAE BRASIL foi o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, jornalista Miguel Jorge.

“O Congresso SAE BRASIL é o principal evento do País no campo da engenharia da mobilidade, e ser homenageado pelos seus participantes e idealizadores é uma honra e motivo de grande satisfação pessoal”, disse Miguel Jorge. O ministro apontou a importância dos temas debatidos pelo evento, como inovação, sustentabilidade e limitações de infraestrutura viária, com destaque para a qualificação profissional dos profissionais do setor e a melhoria da eficiência energética nos motores a combustão. “No Brasil, o desafio para termos motores mais eficientes e com menores índices de emissões é grande, pois, em regra, nossos veículos gastam mais e emitem mais CO2 se comparados com similares produzidos em países desenvolvidos”, disse.

No que se refere à qualificação, Miguel Jorge reforçou que está clara a necessidade de se ampliar e aprimorar o ensino profissional de nível técnico e superior. “Precisamos de uma política agressiva de capacitação profissional para garantir a formação adequada de mão de obra, notadamente engenheiros de produto e processo, e que o tempo de formação profissional seja abreviado na medida do possível”, disse.

PERSONALIDADES DE DESTAQUE – Nove categorias de profissionais ligados à área da mobilidade e que se destacaram em suas áreas de atuação também foram homenageados pela SAE BRASIL. São eles:

Aeroespacial - Hélio Hirano, engenheiro aeronáutico da Embraer que atualmente trabalha com anteprojetos de aeronaves e tem larga experiência em estudos de novas aeronaves.

Combustíveis e Emissões - Frederico Guilherme Kremer, gerente de Soluções Comerciais e Desenvolvimento de Produto da Petrobras. Kremer é formado em engenharia mecânica com especialização em equipamentos e motores de combustão interna e tem inúmeros trabalhos apresentados em Congressos da SAE BRASIL e de outras instituições.

Design - Peter Fassbender, designer da Fiat e responsável pelo design de todos os veículos Fiat desenvolvidos no Brasil, com destaque para os veículos da linha Adventure e o novo Uno.

Educação de Engenharia- Agenor de Toledo Fleury, coordenador do Programa de Mestrado de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI. Fleury é graduado em engenharia mecânica pelo ITA e possui mestrado e doutorado em engenharia mecânica pela USP.

Ferroviária - Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira, diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que atua nos projetos de expansão ferroviária no Brasil com significativas contribuições na conceituação de projetos hoje em andamento. É formado em economia com pós-graduação em elaboração e análise de projetos.

Inovação Tecnológica - Julio Koga, diretor de Qualidade da Moto Honda da Amazônia, com atuação direta na preparação da fábrica para a produção seriada da primeira motocicleta bicombustível do mundo, a CG 150 Titan Mix. Koga é engenheiro de Produção Mecânica formado pela FEI com vasta experiência na gestão da qualidade industrial e de engenharia do produto.

Manufatura - Fernando de Campos, COO (chief operations officer) da Behr Brasil, que liderou mudanças significativas na planta da empresa com modelo disciplinado de gestão, baseado em conceitos de lean manufacturing, gestão a vista, logística e excelência operacional.

Materiais - Celso Duarte, engenheiro da Ford Motor Company, responsável pela área de pesquisas avançadas, novas tecnologias, reciclabilidade e sustentabilidade. Duarte lidera o programa Ecoprojet, que visa a substituição dos reforços minerais por fibras naturais e incorporação de reciclados em compostos plásticos automotivos para componentes injetados e moldados.

Máquinas Agrícolas e de Construção - João Carlos Maranha, secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Formado em química e tecnólogo em manutenção de máquinas e equipamentos, possui MBA em gestão empresarial e especialização em marketing estratégico. Trabalhou na Caterpillar por 35 anos.




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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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