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 Release
14/10/2010
Estudantes de DF e MT constroem aviões mais leves para XII Competição SAE BRASIL AeroDesign

Aeronaves com compartimento de carga dentro das asas e até 28% mais leves competem de 21 a 24 de outubro, em S. J. dos Campos/SP

Mudar o compartimento de carga, reduzir peso e consumo de combustível. Essas são as apostas dos estudantes de engenharia de Brasília e Mato Grosso que construíram três aeronaves rádiocontroladas para participar da XII Competição SAE BRASIL AeroDesign, de 21 a 24 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A equipe Draco Volans, da Universidade de Brasília (UnB), leva para a competição um monoplano 28% mais leve que o apresentado em 2009. O protótipo pesa 2,5kg. e transporta até 14kg. A redução de peso se deve à diferente localização do compartimento de carga, anteriormente na fuselagem do avião e agora posicionada no interior das asas.

“Com o avião mais leve conseguimos reduzir o consumo de combustível e melhorar o desempenho durante o voo”, explica o capitão Zeus Bessoni, que pleiteia um lugar no pódio. Em 2009 e equipe conquistou a 10º colocação, entre 83 equipes participantes. A UNB, que marca presença na competição desde 2004, também participa da competição com uma equipe na Classe Micro, a Plano Piloto.

Mato Grosso – Outra equipe que construiu o avião com compartimento de carga nas asas é Aeroo, da Universidade Federal do Mato Grosso. Com isso, a aeronave ficou 15% mais leve em relação ao antigo projeto e pode carregar até 12kg durante o voo. “Nosso avião agora está maior, porém mais leve, e com possibilidades de carregar pesos maiores” explica o capitão Saulo Oliveira, que realizou rifas e mini-cursos para conseguir dinheiro e construir o avião, de R$ 12 mil.

Ainda, o monoplano possui airelons tipo junkers, para garantir estabilidade; e bequilha com amortecimento, para não danificar o avião durante o pouso. “Desenvolver um projeto como este nos proporciona experiência para trabalhar em grupo, maturidade, além de preparação para o mercado de trabalho”, anima-se Oliveira.

Ao todo, 96 equipes estão inscritas na competição (91 em 2009), num total de 1,3 mil estudantes, que projetaram, construíram e agora testam aeronaves rádiocontroladas para a competição. As equipes representam 79 instituições de ensino superior do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia, sendo nove estrangeiras.

Para participar da competição, todas as equipes são desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por gabaritado time de engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganharão o direito de representarem o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro, sendo que esta última categoria passou a ser disputada no Brasil apenas a partir de 2009. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada

Categorias – Com aviões de dimensões reduzidas, a Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. Nesta categoria, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m.

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Na Classe Aberta, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). A distância máxima de decolagem não pode exceder 61m. Esta categoria é a única a permitir a presença de pós-graduandos entre os integrantes da equipe.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Para o presidente da SAE BRASIL, engenheiro Besaliel Botelho, o Projeto SAE BRASIL AeroDesign é um celeiro de talentos da engenharia aeroespacial brasileira. “A competição é palco para os jovens futuros engenheiros aeronáuticos demonstrarem seu potencial e sua capacidade para desenvolver projetos inovadores no setor”, ressalta Botelho, ao completar que a competição é utilizada como oportunidade para recrutamento de futuros engenheiros pelas grandes empresas da área.

XII Competição SAE BRASIL AeroDesign
21 a 24 de outubro - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos/SP

Total de equipes inscritas = 96 (91 em 2009 / 77 em 2008)
№ estrangeiras: 9 equipes (3 Venezuela, 4 México, 1 EUA/Flórida e 1 da Índia)
№ de equipes brasileiras: 87 (de 15 estados + DF)
№ de instituições de ensino: 79 (61 em 2009)
№ médio de estudantes inscritos: 1,3 mil (1,2 mil em 2009)
№ projetos Classe Micro: 15 (7 em 2009)
№ projetos Classe Regular: 75 (78 em 2009)
№ projetos Classe Aberta: 7 (6 em 2009)


SUL

Paraná - (4 equipes / 3 instituições)
UFP - Universidade Federal do Paraná - equipes Fênix e X-Goose
UTFP - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - equipe Anhanguera (não comparece)
PUC PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná – equipe Top Gang

Rio Grande do Sul - (9 equipes / 7 instituições)
Fahor - Faculdade Horizontina - equipe Águia Fahor
Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
UFRS - Universidade Federal de Rio Grande do Sul - equipes Aerofurg e Minuano (não comparece)
UCS - Universidade de Caxias do Sul - equipe AeroSul
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - equipe Carancho
URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - equipe Aeromissões
UPF - Universidade de Passo Fundo - equipe Voa Tchê
URI - Universidade Regional Integrada (campus Erichim) – Monarcas da Aviação

Santa Catarina - (5 equipes / 4 instituições)
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - equipes Céu Azul Micro e Céu Azul Regular
Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina – equipe Albatroz
Universidade do Oeste de Santa Catarina - equipe Faeroeste
Univille - Universidade da Região de Joinville - equipe Abaquar


SUDESTE

Minas Gerais – (9 equipes / 6 instituições)
UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei - equipes Trem Ki Voa Micro e Trem Ki Voa
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano (avião 14) e Tucano Micro
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica de MG - equipe Cefast
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai-Sô-Fly! e Uai-Sô-Fly! Kids
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - equipe Uirá
Universidade Federal de Viçosa – equipe Skywards


Rio de Janeiro - (7 equipes / 4 instituições)
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipes UffOpen Ruffos (micro) e Uffo (regular).
UFF– Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda – equipe Ufforce
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - equipe Minerva
Cefet – Centro Federal de Educação Tecnológica do RJ - equipe Venturi
IME - Instituto Militar de Engenharia - equipe Zéfiro

São Paulo – (37 equipes / 20 instituições)
Grande São Paulo
Faculdade de Engenharia São Paulo – equipe Aero Elétrons
IMT - Instituto Mauá de Tecnologia - equipes Ideiafix (micro) , Obelix (regular) e Asterix (regular)
Open (avião 76) e FEI Regular
Poli - Escola Politécnica da USP– equipes Poliaclive e Keep Flying
Uninove-Universidade Nove de Julho-equipes Fly Girls, Pegasus e Ícaros
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia

Interior de SP
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - equipes EESC-USP Charlie, EESC-USP Mike, EESC-USP Bravo e EESC-USP Alpha
ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica/São José dos Campos – equipes Leviatã (aberta), Feng (micro), 100 Limites (regular)
Unesp – Univ. Est.Paulista/Bauru - equipes FEB Open, FEB Micro e FEB Regular.
Unesp – Univ. Estadual Paulista/Guaratinguetá - equipes Aerofeg Jr e Aerofeg
Unesp - Universidade Estadual Paulista/Ilha Solteira - equipes Zebra
USC – Universidade Santa Cecília / Santos – equipe Urublue
Unicamp - Universidade Estadual de Campinas - equipes Urubus Micro (não comparece) e Urubus
CETEC São José dos Campos – Centro de Tecnologia e Ciência – equipe Aerodesign ETEP
Facens - Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Flying Box
Fatec - Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – equipe Fateco-teco (não comparece)
IFSP - Instituto Federal de São Paulo/ campus Salto – equipe Tapera
UNIP – Universidade Paulista/ SJCampos – equipes Flyunip
Unitau - Universidade de Taubaté - equipe DogFight
Universidade do Vale do Paraíba – equipe Aerovap (não comparece)
UFSC - Universidade Federal de São Carlos – equipe Dragão Branco

CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (2 equipes / 1 instituição)
UnB - Universidade de Brasília - equipes Draco Volans e Plano Piloto

Mato Grosso - (1 equipe / 1 instituição)
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - equipe Aeroo


NORDESTE

Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – equipe Agrupa IFBA
UFB - Universidade Federal da Bahia – equipe Orungan

Ceará - (1 equipe / 1 instituição)
UFC - Universidade Federal do Ceará - equipe Aeromec

Maranhão - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Estadual do Maranhão - equipe Zeus
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do MA – equipe Guará

Paraíba - (2 equipes / 2 instituições)
UFPB - Universidade Federal da Paraíba - equipe Aerojampa
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco – (1 equipe / 1 instituição)
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - equipe Mandacaru UFPE

Rio Grande do Norte - (2 equipes / 1 instituição)
UFRN – Univ. Federal do Rio Grande do Norte - equipes Car-Kará e Car-Kará Micro


NORTE

Amazonas - (1 equipe / 1 instituição)
UNIP - Universidade Paulista/Manaus – equipe Amazon Force

Pará - (2 equipes / 1 instituição)
UFP - Universidade Federal do Pará - equipes Uirapuru e Iaçá

ESTRANGEIRAS

México (4 equipes / 4 instituições)
Escuela Superior de Ingenieria em Aeronautica – Equipe Aviacion Drako
Instituto Politécnico Nacional - equipe Kukualcán
Inst. Tecn. y de Estudios Sup. de Monterrey – Campus Estado De México – Equipe Colparmexi (não comparece)
IPN Esime UP Ticomán – equipe Chik-Nahui

Índia (1 equipe / 1 instituição)
RVCE – Índia – equipe Team Vyoma

Venezuela (3 equipes / 1 instituição)
UNEFA - Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza ArmadaUNEFA – equipes Guia X, Grupo IDEA, TEPUY

EUA – Flórida (1 equipe / 1 instituição)
Florida International University, equipe Pantherwings



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Jessica Abbade – jessica@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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