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 Release
04/10/2010
Tecnologias do futuro já estão no SAE BRASIL 2010

PAUTÃO DA EXPOSIÇÃO


Um carro sustentável quase todo em plástico reciclável e com fibras naturais; sistema de segurança que corrige automaticamente a trajetória do veículo em manobras bruscas de emergência, rádio AM/FM com alto nível de conectividade para acompanhar, em tempo real, a situação do trânsito; e novas tecnologias para redução do consumo e de emissões de veículos leves e pesados.

Essas são algumas das novidades na Exposição Tecnológica do
Congresso SAE BRASIL 2010, que antecipará as tendências da indústria automobilística para os próximos anos em tecnologias verdes, novos materiais, conectividade, segurança, conforto, downsizing, entretenimento e testes que aceleram o desenvolvimento e previnem falhas na produção.

A maior vitrine de engenharia da mobilidade do Hemisfério Sul acontece de 5 a 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Abaixo, algumas das novidades nos estantes:



AAM do Brasil (líder mundial em design, engenharia, teste, validação e fabricação de sistemas, módulos e componentes de transmissão, trem de força e chassi, e componentes forjados) – Sistemas de tração com o mínimo impacto na estrutura base do veículo, maior eficiência e melhor desempenho, como: eixo traseiro tipo Salisbury; eixo traseiro tipo Banjo; manga de eixo (steering knuckle)/ Scania; caixas diferenciais (open / locker); eixo dianteiro; carcaça usinada da transmissão/ Ford.


ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) – Aplicações inovadoras para o alumínio - Recurso multimídia (projeção tridimensional em tela holográfica) mostra a aplicação do alumínio principalmente no motor, em estruturas da carroceria, e painéis de fechamento e rodas do automóvel. Vídeo em 3D destaca as vantagens e tendências do material 2/3 mais leve que o aço, como reduções no consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa. Segundo a Associação, a diminuição no peso dos veículos em 100 kg reduz em 2,3 toneladas a emissão de CO2 por automóveis e em 6,3 toneladas por caminhonetes, durante suas vidas úteis, e o alumínio reduz em mais de 400 kg o peso de um carro médio e em até três toneladas o peso de um caminhão tanque.

ARVINMERITOR - expõe novas famílias de eixos, diferenciais e cardans. Os produtos são fruto do programa de expansão do parque fabril e atualização de tecnologias e sistemas para veículos comerciais anunciado este ano, com investimento de US$ 30 milhões.

BASF – Lançamento - Tecnologias de catalisadores diesel que atendem a legislação P7 do PROCONVE, futuras tecnologias para o cumprimento da legislação de emissões P8. Também as novas tecnologias de alta resistência térmica e alta performance com baixa carga de metais preciosos, destinadas aos catalisadores TWC (Three Way Catalyst) que servem para a conversão simultânea dos três principais gases poluentes (HC, CO e NOx) e são utilizados em motores ciclo Otto, a gasolina e flex fuel. Outras inovações: Tecnologias de catalisadores de diesel para diferentes arquiteturas de sistema de pós-tratamento, catalisadores de motocicletas e catalisadores TWC para a redução de emissões de veículos gasolina e flex.


BORGWARNER – Linha de turbocompressores e de refrigeração (ventiladores/embreagens viscosas). Turbocompressores – R2S (B1+B2), cliente: MAN; R2S (KP39 + K04) – cliente: Mercedes-Benz Argentina; e K03, cliente: Ford S-Max motor 2.0 e 4 cilindros. Ventiladores/embreagens viscosas – conjunto Visctronic e ventilador MD9 – caminhões pesados; ventilador HD11 CCW – ônibus com motor traseiro; conjunto S710 e ventilador MD9 – caminhões pesados; e conjunto S660 e ventilador 600 RF – caminhões leves.


BOSCH – Soluções inovadoras para redução de consumo e emissões, motores híbridos e elétricos, sistemas bicombustíveis para veículos diesel e itens de segurança ativa; última versão (9) do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) lançado recentemente na Europa, que corrige automaticamente a trajetória do veículo em manobras bruscas de emergência, freando as rodas individualmente e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade; Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) geração 9, menor, mais leve, e com maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal na hora da frenagem que a versão anterior; componentes para motores híbridos e elétricos; Sistemas bi-combustíveis para veículos comerciais diesel, como o e-DG Flex (que permite que veículos diesel rodem com gás natural), e o sistema Diesel-etanol (que torna o veículo diesel flex para o uso do álcool). Estande será interativo.


BROSE – Multinacional alemã líder em sistemas de acionamento de vidros para a indústria de automóveis mostra tendências e inovações na área de conforto para o setor no Brasil: sistema Infinite Manual Door Check, que imobiliza a porta na posição deixada pelo motorista, evitando desconforto de um fechamento involuntário no momento de entrar ou sair e prevenindo acidentes; cobertura de porta-malas com acionamento elétrico; airgate, que reduz o consumo de combustível e controla o fluxo de ar de resfriamento do motor;
Concurso Cultural Trainee Express Brose - os universitários que passarem pelo estande da empresa terão a oportunidade de participar do concurso. Para concorrer, os estudantes devem fazer uma avaliação a respeito de um dos produtos expostos e elaborar uma defesa dizendo por que acreditam que tais itens podem ser desenvolvidos no mercado brasileiro. O autor da melhor avaliação será premiado com duas semanas de atividades de Trainee nas duas fábricas da Brose do Brasil em Salto/SP e Curitiba/PR – e receberá ainda um certificado pelas horas estagiadas.


COMITÊ EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – Três projetos vencedores das competições da SAE BRASIL desenvolvidos e construídos por estudantes, principalmente de engenharia: veículos Baja da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Fórmula da FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) e o AeroDesign (Classe Micro) da Escola de Engenharia da USP São Carlos. Também destaque os trabalhos técnicos estudantis que conquistaram as primeiras colocações entre os ‘papers’ de universitários no País, solicitados pela SAE BRASIL.

COOPER-STANDARD AUTOMOTIVE (líder mundial em produtos de vedação para a impermeabilização do veículo, conhecida pela alta tecnologia e conhecimento técnico em diversos tipos de materiais como tubos plásticos multicamadas de alta temperatura, conectores, mangueiras de borracha, tubos metálicos, válvulas e bombas eletrônicas) - Tubulações de Freio e Combustível, Bundles, linhas de vácuo, tubulações de direção hidráulica (PAS) e arrefecimento, galerias de combustível, válvulas e bombas d’água, quick connectors, coxins, conjuntos complexos de vedações de portas e porta-malas, canaletas, soleiras, perfis de plástico para acabamento de teto e vidro.

CUMMINS – Preocupação ambiental - Soluções integradas para atender às normas Euro V: filtro de ar Direct Air Flow (mais compacto, leve e fabricado em materiais plásticos); turbocompressores (turbos convencionais wastegate, turbo de dois estágios e os de geometria variável); motor com maior desempenho (sem aumentar o tamanho) e menor consumo em faixas de potência que vão de 100 a 400hp; sistema de pós-tratamento/catalisadores de uréia Cummins Emission Solution (injeta solução de uréia nos gases de escape, causando reação química que transforma os gases em nitrogênio e vapor d’água, reduzindo a emissão de NOx na atmosfera, o custo operacional e o consumo de combustível).

DELPHI –. Cabos de alumínio (lançamento e salto tecnológico, uma vez que todo sistema elétrico é feito em cabos de cobre desde a década de 20) que pesam 48% menos que os de cobre e possibilitam redução de até 30% no volume da fiação do veículo, com menor consumo de combustível e de emissões (os cabos serão exibidos em um veículo com fiação elétrica 100% em alumínio - todas as funções elétricas do veículo serão acionadas para demonstração); Cold Start, sistema multifuel de partida a frio baseado no aquecimento do combustível durante a partida, que elimina o “tanquinho" e permite combustão mais completa e eficiente e minimizando emissões em até 30%; bico injetor diesel Multec 3, com tecnologia servo válvula equilibrada e atuador de tamanho pequeno que permite que a agulha fique mais próxima do controle, conferindo mais rapidez e precisão; radiadores AXR (espessura 16 a 48mm), que seguem o princípio do aumento na densidade de tubos na área da peça, melhorando o desempenho além de reduzir tamanho e massa.

EDAG – Novas soluções de engenharia do Light Car. Além de tecnologias ”open source” ainda em desenvolvimento, o EDAG Light Car vem com um leve chassi (100% reciclável), sistema totalmente elétrico (monovalente e com autonomia de 150 km) e uma inovação na área de iluminação: OLED (luzes LED de compostos orgânicos) em várias partes, inclusive na traseira, com uma tela de exibição no vidro que informa aos outros motoristas as condições da estrada, como números de velocidade permitidos, se há pedestres ou obras nas ruas, entre outros dados.

ELRING KLINGER – Tecnologias no estado da arte em componentes e materiais mais leves que conduzem à miniaturização de motores (substituição de metal por plástico reciclável em peças como transmissão, cárter etc) que suportam altíssimas pressões de injeção e combustão e também altas temperaturas; tecnologias para redução de CO2 (componentes para conversores catalíticos, absorvedores de NOx, filtros de particulado e injetores de uréia “AdBlue”); linha de chapas defletoras de calor customizadas, com novos materiais para proteção térmica e acústica.


ELSEVIER (editora de obras de conteúdo científicos, técnicos e profissionais) - Compendex, base de dados bibliográfica abrangente, com conteúdo interdisciplinar, que auxilia engenheiros e pesquisadores na busca por informações. Pode ser acessado do desktop, por meio do Engineering Village, tem todo o seu conteúdo online e cobre mais de 190 disciplinas em engenharia, possui mais de 12 milhões de documentos de mais de 5.600 periódicos, anais de conferências, trade magazines e ainda traz conteúdo exclusivo do SAE Internacional e IEEE; Illumin8, ferramenta de pesquisa que oferece informações selecionadas e organizadas, Science Direct, ferramenta de busca rápida com mais de 10 milhões de artigos em texto completo e 11 mil livros; Scopus, base de dados de resumos e referências de literatura, com ferramentas inteligentes de acompanhamento, análise e visualização de pesquisas.


EMPRESAS RANDON – Inovações de tecnologias para caminhões pesados - JOST Brasil –-novo engate automático para todos os segmentos, em especial o canavieiro e o florestal, 10 kg mais leve, com buchas guias montadas sob pressão, com menor desgaste do conjunto. Master - lançamento - ajustador automático sensível à folga para aplicação em ônibus, e novos projetos com as montadoras; câmara Spring Brake HO (High Output), para ônibus e caminhões 6x2 e 6x4, com componentes reforçados, evitando contaminação interna. Suspensys - suportes fundidos em ferro nodular para aplicação em veículos com suspensão 6x2, com redução de peso em até 25% e de tamanho, mais espaço no chassi na região da suspensão traseira e para carga líquida transportada. Castertech Fundição e Tecnologia (participação institucional) - em operação desde novembro de 2009, é a mais nova integrante do grupo Randon e produz componentes em ferro fundido nodular para fornecimento às empresas Randon. Fras-le - linha de produtos para montadoras e mercado de reposição para veículos pesados, leves, motos, aeronaves, trens e metrô (lonas, pastilhas, sapatas, revestimentos de embreagem e placas universais).


FORD – New Fiesta, sedan esportivo plataforma global recém-lançado simultaneamente no Brasil e no exterior, com foco no segmento B Premium, tem 7 airbags, painel com tela LCD multifuncional com informações multimídia e de funcionamento do veículo, conjunto de som CD/MP3-player, entrada auxiliar e sistema RDS de rádio. O carro tem ampla aplicação de aços especiais de ultra-resistência na carroceria, sistema de absorção de energia de impacto nas portas, coluna de direção com sistema de absorção de energia de impacto, sistema de classificação dos ocupantes que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança; travamento automático das portas a 7 Km/h. O motor é o Sigma 1.6 Flex; com acelerador eletrônico e calibração que produz 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina; transmissão manual de cinco velocidades; direção elétrica; sistema de compensação de deriva (DPC) que minimiza a fadiga do condutor na estrada e também sistema avançado de redução de vibrações.


FPT POWERTRAIN TECHNOLOGIES – Inovações na tecnologia de motorização - Família de motores: Fire EVO, que equipam o novo Uno, concebida para reduzir consumo e emissão de poluentes com ganhos de performance; E.torQ (cinco novas versões entre elas a Sulev-Super Ultra Low Emissions Vehicle ainda em desenvolvimento); Diesel NEF 4, que será lançado no País, do novo caminhão Iveco Vertis, que atende aos novos limites de emissões Euro V.


FREUDENBERG-NOK – Inovações em elementos de vedação dinâmica (peças em movimento) – Cassette, formado por duas partes em contato direto que criam vedação dupla em labirinto impedem contaminação de óleo do eixo para outras partes do sistema e para o ambiente; Energy Saving Seal (ESS) de máxima vedação e mínimo atrito, produzido a partir de um composto de borracha exclusivo, flexível e resistente, reduz consumo de combustível e de lubrificantes; Integrated Seal With Sensor (IWDS), aplicado no virabrequim, simplifica a montagem dos motores e aperfeiçoa o sistema de gerenciamento; é produzido em polímero especial carregado com ferrita, que oferece vedação com baixo atrito e sinal de alta precisão para a central eletrônica; Plug & Seal, revestido com elastômero especial, oferece conexões práticas e estanques em pontos de união das galerias de ar, água e óleo dos motores; compensa desalinhamentos e variações de tolerância entre os canais, e dispensa o uso de abraçadeiras.


GRUPO SCHAEFFLER – UniAir, sistema variável de comando de válvulas que combinado ao downsizing reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 25%; durante a fase de aquecimento as emissões de hidrocarbonetos (HC) são reduzidas em até 40% e as de óxido de nitrogênio (NOx) em até 60%; rolamento de suspensão desenvolvido para o Novo Uno, é mais leve que os convencionais, por conta da eliminação do prato de mola superior e o contato direto da mola com o rolamento, além do desenho das peças plásticas proporcionam maior flexibilidade na adaptação do rolamento ao contorno da suspensão; Ball Screw Drive, atuador eletromecânico de direção para aplicação em chassis de automóveis, pode substituir o complexo sistema de direção hidráulica com vantagens de conforto - assistência ao estacionar, compensação do vento lateral, e redução de consumo de combustível; diferencial compacto Schaeffler, sistema diferencial composto de conjunto de engrenagens cilíndricas de dentes retos ou helicoidais em vez das tradicionais engrenagens cônicas; combina baixo peso e redução de espaço.


KLÜBER LUBRICATION – Graxas Klübersynth RA 44-702 e Klübersynth RA 44-3502, tecnologias de lubrificação com alto poder de amortecimento de ruídos para diversos componentes, como as partes móveis do comando de ar-condicionado, levantadores de vidros, ajuste do reclinável dos bancos, quebra-sol, sistema de abertura do porta-luvas, entre outros; linha também oferece desempenho em baixas temperaturas, proporciona movimentos suaves, é neutra em odor e compatível com os mais variados tipos de plásticos usados na indústria automotiva.


MAGNETI MARELLI – Fiat Cinquecento com sistema Eco Driving, recurso de telemetria desenvolvida pela Marelli italiana em uso na Europa e pela primeira vez apresentada no Brasil, que oferece avaliação da forma de dirigir - aceleração, força de frenagem em curvas, gasto de combustível, etc. – e permite que o condutor corrija possíveis falhas melhorando seus hábitos ao volante e usufruindo melhor das qualidades do veículo. Com o uso do sistema, os veículos podem alcançar até 20% da redução na emissão de dióxido de carbono. Trata-se de um software que trabalha com duas vertentes: EcoRota (calcula o melhor caminho a ser percorrido do ponto de vista ambiental, tecnologia que acaba por melhorar o desempenho do motor e do veículo de forma integrada) e EcoDireção (que aponta aos motoristas as melhores condições de dirigibilidade). Ambas funcionam em um programa embarcado portátil que compara as condições das vias e desempenho do veículo com o objetivo de fornecer em tempo real o feed back da performance do automóvel, auxiliando o motorista a corrigir falhas que podem vir a causar mais desgaste do carro e, assim, evitando a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.


MAN LATIN AMERICA – Transporte coletivo de última geração - Volksbus, do Programa Caminho da Escola, modelo VW 15.190 VE-03R, que utiliza chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, e é indicado para o uso em condições severas de piso e relevo. Para desenvolver o ônibus, foram percorridos 50 mil quilômetros e 16 municípios da zona rural brasileira, e entrevistados prefeitos, secretários de educação e transporte, motoristas, frotistas, professores e alunos; caminhões B100, dotados de injeção eletrônica inteligente Dual Fuel, que permite monitora a operação do veículo ajustando o fornecimento do combustível apropriado para o motor – biodiesel ou óleo diesel comum – por meio de uma unidade dosadora ; a tecnologia contribui para a redução de emissões de CO2 em até 90%, além de emitir menos material particulado, e foi desenvolvida em configuração modular,adaptável ao modelo do caminhão.


MERITOR – Última geração de diferenciais Meritor 17X com recentes inovações em design e processos com solda a laser para redução de peso e utilização superiores de carga e torque; cardans para veículos comerciais e eixo com redução no cubo para aplicações extrapesadas.


MWM INTERNACIONAL – Nova geração de motores da família MaxxForce Euro V - modelos MaxxForce 3.2 com sistema EGR para atender normas de emissões; MaxxForce 7.2 com o novo cabeçote de 4 válvulas por cilindro, um dos principais destaques desse motor projetado para proporcionar maior performance, confiabilidade e durabilidade, com eficiência no consumo de combustível e baixo custo de manutenção.


NATIONAL INSTRUMENTS - Nova versão do software de programação gráfica NI LabVIEW 2010, com tecnologia de compilação que executa códigos 20% mais rápido e traz melhorias na transferência de dados e na configuração de hardware distribuído, e novas funcionalidades para simplificar o desenvolvimento de aplicações de grande porte; Soluções para Aquisição de Dados e Testes Embarcados, soluções para Teste do Dispositivo Rastreador e tecnologias para aplicações de Testes e Simulações Hardware-In-the-Loop (HIL). Para aplicações embarcadas, plataformas compactas e robustas, CompactDAQ e CompactRIO, soluções de aquisição de dados, testes de durabilidade, testes em campo de provas, e outras aplicações para desenvolvimento de produto; plataforma PXI, que reúne diversos instrumentos que criam uma solução única para o teste de comunicação GSM, simulação de sinais GPS, testes de bateria e protocolo CAN; novo NI VeriStand, ambiente flexível em que os usuários criam complexos sistemas de testes baseados em configurações capazes de interagir com hardware da NationaI Instruments e de terceiros, e integrar modelos e algoritmos já existentes, acelerando o desenvolvimento e reduzindo custos.


PLASCAR – Veículo sustentável, 100% elétrico com significativa redução de peso e feito totalmente em polímeros recicláveis, componentes injetados (à exceção do chassi e do motor elétrico) reforçados com fibras naturais e cargas vegetais (obtidas de bagaço de cana, palha de côco, arroz e juta), janelas de policarbonato (material usado nos faróis) em substituição ao vidro, com vantagem de redução de peso, resistência e segurança; acabamento com carpete feito de garrafas PET inutilizadas, iluminação especial com LED nos faróis e lanternas, e roda polimérica, itens que demonstram a viabilidade de aplicação de novas matérias-primas; componentes de acabamento interno e externo feitos com fibras naturais criados para o Uno Ecology, veículo conceitual desenvolvido pela Fiat, que devem ser forte tendência nos próximos anos; avanços nos desenvolvimentos com fibras e cargas vegetais; evoluções em sistemas de iluminação, com novas propostas para faróis (mais novo produto do portfólio da Plascar) e lanternas; em primeira mão, os resultados dos testes iniciados em 2007 com a revolucionária roda polimérica (produzida em plástico de engenharia de alta performance), que está pronta para o mercado de veículos; novidades na área de cromação de plásticos de última geração, acabamento que vem ganhando força nos veículos nacionais.


ROBTEC – Novidades em medição óptica automatizada – Ferramenta para automação de medição de peças sem toque que consiste no sensor ATOS aplicado a um robô (no caso um braço mecânico que estará em operação) que digitaliza as peças a serem prototipadas; o sensor é controlado pelo próprio software ATOS inspection, usado em montadoras na Europa, EUA, e pioneiramente no Brasil pela Wolkswagen Anchieta; Touch-probe GOM, tecnologia pioneira que une o óptico e o táctil; Iridium, mini carro feito em escala maior a partir de tecnologias de digitalização óptica, engenharia reversa, prototipagem rápida e rapid tooling, com velocidade e detalhamento, traduzindo o mais fiel e possível o conceito para realidade.


SKF – O verde chega aos rolamentos - Linha E2, última geração de rolamentos de alto desempenho para aplicações de carga leve a normal, que tem como principal vantagem a redução de energia em até 30%, característica que reduz a emissão de gases de efeito estufa e proporciona economia de combustível; mais compactos, necessitam de menos componentes e podem ter até o dobro da vida útil em relação a uma peça comum, o que reduz a necessidade de substituições e promove economia.


SPIRALOCK – Inovações em elementos de fixação - Rosca Spiralock, com rampa de 30 graus na raiz dos filetes, permite que o parafuso gire livremente até que a carga de montagem seja atingida; combina com qualquer tipo de rosca macho, é reutilizável sem perda de performance, e tem distribuição de carga radial, reduzindo a fadiga; fixadores Spiralock, ferramentas para rosqueamento e calibradores de rosca.


SYCAD – Prototipagem física – “impressora” 3D com rapidez, precisão e qualidade de superfície a partir de arquivos digitais em qualquer programa CAD, que materializa a peça digitalizada jateando diversos tipos de resina (como numa impressora jato de tinta); o objetivo é, ainda na fase de protótipo prevenir falhas na produção de peças e componentes e acelerar o desenvolvimento de produto (equipamento, de tecnologia israelense, será exibido em funcionamento).


TRW – Inovação em tecnologias de segurança e conforto - Cinto de segurança Self-Adaptive Load Limiter (SALL), sistema que se adapta automaticamente ao tamanho e peso cada passageiro; nova família de sistemas de controle de frenagem e estabilidade EBC 460inspirada na tendência de redução de volume e integração cada vez maior dos sistemas de segurança que integra funcionalidades do ABS e do ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade, que usa o sistema de freio para estabilizar o veículo nas derrapagens), com redução de 22% no peso e de 10% no volume; nova geração de airbags 3D e Side Impact Airbag (SIAB), que apresenta novas formas de proteção dos ocupantes de qualquer estatura em variedade de situações –considerando, inclusive, as diferentes posições em que o banco pode estar no momento do acidente; Column Drive EPS, da inovadora família de direção eletricamente assistida (Electrically Assisted Steering – EAS); Electric Parking Brake, EPB, freio elétrico de estacionamento que presente em um entre cada cinco veículos fabricados na Europa em 2015.


VISTEON – Tecnologias de conectividade, conforto e entretenimento - Nova geração de rádios AM/FM de alta conectividade, disponível no mercado norte-americano, com leitor multimídia e entrada USB, dispositivos DVD, iPod e wireless, que possibilita o acompanhamento em tempo real da situação do trânsito nos trajetos onde houver câmeras instaladas (no estande o visitante poderá digitar endereço americano no painel touch screen do veículo e visualizar o tráfego no local em tempo real); clusters reconfiguráveis (também em demonstração interativa), tecnologia que permite personalizar a disposição das informações no painel de instrumentos do veículo, na conveniência do motorista (incorporada pela Jaguar e pela Land Rover e está disponível às montadoras locais. Em climatização, conectores MSF que evitam o escape do gás do sistema de ar condicionado e impedem vazamentos evitando a perda de eficiência na refrigeração do veículo e a emissão na atmosfera; caixa de ar com multizonas de até quatro diferentes temperaturas, que proporciona mais conforto ao usuário final e mais versatilidade para os projetos das montadoras


VOLKSWAGEN – Inovações de conforto e segurança - Park Assist, sistema que executa manobra de estacionamento do veículo, sem interferência do motorista, e controla a velocidade no pedal do freio; câmbio DSG (Dual Shift Gearbox), que minimiza interrupções de potência e reduz em 20% a emissão de poluentes; sistemas ESP, ASR e ABS - o programa eletrônico de estabilidade (ESP), os bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR) e o sistema de frenagem antibloqueio (ABS) são adaptados a condições off road exigentes, que permite ao ABS reduzir significativamente a distância de frenagem na terra e em pisos de cascalho; Hydraulic Brake Assist (HBA), que atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS; reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio; com o sistema, o ABS está sempre ativo; câmbio automatizado I-Motion, tecnologia de conforto similar ao das transmissões automáticas, por preço menor. As inovações poderão ser observadas nos modelos Tiguan (com test-drive), Amarok, Spacefox e CrossFox.


ZEN – Inovações em sistemas de partida do motor - gaiola com molas integradas (ISC – Integrated Springs Cage), que reduz o custo de fabricação e montagem do impulsor de partida e aumenta sua durabilidade e desempenho; placa de Partida de moto com wear-free design, sistema roda-livre montado entre o virabrequim e a engrenagem do motor de partida que aumenta a vida útil do conjunto com desgaste praticamente nulo entre as partes após a partida do motor; planetária para motores de partida com sistema produtivo inovador, que aumenta a resistência e a durabilidade do eixo e dos pinos-guia, e a produtividade, e reduz o custo de fabricação; tensionador com high-damping system, de alto amortecimento e desenvolvido com base no uso de um elastômero em substituição à tradicional mola de torção, reduz o nível de vibração e ruído do sistema; polia de roda-livre de roletes, novo sistema que permite a função de travamento ou giro livre.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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