Como a engenharia brasileira deve definir sua participação no mercado global? Como deve explorar suas potencialidades frente aos concorrentes asiáticos, europeus e americanos, levando em conta a confortável demanda interna do País? Essas e outras questões serão debatidas no painel dos engenheiros-chefes amanhã (5), às 17h30, durante o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Alberto Rejman, diretor executivo de Engenharia de Produto da GM LAAM - América Latina, África e Oriente Médio; Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi; José Guilherme da Silva, gerente da Engenharia de Produto da Fiat; e Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores Leves e Médios da Mercedes-Benz do Brasil, apresentarão seus pontos de vista à luz das novas exigências de segurança e controle de emissões, de maior conteúdo tecnológico, e de novos materiais, alguns dos desafios atuais ao desenvolvimento da indústria automobilística mundial, que permitem antever um futuro ainda mais competitivo para a área da mobilidade.
O debate terá como mediador José Luiz Albertin, diretor da consultoria Ryuma, especializada em soluções e profissionais para desenvolvimento de produto, processos de engenharia, e meio ambiente. José Luiz Albertin é também diretor de Educação da SAE BRASIL.
Para Marlene Gwadera, diretora do Comitê de Eventos Especiais do Congresso SAE BRASIL 2010, mais que uma estratégia, a análise das mega tendências globais da mobilidade é uma necessidade para que a engenharia possa antever alguns cenários e se posicionar ante a concorrência.
Congresso - Agendado para 5 a 7 de outubro de 2010, o Congresso SAE BRASIL 2010 terá 20 fóruns e painéis de debates nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, manufatura, educação, internacional, máquinas agrícolas e construção e duas rodas. Veja aqui a programação de fóruns e painéis: http://www.saebrasil.org.br/programa_preliminar/grade_impressao.asp
Haverá, ainda, a apresentação de 140 trabalhos técnicos inéditos a partir de novas pesquisas relacionadas a produtos e processos da indústria da mobilidade, desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e Exterior.
EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA - Além dos ‘papers’ e painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá na Exposição Tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, onde apresentarão tecnologias e serviços em seu estado de arte, em 136 estandes.
Entre as empresas com estande estarão a AAM, Aethra, Alcoa, Applus Idiada, AVL, Basf, Behr Brasil, Benteler Automotive, Borgwarner, Bosch, Brose, Grupo Castertech/Fras-Le/Jost/Master/Suspensys, Ciser, Continental, Cooper Standard Automotive, Cummins Brasil, Delphi, Eaton, EDAG, Elring Klinger, Elsevier, Embraer, FIAT Automóveis, Ford, FPT Powertrain Technologies, Freudenberg Nok, General Motors do Brasil, Gerdau, Grupo Kabel, GVS do Brasil, Hengst, Honda, Honeywell, Iveco, Johson Controls, Jtekt, Klüber, Magna International, MagnetiMarelli, MAN Latin America, Mecaplast do Brasil, Mercedes-Benz, Meritor, Metalúrgica Schwarz, MSC/Tekno, MWM International Motores, National Instruments, Netz Automotiva, Neumayer Tekfor, Omron Componentes Automotivos, Petrobras, Plascar, R Design, Robtec, Schaeffler, SKF, Spiralock, Sycad, TCA/Horiba, TRW Automotive, Tuper Tubos Especiais e Componentes/Tuper Exhaust Systems/OEM, Visteon Sistemas Automotivos, Voith Turbo Automotive, Volkswagen Automóveis, VOSS, ZEN e a ZF do Brasil.
O Congresso SAE BRASIL 2010 é presidido por Egon Feichter, também vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil. Segundo o executivo, o objetivo do evento é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é apresentar ao mercado brasileiro as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.
|