Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/10/2010
Diretores do IQA são indicados membros da Academia Brasileira da Qualidade

Márcio Migues, Fábio Braga e Basílio Dagnino, do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), fazem parte dos 10 membros iniciais da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ)

Márcio Migues, diretor presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), Fábio Braga (diretor suplente do Conselho Fiscal) e Basílio Dagnino (responsável por treinamentos em Benchmarking e Satisfação de Clientes) foram indicados para compor a equipe de especialistas membros da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ). Concebida como uma organização sem fins lucrativos, a missão da ABQ é contribuir para o desenvolvimento teórico e prático da excelência na gestão da qualidade.

Em processo de formação, a ABQ foi constituída inicialmente como uma rede social virtual, em que os membros - profissionais de reconhecida competência no mercado com experiência adquirida em universidades, empresas e organizações públicas nas atividades relacionadas à gestão e ensino da qualidade, certificação de produtos e relações de consumo. Tais qualificações estão previstas no regimento interno da instituição como pré-requisitos para a indicação dos acadêmicos.

O engenheiro Márcio Migues destaca que a Academia Brasileira da Qualidade dará ênfase ao fomento e à atualização do conhecimento, bem como de suas práticas internacionais mais modernas. “Daí a importância da qualificação, da experiência e da reconhecida competência profissional na área da qualidade por parte dos acadêmicos”, assinala o executivo.

Para Fábio Braga, a criação da ABQ representa um avanço importante para a sociedade em geral. “Do ponto de vista da indústria automobilística, a academia pode contribuir valorosamente para o aprimoramento da qualidade do automóvel, do protótipo ao produto final, pois trata-se de uma instituição voltada para a evolução teórica e prática da qualidade, o que certamente trará muitos benefícios”, avalia.

Basílio Dagnino aponta a qualificação e a experiência dos acadêmicos como fator preponderante ao alcance dos objetivos da nova instituição. “Julgo que ao reunir pessoas com dezenas de anos de experiência específica sobre o assunto, a academia contribuirá para o desenvolvimento das chamadas Ciências da Qualidade, nos seus mais variados aspectos. O fato de esses profissionais terem formação e experiência muito diversificada, tanto na área privada como pública, indústrias e prestadoras de serviços de diversos ramos, e ainda ONGs e universidades, propiciará certamente um intercâmbio muito rico de ideias, que serão consolidadas e se traduzirão em valor para a sociedade”, comenta.

CONHECIMENTO - Márcio Migues explica que estão entre as principais atribuições da ABQ levar conhecimento para a sociedade, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro e colaborar no aperfeiçoamento dos sistemas da qualidade de empresas, governos e outras organizações. “Como a Academia Brasileira de Letras, a ABQ também terá portas abertas a todos que tiverem interesse no assunto da qualidade, sejam pessoas físicas, empresas, governo e outras organizações”, diz.

Quatro dos 10 membros iniciais da Academia Brasileira da Qualidade atuam diretamente no mercado automobilístico: Márcio Migues (além de diretor presidente do IQA, também é diretor da qualidade Mercosul da Renault), Fábio Braga (gerente da SAE BRASIL), Basílio Dagnino (através de sua atuação no IQA) e Vivaldo Russo (presidente de Hydraulics Business da América do Sul da Eaton).

Os demais membros da Academia Brasileira da Qualidade são: Ariosto Farias Junior (consultor e membro ABNT/CB 25), Ettore Bresciani Filho (professor da Unicamp e membro ASQ), Íris Bento da Silva (professor da Unicamp e Unimep), Francisco Paulo Uras (consultor e membro FNQ), João Mário Csillag (professor da FGV e juiz PNQ) e Evandro Lorentz (consultor, professor e ASQ Fellow). Outros especialistas ainda serão indicados para a ABQ.

MAIS SOBRE OS 10 ACADÊMICOS DA ABQ:

Ariosto Farias Junior - Instrutor e examinador sênior do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) de 1992 a 2009. Consultor em Gestão da Qualidade e Segurança da Informação; membro do ABNT/CB 25; e líder da delegação do Brasil em Comitês da ISO em diversas oportunidades.

Basílio Dagnino - ASQ Fellow. CQP & Fellow, CQI (Londres). Co-fundador do primeiro curso de pós-graduação em Qualidade da UCP; primeiro gerente técnico da FNQ (1991 a 1997). É juiz, examinador, instrutor e consultor de modelos de excelência do PNQ e outros prêmios.

Ettore Bresciani Filho - Engenheiro pelo ITA, doutor pela Escola Politécnica da USP e professor titular; aposentado da Unicamp. Professor responsável pelo curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Membro do CLE/Unicamp e da ASQ desde 1974.

Evandro G. Lorentz - Engenheiro e matemático (UFJF), mestre (UFMG). ASQ Fellow, ASQ/CQE e CQA. Fundador e primeiro chair da International Member Unit (ASQ/IMU) brasileira. Consultor e professor de pós-graduação em cursos de especialização.

Fabio Braga - Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, ex-vice-presidente de Engenharia e Qualidade da TRW do Brasil, e ex-professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Atualmente, é gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL e membro da ASQ.

Francisco Paulo Uras - Engenheiro (Escola Politécnica - USP), ASQ Fellow, ASQ/CQE, CQA e CMQOE, palestrante do PEC-FGV-SP, membro do Comitê Critérios de Excelência e Instrutor dos Cursos da FNQ. Consultor para implantação do Modelo de Excelência da FNQ.

Iris Bento da Silva - Engenheiro (EESC-USP), doutor (Unicamp), professor doutor (Unicamp), professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade (Unicamp), professor da pós-graduação em Gestão da UNIMEP e ex-diretor técnico do Sindiforja, órgão ligado ao Sindipeças.

João Mário Csillag - Engenheiro (ITA), mestre e doutor em Administração de Empresas (EAESP-FGV), professor titular e ex-chefe do Departamento de Produção, Logística e Operações Empresariais da EAESP-FGV. Juiz do PNQ e autor do livro “Análise do Valor” - Editora Atlas.

Marcio Migues - Engenheiro, pós-graduado, especialista em qualidade, atuou na Volkswagen e é diretor de Qualidade Mercosul da Renault. É presidente do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e coordenou por 12 anos cursos de pós-graduação em qualidade e produtividade.

Vivaldo Russo - Engenheiro (Unicamp), presidente de Hydraulics Business da América do Sul da EATON, professor do curso de especialização em Engenharia da Qualidade da Unicamp. Membro e ex-diretor da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – Susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308