Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/09/2010
Equipe da USP São Carlos é campeã da Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste Fiat

Competição reuniu 28 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, além de Brasília, neste fim de semana (25 e 26), em Sarzedo, MG

A equipe EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, sagrou-se campeã, com 776,56 pontos, da Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste Fiat, realizada neste final de semana, dias 25 e 26, em Sarzedo, Minas Gerais. A equipe Eco Poli Cieser, da Escola Politécnica da USP, foi a segunda colocada, com 765,72 pontos, seguida da equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, com 678,24 pontos.

A competição, organizada pela SAE BRASIL com o apoio da Seção Regional de Minas Gerais, reuniu 28 carros, de um total de 30 inscritos, projetados e construídos por cerca de 400 estudantes de 26 instituições de ensino superior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília.

A competição foi uma oportunidade para os estudantes aperfeiçoarem os projetos de carros off-road que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente no primeiro trimestre de cada ano com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País.

Realizada no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, a Competição teve início no sábado (25), com apresentação oral dos projetos e avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor, além da prova mais desafiadora, bump track, rampa e suspention & traction, feita numa pista cheia de obstáculos que coloca em teste a resistência dos carros. Dia 26, domingo, os carros foram submetidos a provas de velocidade e um enduro de resistência, com três horas de duração.

Trabalho duro foi a justificativa da equipe campeã, EESC USP 1, composta por 13 estudantes de Engenharia Mecânica. “Trabalhamos bastante para conseguir este resultado, agora estamos mais animados para a etapa nacional, porém não podemos relaxar”, explica o capitão Pedro Leitão, de 20 anos. O estudante conta que durante as provas o carro apresentou falhas, mas a união da equipe contribuiu para resolver os problemas. “Uma equipe alinhada e unida é fundamental para enfrentar as adversidades”, diz Leitão.

Prêmio Fiat - Durante a competição, a Fiat ofereceu o ‘Prêmio Fiat – Boas Práticas em Engenharia’ para os Baja SAE que apresentaram o menor peso e completaram 50% + 1 voltas do enduro, em relação ao número de voltas realizadas pelo vencedor do enduro de resistência, que foi a equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), de Minas Gerais.

No desafio da montadora, a equipe campeã foi a FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI, com o Baja de 155 kg, que completou 62 voltas. A equipe Eco Poli Cieser, foi a segunda colocada com o carro de 160, seguida pela EESC USP 1, com o carro de 163 kg. A primeira colocada ganhou como prêmio um netbook.

A SAE BRASIL apontou as melhores em mais cinco quesitos:

Apresentação de Projeto e Velocidade – equipe FEI Baja 1, da FEI.
Conforto – equipe FEI Baja 2, da FEI.
Custos – equipe Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB).
Suspension & Traction – equipe EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

A SAE BRASIL realizará mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Nordeste, nos dias 12 e 14 de novembro, no Estádio de Camaçari, Bahia; e a Etapa Sul, nos dias 27 e 28 novembro, no Parque Municipal de Eventos de Horizontina (RS).

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

De acordo com o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br /
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308