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 Release
22/09/2010
Falta de homologação para máquinas de construção tem painel no Congresso SAE BRASIL

No dia 5 de outubro, em SP, especialistas da área falarão sobre os impactos da ausência de regulamentação no crescimento do setor no País

O crescimento da importação de máquinas para construção preocupa a indústria brasileira. Os equipamentos entram no País sem qualquer regulamentação sobre segurança, emissões e ruídos, o que coloca o segmento industrial brasileiro à mercê de produtos com baixa qualidade e procedência duvidosa. A necessidade de o País criar requisitos legais e de homologação para a comercialização dessas máquinas no mercado nacional estará em debate dia 5 de outubro durante o Congresso SAE BRASIL 2010, em São Paulo, SP.

O painel “Homologação de Máquinas e Equipamentos no Segmento Off-road”, organizado pelo Comitê de Máquinas Agrícolas e de Construção e dirigido pelo engenheiro João Luiz Zarpelão, contará com a presença de Afonso Mamede, diretor da Odebrecht; e Mário Humberto Marques, presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção), que trarão uma visão do consumidor sobre o assunto.

Para falar pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), o painel contará com Leonardo Machado Rocha, gerente substituto da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade da instituição, que abordará as questões legais no tema.

“Vivemos um momento oportuno, com a economia aquecida e importantes eventos esportivos previstos para os próximos anos. Mas as oportunidades existem para todos e não apenas para o bom produtor. Por isso, a inexistência de regulamentação favorece o livre e acelerado crescimento das importações de produtos, muitas vezes de baixa qualidade”, alerta o engenheiro João Luiz Zarpelão.

O engenheiro ressalta que a exigência do consumidor aliada às questões de segurança, saúde e meio ambiente parece não ter deixado um produto ou serviço sem controle mínimo de qualidade. “Hoje, a irresponsabilidade social ou a poluição ambiental não são aceitas. Os produtos, além de cumprirem a sua função principal, também têm de ser veículos de transformação. No entanto, o segmento de máquinas fora de estrada está esquecido neste movimento”, diz João Luiz Zarpelão.

Engenharia – A falta de homologação também compromete os esforços da engenharia brasileira no desenvolvimento de tecnologias, segundo o engenheiro. “Sofremos com a desvalorização da engenharia na criação de produtos que agreguem tecnologias de segurança, emissões, ruídos, entre outros, em detrimento de produtos baratos e de baixa tecnologia que invadem o mercado”, afirma o dirigente.

Agendado para 5 a 7 de outubro, no Expo Center Norte,em São Paulo, o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL terá apresentações de 140 trabalhos técnicos “papers”, elaborados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, além de 20 painéis, nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, manufatura e duas rodas. Haverá, também,

Exposição tecnológica - O Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá, ainda, as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, na Exposição Tecnológica, que apresentará, em mais de 130 estandes, as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte.

O presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, Egon Feichter, destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.

19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painel ‘Homologação de Máquinas e Equipamentos no Segmento Off-Road’ – dia 5, às 15h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 21 - Vila Guilherme, São Paulo,SP.




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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