Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/09/2010
Swissport aprimora processos ambientais e conquista Selo Verde IQA-CESVI

Multinacional que fornece serviços em terra (ground service) em aeroportos do Brasil e do mundo certificou sua oficina de manutenção de equipamentos e veículos, localizada em Cumbica, Guarulhos, SP.

A Swissport Brasil, prestadora de serviços aeroportuários de origem suíça, presente em 176 aeroportos no mundo, 13 só no Brasil, conquistou o Selo Verde IQA-CESVI para o seu Centro de Manutenção e reparo de equipamentos e veículos, do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, SP. Com isso, a empresa é a primeira de ground handling service ( carga e descarga de bagagens e cargas, atendimento ao passageiro e aviação executiva, limpeza interna de aeronaves, serviço de agente de proteção, manutenção de equipamentos) a conquistar a certificação ambiental do IQA-CESVI nos processos de reparo e descarte, em atendimento à legislação vigente.

“Estamos preocupados também com o meio ambiente, além da tendência no mercado de valorizar empresas que investem em questões ambientais, um comportamento que no futuro próximo será exigência. A certificação da oficina de Guarulhos é um marco para a Swissport e mostrará ao mercado, aos clientes, que somos uma empresa com responsabilidade ambiental e que reduzimos nossos impactos no meio ambiente ”, destaca Francisco Gonçalves, CEO da Swissport no Brasil.

Para conquistar a certificação, a Swissport investiu em cabine de pintura com filtro que impede a liberação na atmosfera de materiais tóxicos provenientes da tinta. O equipamento permitiu reduzir em 40% os custos com materiais de pintura. “Com a cabine aberta, além de poluir o ar, os materiais se dispersavam mais facilmente, gerando desperdício”, conta Ronaldo Zambelan, coordenador do Centro de Manutenção da empresa.

A Swissport também adequou o local para armazenagem de materiais inflamáveis e poluentes, como óleo lubrificante, aditivo, combustível, com área de contenção em casos de vazamentos. “A contenção impede qualquer contato do líquido com o solo, evitando a contaminação também do lençol freático”, explica José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA (Instituto da Qualidade Automotivo). Nesta área de armazenagem, canaletas instaladas no chão conduzem os líquidos para a caixa coletora, para a destinação final correta.

Outra mudança significativa foi no processo de limpeza de equipamentos e peças, antes realizada com querosene e sabão alcalino. Hoje, a operação é feita com produtos biodegradáveis, como desengraxante sintético a base de água, que não agridem o meio ambiente e a saúde do funcionário. O sabonete líquido para a lavagem das mãos também foi substituído por hidratante ecológico, evitando assim a contaminação da água com resíduos da lavagem.

Descarte – De acordo com Zambelan, a empresa também aprimorou seu processo de descarte de resíduos, como óleo lubrificante. “Antes, uma empresa recolhia o material e emitia documento do serviço, o único respaldo que tínhamos. Com a certificação, tomamos conhecimento que somente as empresas que possuem o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), documento exigido pelos órgãos fiscalizadores, podem realizar o encaminhamento de resíduos a locais de armazenamento, tratamento ou descarte”, conta. Também são recolhidos por empresas autorizadas resíduos como recipiente de tinta vazio, pano contaminado com óleo e graxa, peças, resíduos de tinta, filtros, óleo e areia, proveniente do decantador, entre outros.

Componentes, como bomba de combustível, antes descartados como sucata, agora passam por processo de limpeza. “O componente é cortado ao meio para limpeza e descontaminação. Desta maneira, conseguimos vender a sucata e gerar renda para a oficina”, diz Zambelan.

Outra ação em andamento, recomendada pela certificação (válida por dois anos), é a adoção de sistema para captação e armazenagem de águas pluviais para lavagem de 450 equipamentos e piso da oficina. Com o sistema, a empresa prevê economia de 60% do consumo atual de água.

Treinamento – A Swissport também participou de treinamento em “Separação de Resíduos e Aspectos Ambientais”, ministrado pelo Instituto a 55 técnicos da oficina, entre outros participantes. “Separar resíduos é simples, é um ato mecânico, mas os funcionários devem saber o motivo da separação e a importância dessa ação”, explica Zambelan. O treinamento do IQA também mostrou como manusear sucata e todo resíduo gerado na oficina.

Todo o processo de adequação da oficina e certificação, que durou 6 meses, também contou com a participação de outras áreas da empresa, como a área de Suprimentos. Agora, a empresa se prepara para conquistar a certificação nos aeroportos de Congonhas, na capital, e Viracopos, em Campinas, SP; e no Galeão, Rio de Janeiro, que deverão receber a certificação ambiental ainda neste ano.

Todas as oficinas, além da unidade de Guarulhos, também revisarão seus processos para obter a certificação de Serviços do IQA.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso - estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 (11) 7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308