Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/10/2010
Carreira do engenheiro de competição é pauta hoje no Congresso SAE BRASIL

O Painel Motorsport reune hoje (6 de outubro) profissionais do automobilismo de competição para discutir perfil do engenheiro para a área

Diante de tamanha competitividade, desafios, modernas tecnologias e inovações, qual o perfil do profissional de engenharia que o automobilismo de competição precisa? Para responder essa e outras questões, especialistas automobilismo de competição participam hoje (6 de outubro), do Painel Motorsport do Congresso SAE BRASIL, que tem início às 15h, nos auditórios Jaçanã 1 e 2 do Expo Center Norte, em SP.

O painel focará ainda as diferenças entre os mercados brasileiro e europeu, principalmente o tradicional mercado inglês, que forma engenheiros especializados e possui grande número de categorias.

Com o tema ‘O perfil do engenheiro para o automobilismo’, o painel, além de traçar um perfil do engenheiro ligado ao Motorsport, também vai explorar as situações rotineiras da atividade profissional. Serão abordados os aspectos envolvidos na escolha da profissão em um País onde a tradição está na formação de pilotos e não de engenheiros. “Sem falar das universidades, que não possuem cursos especializados em engenharia de competição”, ressalta Marlene Gwadera, diretora do comitê de Eventos Especiais, responsável pelo painel.

Entre os convidados está o ex-piloto Maurizio Sala, que ingressou no automobilismo na década de 1970 e já participou de todas as categorias existentes no esporte, como a Mil Milhas Brasileiras, É detentor de títulos dos campeonatos Inglês e Japonês de Fómula 3, 24 Horas de Le Mans, entre outros. Além disso, também foi chefe da equipe oficial da Mitsubishi no VI e VII Rallies dos Sertões, e da Mitsubishi M.Sala/ BF Goodrich no VII Rally dos Sertões.

Também presente no encontro o especialista em automobilismo Rodolfo Perdomo, que coordena o curso de engenharia mecânica, com ênfase no automobilismo de competição, da Universidade de Tuiuti, no Paraná. Perdomo também é coordenador do EngMakers Racing Development Program, programa de treinos voltado para jovens pilotos que queiram iniciar carreira em categorias de fórmula e que inclui estágios em diferentes equipes de competição dentro e fora do Brasil.

Outro participante é Gustavo Brambilla, engenheiro de Qualidade da Volkswagen do Brasil, que estagiou na equipe da Renault de Fórmula na Inglaterra, após ter sido premiado no concurso de Pesquisa e Desenvolvimento Mundial criado pela Academia Altran de Engenharia (Altran Engineering Academy) em julho de 2008.

Competição - Fernando Gonzalez, engenheiro do Departamento de Engenharia de Competição da Mitsubishi Motors do Brasil, vice-diretor do Comitê SAE Projeto Formula SAE BRASIL e membro do Conselho Mundial do Formula SAE, também participa do painel. Gonzalez comentará sobre a contribuição que a Competição Estudantil Formula SAE BRASIL tem dado para a formação de engenheiros de competição no País.

Participa ainda o engenheiro mecânico automobilístico Lucas Elias, supervisor técnico e engenheiro de competição na Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. Durante a graduação na FEI, Lucas Elias ajudou a sua equipe a conquistar o título de campeã na Competição de Formula SAE BRASIL, no Rio de Janeiro, em 2006.

Mediado pelo jornalista Wagner Gonzalez, da Confederação Brasileira do Automobilismo (CBA), o painel Motorsport é um dos 20 eventos temáticos do 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que vai até 7 de outubro, e este ano está sob o comando do engenheiro Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

O congresso conta ainda com a apresentação de 140 trabalhos técnicos (“papers”), elaborados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, sobre as diversas áreas da mobilidade. Além dos “papers” e painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reune em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras na área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em mais de 130 estandes.

Egon Feichter destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.

19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painel de Motorsport – ‘O perfil do engenheiro para o automobilismo’, hoje, dia 6, a partir das 15h.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 21 - Vila Guilherme, São Paulo,SP.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308