Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2010
Tendências em testes e simulações serão debatidas em simpósio da SAE BRASIL

Encontro reunirá dia 13 de setembro, em SP, especialistas de montadoras, sistemistas e empresas de engenharia para analisar conquistas da área

A engenharia brasileira avança no campo de testes e simulações, com investimentos em centros de realidade virtual e ferramentas 3D para integrar desenvolvimento de produto e manufatura, reduzir custos e elevar a competitividade. Para analisar as conquistas de montadoras, sistemistas e empresas de engenharia e software na área, será realizado no dia 13 de setembro o Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, no Centro de Convenções Milenium, em SP (rua Doutor Bacelar, 1043).

“Com a competição intensa na indústria automotiva, os testes e simulações têm hoje grande importância no desenvolvimento de projetos, acelerando a tomada de decisões, otimização e resultados finais”, destaca Flávio Campos, chairman do encontro, organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL.

Thomas Gillespie, diretor da Mechanical Simulation Corp, sediada nos Estados Unidos, ministrará palestra. Referência mundial em dinâmica veicular, PhD e professor do University of Michigan Truck Research Institute (UMTRI), Gillespie falará sobre o uso da simulação para reduzir o volume de testes de desenvolvimento, além de abordar sobre a efetividade das simulações nos projetos automotivos.

Outro palestrante internacional será Marc Boonen, presidente da LMS America, uma das gigantes mundiais em ferramentas de testes e simulações, que falará sobre como a integração inteligente de sistemas proporciona maior desempenho e design inovador.

Também ministrará palestra Matthias Friedrich, da FE-Design GmbH, da Alemanha, que apresentará cases da Opel, Porsche e Daimler na área, além de falar sobre otimização estrutural em produtos automotivos.

Montadoras – Do lado das montadoras, a Ford Brasil, representada por José Antônio Felício Júnior, supervisor de Engenharia de Desenvolvimento de Produto, mostrará o programa de simulações voltado para produto utilizado pela montadora no País.

Já a General Motors do Brasil apresentará, na palestra de Roberto Pereira Ramos, gerente de Engenharia, os avanços na área de CAE na Engenharia do Produto, ao mostrar as novas simulações para prever e repor resultados de testes. Além disso, também abordará o uso da simulação como solução de problemas não previstos.

Entre as sistemistas, a Behr Brasil apresentará, nas palestras de Hans Martin Stuck, supervisor de Validação; Hélio Nakamura, engenheiro de Simulação FEA; e Rafael Vieira, técnico em Validação, como a simulação de arrefecimento reduz protótipos físicos. O tema “Sistemas de Simulação HIL para Diagnose Elétrica e OBD em ECUs”, voltado a motores diesel, será tratado por Ricardo Ranal, engenheiro da MWM Internacional Motores.

Soluções – Para falar sobre o desafio de acelerar os projetos automotivos, a SAE BRASIL convidou Gabriel Gueler, diretor de Tecnologia, e Mariana Batista, supervisora de Cálculos, ambos da Smarttech. Do mesmo setor, a ESSS apresentará a simulação acoplada a ferramentas de sistema, com Cesareo de La Rosa Siqueira, diretor de Desenvolvimento de Mercado, Juliano Jujioka Malogni, analista de Suporte, e Mateus Bonadiman, gerente de Negócios, que apresentarão a palestra “Redução do Ciclo de Projeto com Simulação Multifísica”.

Os cenários e tendências, as novas ferramentas e tecnologias em testes e simulações serão apresentados num painel com Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos; Marcos Yankelevich, diretor da SYCAD Systems, e Sadao Hayashi, diretor da NHT, com coordenação de Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi e diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

De acordo com Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, os simpósios da entidade debatem temas de extrema importância para o desenvolvimento do setor automotivo. “Os avanços tecnológicos na área da mobilidade, as tendências mundiais e regionais, o mercado, os desafios do setor, a busca pela competitividade da indústria brasileira, entre outros assuntos de grande relevância, são apresentados e debatidos por especialistas nacionais e internacionais nos eventos da SAE BRASIL. É uma grande contribuição para o intercâmbio de informações e para o desenvolvimento contínuo dos profissionais da área”, diz Botelho.

As inscrições estão abertas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br Informações pelo (11) 3287-2033, ramal 106.

8h30 – Abertura

8h40 – PROJETANDO A SUSPENSÃO EM UMA SEMANA – com Gabriel F. Gueler, diretor de Tecnologia, e Mariana Batista, supervisora de Cálculo da Smarttech

9h20 – SIMULAÇÃO EM SISTEMA DE ARREFECIMENTO – com Hans Martin Stuck, supervisor de Validação; Hélio Nakamura, engenheiro de Simulação FEA; e Rafael Vieira, técnico em Validação, Behr Brasil

10h – USO DA SIMULAÇÃO PARA REDUZIR O VOLUME DE TESTES – com Thomas Gillespie, diretor da Mechanical Simulation Corp (EUA).

11h10 – A INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO UTILIZADAS PELA FORD BRASIL, com José Antonio Felício Junior, supervisor de Engenharia de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil.

11h50 – MODEL BASED SYSTEMS ENGINEERING – com Marc Boonem, presidente da LMS America.

12h30 – OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL EM PRODUTOS AUTOMOTIVOS – com Matthias Friedrich, gerente de Engenharia da FE-Design GmbH.

14h30 – REDUÇÃO DO CICLO DE PROJETO COM SIMULAÇÃO MULTIFÍSICA – com Cesareo de La Rosa Siqueira, diretor de Desenvolvimento de Mercado; e Mateus Bonadiman, gerente de Negócios; e Juliano Fujioka Mologni, analista de Suporte, todos da ESSS.

15h10 – SISTEMAS DE SIMULAÇÃO HIL PARA DIAGNOSE ELÉTRICA E OBD EM ECUS, com Ricardo Ranal, engenheiro eletrônico da MWM International Motores.

16h20 – TENDÊNCIAS EM TESTES E SIMULAÇÕES, com Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos; Marcos Yankelevich, diretor da SYCAD Systems; e Sadao Hayashi, diretor da NHT. Coordenação: Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

17h05 – AVANÇOS NA ÁREA DE CAE NA ENGENHARIA DO PRODUTO DA GMB – com Roberto Pereira Ramos, gerente de Engenharia de Produto da General Motors do Brasil.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308