Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/10/2010
Plano de Transporte para a Região Metropolitana de São Paulo será apresentado hoje (7) no Congresso SAE BRASIL

Projeto da Secretaria de Transportes do Governo do Estado de São Paulo traz o cenário do sistema de transporte de carga e passageiros da região, perspectivas e ações necessárias para evitar colapso no trânsito.

Especialistas do governo e da indústria automotiva estarão reunidos hoje, dia 7 de outubro, em São Paulo, durante o Congresso SAE BRASIL 2010, para mostrar as perspectivas do sistema de transporte de carga e passageiro nos grandes centros urbanos, e as ações necessárias para desafogar as vias nestas regiões.

O painel ‘Tendências do Transporte de Carga e Passageiros nas Metrópoles’ é dirigido pelo engenheiro Márcio Schettino. De acordo com Schettino, o tráfego de veículos nos grandes centros implica custos elevados, além de prejuízos no meio ambiente, saúde e na economia do País. “Por isso, é urgente a necessidade de ações eficientes para reverter ou amenizar o processo, desafogar as vias e permitir crescimento sustentável”, afirma o chairman do comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso.

Neste sentido, Milton Xavier, assessor da área de planejamento da Secretaria de Transportes do Governo do Estado de São Paulo, irá apresentar o ‘Plano de Transporte para a Região Metropolitana de São Paulo’ para os próximos anos. O projeto vai não só traçar o cenário do sistema de transporte de carga e passageiros da região, mas as perspectivas futuras e ações necessárias para evitar colapso no trânsito.

Uma dos assuntos que serão abordados será a melhor distribuição entre modais, reduzindo os atuais 90% de utilização do sistema rodoviário para 70%, sem diminuir ou frear o aumento da frota.

Novos Terminais - “O planejamento prevê que o percentual seja transferido para transporte ferroviário. O ganho seria, principalmente, em tonelagem transportada. Também é estudada a criação de terminais intermodais que liguem cada sistema de transporte. As medidas do governo também podem servir de base para criação de soluções em outras regiões metropolitanas afetadas pelo tráfego”, diz Schettino.

Do lado da indústria, Sandro Trentin, gerente da Randon SP, irá abordar as ‘Soluções da Engenharia Brasileira para o Transporte de Carga’. Já o debate sobre o assunto na área de passageiros ficará a cargo de Álvaro Luís Vial, gerente de Engenharia de Desenvolvimento da Marcopolo.

Para Schettino, o debate é necessário para delinear as ações de governo, da iniciativa privada e da indústria automobilística que contribuam para a mobilidade do futuro.

Agendado até 7 de outubro, no Expo Center Norte, o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL também terá 136 apresentações de trabalhos técnicos (“papers”), de engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, além de outros 19 painéis, nas áreas de veículos leves, aeroespacial, máquinas agrícolas e de construção, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, manufatura e duas rodas.

Exposição tecnológica - Mais de 130 estandes, com as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte, das principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, serão apresentados na Exposição Tecnológica, do Congresso SAE BRASIL 2010.

Egon Feichter, presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, afirma que o encontro é uma oportunidade única para os profissionais e estudantes de engenharia se atualizarem sobre os últimos desenvolvimentos do setor. “O Congresso permite a interação e intercâmbio técnico de informações entre empresas e profissionais da área, envolvidos com as últimas pesquisas, produtos, tecnologias e serviços”, destaca Feichter.


19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 - das 12h às 20h30
Painel ‘Tendências do Transporte de Carga e Passageiros nas Metrópoles’ – dia 7 de outubro, às 13h30
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 21 - Vila Guilherme, São Paulo,SP.
Inscrições: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308