As estratégias das montadoras e autopeças na disputa pelo mercado interno diante dos avanços internacionais será o tema do Simpósio SAE BRASIL de Tendências e Inovação na Indústria Automobilística no dia 30 de agosto. O encontro da SAE BRASIL será realizado no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo (avenida Nações Unidas, 12.559, Brooklin).
Na oportunidade, experts do setor mostrarão qual o caminho que as empresas seguem para reduzir custos, obter ganhos logísticos e tornar as operações mais eficientes. Além disso, irão apontar qual é o papel do governo e instituições do setor neste cenário e como a indústria e os profissionais devem se preparar para o avanço da competitividade.
Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da entidade, adverte que, apesar dos investimentos bilionários que estimulam o setor no País, faltam estratégias e programas para tornar a indústria competitiva diante dos novos players. “O cenário é muito favorável e pede novo modelo de desenvolvimento para enfrentar a ‘guerra’ da competitividade. Qual modelo adotar e como reduzir custos e ganhar escala serão focos do debate”, diz o diretor da SAE BRASIL.
Stephan Keese, diretor da Roland Berger, abrirá as apresentações, com avaliação dos esforços das empresas para ganhar mais competitividade, diante de um cenário global em rápida evolução. Já Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, trará os cenários econômicos da indústria automobilística, ao abordar os investimentos e evolução no mercado de commodities.
Montadoras - Outro convidado é Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, que contará como a montadora reinventa suas operações automotivas neste momento. Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil, também estará presente no encontro para apresentar os cenários internacionais no setor e as estratégias da montadora. Já a Ford falará sobre seus novos planos para o Brasil. Marcos Oliveira, presidente da Ford Mercosul, mostrará qual é o ponto-de-vista da montadora para o crescimento.
As mudanças em logística e compras também estão na pauta do evento. O assunto será tema das palestras de Edgard Pezzo, vice-presidente de Compras da General Motors América do Sul; José Manoel Fernandes, diretor de Compras da ArvinMeritor; e Osias Galantine, diretor de Compras, Grupo Fiat (a confirmar).
Para analisar a adequação de projetos globais à realidade brasileira e apresentar as tendências na área de tecnologias e produtos, a SAE BRASIL convidou Carlos Eugênio Dutra, diretor de Planejamento e Estratégia de Produtos da Fiat Automóveis; Márcio Afonso, diretor de Engenharia da Ford do Brasil; Ronald Linsmayer, vice-presidente de Operações e COO da Mercedes-Benz do Brasil; e Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM. Os executivos participarão do painel “Projetos Automotivos Competitivos para o Brasil”, coordenado por Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.
Suprimentos - O simpósio também irá debater como fica a cadeia de produção diante dos avanços internacionais e como deve se preparar para a competição. Participarão do debate Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Paulo Bedran, diretor do Departamento de Indústrias de Equipamento de Transporte, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e Flávio Del Soldato, diretor da Automotiva Usiminas, com coordenação de Letícia Costa, sócia-diretora da Prada Assessoria.
As inscrições para o simpósio estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106. Mais informações na website www.saebrasil.org.br. Confira a programação:
Abertura, com Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL
ESTRATÉGIAS PARA A GUERRA DA COMPETITIVIDADE - O mercado global e a competitividade da indústria brasileira, com Stephan Keese, diretor da Roland Berger.
OS DESAFIOS DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA - Os cenários internacionais no setor automotivo e as estratégias da General Motors, com Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil
OS NOVOS PLANOS DAS MONTADORAS PARA O BRASIL – O ponto-de-vista da Ford para o crescimento, com Marcos de Oliveira, presidente da Ford Mercosul.
VW: REINVENTANDO AS OPERAÇÕES AUTOMOTIVAS - Desafios para ganhar competitividade, com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
COMO FICA A CADEIA DE PRODUÇÃO? - O novo mapa da produção e as relações de suprimentos. Fabricar ou montar?Como ser competitivo?, com Flávio Del Soldato, diretor da Automotiva Usiminas; Paulo Butori, presidente da Sindipeças; Paulo Bedran, diretor do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC. Coordenação: Letícia Costa, sócia-diretora da Prada Assessoria.
O QUE MUDA EM LOGÍSTICA E COMPRAS - A influência da globalização e das commodities. Novos materiais e tecnologias, com Edgard Pezzo, vice-presidente de Compras da GM América do Sul; José Manoel Fernandes, Diretor de Compras da ArvinMeritor; e Osias Galantine, Diretor de Compras do Grupo Fiat (a confirmar).
A ECONOMIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA – Cenários econômicos, investimentos e evolução no mercado de commodities, com Octavio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.
PROJETOS AUTOMOTIVOS COMPETITIVOS PARA O BRASIL - Adequação dos projetos globais à realidade local. Tendências em tecnologia e produto. Inovação, com Carlos Eugênio Dutra, diretor de planejamento e estratégia de produtos da Fiat Automóveis; Márcio Afonso, diretor de engenharia da ford do Brasil; Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors; e Ronald Linsmayer, vice-presidente de Operações e COO da Mercedes-Benz do Brasil. Coordenação: Renato Mastrobuono, diretor de Engenharia da Iveco.
|