Direcionadores de mudanças no setor Aeroespacial, aeronaves não tripuladas, totalmente automatizadas e utilização de combustíveis alternativos. Para apresentar o estágio de desenvolvimento destas tecnologias no Brasil e Exterior, e seus impactos no setor, especialistas da área estarão reunidos amanhã (5), no painel ‘Inovação no Desenvolvimento de Aeronaves’, durante o Congresso SAE BRASIL 2010, que será realizado em São Paulo.
Organizado pelo Comitê Aeroespacial, o painel tem à frente o engenheiro José Fernando David Farat. O dirigente conta que as constantes transformações sociais, políticas e ambientais demandam produtos mais sustentáveis, seguros e competitivos, e impactam no desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas.
“Com a velocidade das transformações em todos os campos, é preciso identificar tendências e analisar as incertezas para direcionar os futuros desenvolvimentos no setor”, ressalta o engenheiro.
Para falar sobre os cenários que impactam o setor, Antonio da Cunha Campello, diretor de Planejamento Estratégico da Embraer, abordará a ‘Identificação de direcionadores de mudanças’, a partir dos aspectos tecnológicos, demográficos, culturais e políticos que permeiam as novas estratégias do mercado de aviação comercial.
“As preocupações com o meio ambiente e segurança direcionam o desenvolvimento de sistemas embarcados, de propulsão de nova geração, entre outras tecnologias. As tendências também caminham para maior flexibilidade e redução de custos de aeronaves mais complexas. Tudo isso torna necessária a adoção de conceitos radicalmente diferentes no projeto de aeronaves”, diz Farat.
Inovação - Outra solução trabalhada pela indústria aeroespacial brasileira é o desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados. O tema será apresentado por Flávio Araripe, coordenador do Programa VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) do DCTA/IAE (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial/Instituto de Aeronáutica e Espaço), órgãos do Comando de Aeronáutica.
Em sua apresentação – ‘Novos conceitos de Veículos Aéreos Não Tripulados’ –, Araripe contará como o Brasil se prepara para ter domínio tecnológico em reconhecimento, monitoramento ambiental, inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica, tubulação de gás, tráfego urbano e outras áreas.
Neste campo, serão mostrados os resultados alcançados, como automação envolvendo sistema de navegação e de controle, testada com sucesso em percursos e, também, a aeronave em acompanhamento de traçados em voos totalmente autônomos.
Adilson Liebsch, gerente de Marketing de Produto da Amyris, encerrará o painel com o tema “Fatores de Sucesso para Introdução de Combustíveis Alternativos”. Empresa de biotecnologia, a Amyris abordará a complexidade e os desafios ligados à introdução de combustíveis alternativos. “Vamos conhecer a influência de fatores como tecnologia, escolha de matéria-prima, escala de produção, viabilidade econômica e sustentabilidade relacionados com a utilização de combustíveis alternativos em sistemas de propulsão de aeronaves comerciais”, completa o diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE BRASIL, José Fernando David Farat.
Agendado para 5 a 7 de outubro de 2010, no Expo Center Norte, o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL terá 136 trabalhos técnicos (“papers”) apresentados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, além de 20 painéis temáticos, nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, máquinas agrícolas e de construção, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, manufatura e duas rodas.
Exposição tecnológica - Mais de 130 estandes, com as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte, das principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, serão apresentados na Exposição Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2010.
O Congresso SAE BRASIL 2010 será presidido por Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto na Volkswagen do Brasil. Egon Feichter destaca que o maior objetivo do Congresso é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma. |