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 Release
27/07/2010
Cursos SAE BRASIL - Agosto e Setembro

CURSOS AGOSTO


Certificação Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma
Dia 3 de agosto – SP


Carga Horária – 64h

Instrutor – Sinval Daffre e Aparecido Pereira da Silva

Objetivo – O objetivo do treinamento é capacitar os participantes a conduzir projetos utilizando o método DMAIC de forma sistemática para resolução de problemas redução de custos e melhoria contínua de processos. Para isso, utilizará ferramentas estatísticas na análise de dados para tomada de decisões. Desenvolverá e/ou aperfeiçoará o trabalho em equipe e as relações multifuncionais.
O treinamento é dividido em quatro módulos de ensino (aulas teóricas). Durante o treinamento é utilizado o software estatístico MINITAB (Six Sigma Institute fornece versões demo com validade de 30 dias). Isto facilita a compreensão de ferramentas estatísticas mais complexas como Boxplot, Main Effect, Teste de Hipótese, ANOVA e DOE.

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Solução de problemas e as sete ferramentas da qualidade
(Seção São Carlos/Piracicaba)
Dias 3 a 5 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária – 9h

Instrutor – Rodrigo M. da Silva

Ementa – Solucionar problema de forma organizada é uma das maiores forças do STP (Sistema Toyota de Produção). Muitos dizem que está habilidade de analisar e resolver problemas de forma sistemática é o diferencial da Toyota. Na maioria das empresas nacionais, a aplicação correta da sistemática de solução de problemas é de certa forma não conhecida ou esquecida. Muitas vezes a sistemática é aplicada somente para atender os requisitos dos clientes, o que acaba deteriorando o processo e atuando de forma muito superficial. É muito comum se ver empresas atacando os efeitos dos problemas e não a causa.
Tópicos:
• Definição de Um problema;
• Desenvolvimento da sistemática de solução de problemas;
• Aplicação das sete ferramentas da qualidade na sistemática de solução;
• Metodologias de solução de problemas.

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Aerodinâmica de Aviões e Helicópiteros
Dias 5 e 6 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo – Apresentar de forma clara e abrangente os aspectos construtivos e operacionais relacionados com a aerodinâmica de aeronaves e suas conseqüências na segurança. Em todos os tópicos do curso são analisados diversos acidentes aéreos sob a ótica da dinâmica do vôo pois, recentemente e em menos de um ano, ocorreram os dois maiores acidentes aeronáuticos brasileiros envolvendo aeronaves comerciais e a queda de três helicópteros em um só dia.

Público-alvo - Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.

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Gestão de Custos Industriais
Dias 9 e 10 de agosto – SP


Carga Horária – 12h

Instrutor – Prof. Dr. Nilton Nunes Toledo

Ementa
- Introdução
- Definição de Custos e seu uso
- Classificação dos Custos
- Conceituação do Custo e os demais Gastos
- Fatores do Custo
- Sistemas de Custeio
- Análise dos Custos
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Turboalimentação de Motores a Combustão Interna
Dias 9 a 18 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutores – Celso Samea
Ementa - Introdução e História da Sobrealimentação (I);
Princípios de funcionamento (I);
Interação do turbo com o motor (I);
Componentes principais e detalhes construtivos (II);
Rotordynamics e ruído (II);
Compressores (III);
Turbinas (III);
Atuação (IV);
Matching e simulação (IV);
Novas Tecnologias (V).

Público-alvo - Engenheiros e estudantes de engenharia

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Administração do Tempo
Dia 11 de agosto – SP


Carga Horária – 8h

Instrutor – Ricardo Rodrigues Buonanni

Objetivo -
•Avaliar o uso individual que o participante faz do tempo.
•Diagnosticar o “vazamento” do tempo: desperdiçadores, ladrões e vampiros do tempo.
•Identificar recursos internos que possibilitem uma mudança de atitude, levando ao aproveitamento melhor do tempo, tornando-o um aliado.
•Conhecer novas propostas de administração: administrar-se no tempo
•Fornecer um repertório de ações para uma melhor administração do tempo.
•Refletir sobre o que é realmente importante no trabalho e na vida para poder priorizar as prioridades.

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Dinâmica da Frenagem
Dias 12 e 19 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Dinâmica da desaceleração.
Forças e limites de frenagem.
Dissipação da energia cinética.
Distribuição da frenagem entre os vários eixos.
Dinâmica da frenagem de veículos articulados.
Dispositivos anti-travamento (abs).
Estudo de concepções construtivas e aplicações.
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Sistemas Eletrônicos Embarcados
Dias 14 e 21 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Dr. Frederico Barbieri

Ementa
- Geração e partida elétrica
- Central elétrica de motores e transmissão.
- Proteção e alimentação de circuitos.
- Sistema de monitoramento.
- Sistema de instrumentação.
- Sensores e transdutores.
- Redes de cabos e fibras óticas.
- Controle de ABS, tração, comandos.
- Sistemas de segurança passiva e ativa.

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Análise de Riscos em Projetos
Dias 16 e 17 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutores – Prof. Luiz Pedroso

Ementa - "Otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior" .
Nem sempre as boas intenções nas decisões tomadas durante a vida de um projeto são garantia de sucesso. A experiência mostra que um dos fatores mais críticos para o insucesso de um projeto é a falta do gerenciamento dos riscos e a não mitigação dos mesmos. Sem mitigar os riscos, freqüentemente um projeto caminha para ter sérios problemas no seu gerenciamento. “Se você não tem tempo ou recursos para mitigar os riscos agora, tenha certeza absoluta que você deverá ter tempo ou recursos para atacá-los quando se tornarem problemas”. Risco é um problema que ainda não ocorreu, portanto ainda temos chance de gerenciá-lo.
A vida dos gerentes de projetos está cada vez mais difícil. O crescimento na complexidade dos projetos com as exigências de custos cada vez menores e prazos mais curtos é uma constante nos tempos atuais, somando-se a isto a velocidade da evolução/mudança tecnológica que estamos experimentando, temos aí todos os ingredientes que tornam um projeto em uma verdadeira bomba relógio.
Este curso pretende dar uma visão geral de como as empresas estão tratando com os riscos em seus projetos dentro da ótica dos processos do PMI Project Management Institute.
Serão abordados os seguintes temas:
1. Análise de Decisão em Projetos
2. Expected Value – Teoria do Valor Esperado
3. Payoff Table
4. Árvore de Decisão
5. Simulação de Monte Carlo
6. Gerenciamento dos Riscos em Projetos e seus processos.

Público-alvo - Gerentes nas áreas de informática, desenvolvimento de produtos, novas instalações e/ou ampliações, e pessoas envolvidas na área de projetos empresarial.
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Metodologia e Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva
Dias 16 e 17 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Heymann A. R. Leite

Ementa
1. Conceituação de Projeto.
2. Noções sobre o PMI e PMBOK.
3. O Planejamento do Produto.
4. A Gestão de Programas de Produto.
5. A Metodologia dos 7 Marcos.
6. Atividade da Engenharia do Produto que suportam o programa.
Cada aluno receberá o livro: “GESTÃO DE PROJETO DO PRODUTO: A Excelência da Indústria Automotiva ” do prof.Heymann A R Leite, como material didático de apoio.

Público-alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia. Engenheiros e técnicos que estejam trabalhando em áreas como engenharia de chassi, produto, experimental e engenharia de vendas técnicas ou aplicação de produto.

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Aerodinâmica Veicular
Dias 20 e 21 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo - Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com a aerodinâmica, a troca de calor e o desempenho.

Público-alvo - Este curso se destina a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca térmica em geral.
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Lubrificantes Industriais e Fluídos para Usinagem de Metais
Dias 23 e 24 de agosto – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Cláudio Buono Júnior

Objetivo - Preparar e orientar os participantes a aplicar corretamente e obter o melhor rendimento do uso de óleos lubrificantes, graxas e fluídos para usinagem - solúveis e integrais - em máquinas operatrizes e equipamentos em geral.

Público-alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de produção, manutenção, reparação, assistência técnica, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes industriais e fluídos de corte solúveis e integrais nos processos de fabricação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira, tais como: supervisores, técnicos (de fábrica, laboratório e projetos) e operadores de máquinas (operador-lubrificador).
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Mapeamento do Fluxo de Valor de um Processo Produtivo
(Seção São Carlos/Piracicaba)
Dia 24 de agosto – Piracicaba/SP


Carga Horária– 4h

Instrutor – Prof. Pedro Perin

Ementa - Aprender a enxergar os desperdícios gerados por um processo produtivo é muitas vezes tarefa difícil para os gestores de produção. A rotina de atividades do dia a dia de um gestor muitas vezes o impede de perceber as fontes que geram desperdícios e atrapalham seu desempenho operacional. Todas as perdas de um processo produtivo podem ser sistematicamente identificadas e eliminadas por meio de uma análise de perdas consistente e ações bem definidas.
Tópicos:
• Conceitos básicos sobre Lean Manufacturing;
• Definição e cálculo de Takt Time . Definição e Cálculo de OEE;
• Conceito de fluxo contínuo e Sistema Puxado ;
• Conhecendo o estado atual
• Definindo estado futuro

Público-alvo - Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.

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Injeção de Plásticos: Simulador x Try-out
Dias 26 e 27 de agosto –SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Thiago Guerra

Objetivo do curso - O objetivo do curso é explicar para os participantes o que é uma simulação de injeção de plásticos, qual o potencial de aplicação deste tipo de ferramenta, como correlacionar os dados virtuais com o try-out e quais são os erros mais comuns cometidos durante a injeção de peças plásticas.

Público-alvo - Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.
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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Dias 30 e 31 de agosto –SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa –
Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
-Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade, tipos de bases ( minerais e sintéticos ).
-Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
-Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca, problemas de formação de borra.
-Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão ( caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas ) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
-Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
-Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
-Conceito de Lubrificação Integrada.

Público-alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de Manutenção, Reparação, Assistência Técnica, Oficinas Mecânicas, Controle de Qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

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Kizen de Produtividade
(Seção São Carlos/Piricicaba)
Dias 30 de agosto e 1º de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária – 9h

Instrutor – Prof. Pedro Perin

Ementa - Muitas empresas têm dificuldade de responder rapidamente sua capacidade instalada para seus clientes. Muitas vezes esta dificuldade tem relação com a falta de conhecimento do tempo de ciclo produtivo. A metodologia kaizen de produtividade gera respostas rápidas sobre capacidade produtiva aos gestores e possibilita análises de ganhos de produtividade nunca antes pensadas pela organização. Com a implantação do trabalho padronizado é possível estabelecer uma metodologia de análise de perdas com base nas restrições e desempenho uma vez conhecidas, resultando em ações que buscam a adequação da capacidade com a demanda do cliente, assegurando o melhor custo benefício do uso dos recursos de produção.
Tópicos:
• Conheça uma metodologia de trabalho em equipe para aumento da produtividade.
• Aprenda a calcular e entender a importância do Takt Time;
• Desenvolva conceitos de atividades que agregam e não agregam valor ao produto;
• Pratique o processo de padronização definindo tempos de cada atividade do operador e encontre o gargalo do processo produtivo;
• Conheça indicadores de um processo padronizado e sua importância na adequação da capacidade instalada com a demanda do cliente..
• Aprenda a usar a padronização para otimizar seus processos produtivos, produzindo mais com o mesmo, mantendo o nível de qualidade.
Público-alvo - Profissionais que estejam atuando em organizações que trabalham com a produção seriada de bens, e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para obter aumento de desempenho de seus processos produtivos.
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SETEMBRO



Engenharia Econômica
Dias 1 e 2 de setembro – SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof.Anderson Cruz

Objetivo – Apresentar os conceitos de engenharia econômica, permitindo comparar e avaliar as alternativa de projetos de investimentos e suas alternativas embasando o processo de decisão.Treinar os participantes ao uso e aplicação de Planilhas Eletrônicas na avaliação de projetos.
Público-alvo - Profissionais envolvidos no estudo, planejamento e execução de projetos de desenvolvimento empresarial, lançamento de novos produtos, substituição de equipamentos, etc, comparando e avaliando estes projetos frente às várias alternativas disponíveis e metas empresariais.

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Engenharia Econômica
Dias 1 e 2 de setembro – SP
Carga Horária – 16h


Instrutor – Valmir Fleischmann

Objetivo – Fornecer uma revisão do método dos elementos finitos e mostrar sua aplicação no desenvolvimento dos diversos componentes e sistemas automotivos.

Ementa
- Revisão da Teoria de Estado Plano de Tensão e Deformação
- Revisão da Teoria do Estado Triplo de Tensão e Deformação
- Revisão do Método dos Elementos Finitos
• Teoria de vigas considerando torsão, flexão em vigas de Euler e Timoshenko
• Teoria de cascas e exemplos
- Revisão da Teoria da Plasticidade
• Fundamentos da Teoria da Plasticidade
• Comportamento de Materiais Elasto ideal Plástico, Elasto-Plástico
- Procedimento para Elaboração e de Modelos de Elementos Finitos
• Considerações Iniciais no Modelamento
• Seleção de Elemento Apropriado
• Problemas em Modelamento: distorção, warp e interpretação de erros
• Procedimento para analises linear e não linear
- Procedimentos para Coloção de Carregamentos e Aplicação das Condições de Contorno
- Procedimentos para Obtenção de Carregamentos em Estruturas Veiculares
- Utilização de FEM em Carroçaria
- Utilização de FEM em Chassis
- Descrição do Modelo Elasto-Cinemático da Suspensão
- Utilização de FEM em Componentes de Suspensão
- Análise Não-Linear em Sistemas Automotivos
- Simulação de Impacto Frontal, Traseiro e Lateral
- Utilização de NVH nos Métodos dos Elementos Finitos
- Utilização de FEM em Durabilidade Veicular
Público-alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos alem de ser distribuídos exercícios para fundamentar os conceitos.
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Ruídos e Vibrações de Motores
Dias 4 e 18 de setembro – SP


Carga Horária – 16h

Instrutores – Fernando Castro Pinto

Ementa -
- Conceitos básicos em Acústica
- Escala e instrumentação para medição de ruídos e vibrações
- Radiação sonora de estruturas vibrantes
- Isolamento de ruídos
- Material de absorção sonora
- Acústica de cavidades veiculares e dutos
- Propagação sonora em dutos
- Fontes de ruídos e vibrações veiculares. Ruídos de motores
- Simuladores para qualidade sonora
- Métodos numéricos para soluções dos problemas vibro acústicos. Aplicações: silenciadores, caixa de engrenagem e outras
- Qualidade sonora dos produtos

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SMED – A Ferramente Flexível da Manufatura
Seção São Carlos/Piracicaba
Dias 8 e 9 de setembro – Piracicaba/SP


Carga Horária – 6h

Instrutor – Antonio José Setem

Ementa: É amplamente reconhecido os ganhos obtidos com a aplicação das técnicas utilizadas pelo pioneiro, o Sr. Shigheo Shingo no SMED, sejam elas usadas na troca de ferramentas ou nas atividades de manutenção preventiva. E a utilização dessa ferramenta nas mais variadas aplicações tende a alinhar-se com o que as fábricas em geral desejam, ou seja, fazer certo da primeira vez, eliminar o desperdício e o mais importante: elevar a produtividade.
Tópicos:
Breve histórico do SMED;
Conceitos básicos da Ferramenta;
Aplicação e utilização do SMED;
Procedimentos na utilização do SMED;
Ganhos obtidos;
Medições e acompanhamentos contínuos;
Novas tendências de aplicação da Ferramenta.

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Dinâmica da Suspensão e conforte
Dias 9 e 16 de setembro –SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - Limites de conforto para passageiros e cargas.
Oscilações livres e forçadas.
Modelos com um e mais graus de liberdade.
Freqüências, rigidez e amortecimento.
Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas.
Suspensões ativas.
Análise de concepções construtivas e aplicações.
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Aerodesign
Dia 11 de setembro –SP
Carga Horária – 8h


Instrutor – Prof. Dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Programa
1. Metodologia, concepção e requisitos de projeto.
2. Configurações de aeronaves, classificação e componentes.
3. Grupo moto propulsor. Potência. Tipos de motores, hélices e seus efeitos nas aeronaves.
4. Aerofólios. Ângulos de ataque e de incidência. Vento relativo. Centro de pressão. Sustentação. Arrasto. Coeficientes. Curva Polar. Estóis. Efeito solo.
5. Estabilidade longitudinal, lateral e direcional. Eixos de uma aeronave. Comandos de vôo. Mecanismos de acionamento. Tipos de equilíbrio. Comportamento dinâmico.
6. Desempenho em curva. Influência do ângulo de inclinação na sustentação.
7. Desempenho em vôo de subida, cruzeiro e descida. Vôo planado. Peso e balanceamento.
8. Análise estrutural. Cargas dinâmicas. Fator de carga.

Público-alvo - Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou no ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.

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Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH)
Seção Paraná/Santa Catarina
Dias 13 e 14 de setembro – Curitiba


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof.Dr. Samir N.Y.Gerges

Objetivo - Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão das vibrações e ruído veicular. O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruído juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes. O curso cobre uma grande gama de problemas com casos de estudos reais. O curso e baseado no livro: Ruídos e Vibrações Veiculares, 2005, 750 páginas, A4 de autoria do prof. Samir e equipe de 20 especialistas a níveis de mestrado e doutorado na área.

Público-alvo - Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças, também estudantes de engenharia.
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Conceitos Gerais sobre Torque, Processos de Aperto
e Metodologia para controle do Torque
De 13 a 15 de setembro - SP


Carga Horária – 20h

Instrutor – Prof.Dr. Roberto Garcia

Objetivo - Fornecer um forte embasamento para o estudo dos mecanismos de geração, radiação e transmissão das vibrações e ruído veicular. O curso apresenta os princípios de controle de vibrações e ruído juntamente com as últimas técnicas de engenharia existentes. O curso cobre uma grande gama de problemas com casos de estudos reais. O curso e baseado no livro: Ruídos e Vibrações Veiculares, 2005, 750 páginas, A4 de autoria do prof. Samir e equipe de 20 especialistas a níveis de mestrado e doutorado na área.

Público-alvo - Profissionais de nível superior ou técnicos especializados nas áreas de medição, projeto, desenvolvimento, engenharia, instalação, gerência, controle de qualidade, PD e campos afins, da indústria automotiva e setor de autopeças, também estudantes de engenharia.
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Relacionamento Interpessoal
Dia 15 de setembro - SP


Carga Horária – 8h

Instrutor – Profª Ilíada de Castro

Objetivo - Fornecer estratégias para dar e receber feedback.
. Aprimorar o relacionamento.
. Vivenciar processos de integração e formação de equipes.
. Identificar o potencial de trabalho de uma equipe integrada.
. Vivenciar as crises e “limitações” num trabalho em grupo.
. Sensibilizar para a importância do comportamento assertivo e da proatividade.
. Experimentar os benefícios da cooperação e tolerância para superação de dificuldades.
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Dinâmica Veicular
De 18 de setembro a 2 de outubro - SP


Carga Horária – 24h

Instrutor – Prof. Dr. Frederico Barbieri.

Ementa -
INTRODUÇÃO
Introdução à dinâmica veicular
Fundamentos de modelagem metemática
Sistemas de coordenadas
DINÂMICA LONGITUDINAL
Carregamentos dinâmicos nos eixos
Desempenho em aceleração
Aceleração limitada pela potência do motor
Aceleração limitada pela capacidade de tração
Desempenho na frenagem
Forças resistivas
Aerodinâmica
Resistência ao rolamento
DINAMICA LATERAL
Esterçamento em baixa velocidade
Esterçamento em alta velocidade
Equações de esterçamento – regime permanente
Velocidade característica
Velocidade crítica
Comportamento Sobre/Subesterçante
Levantamento dos gradientes de Esterçamento
Influência da suspensão na dinâmica lateral
DINAMICA VERTICAL
Noções Básicas De Vibrações (2DOF)
Modelo de ¼ de veículo
Descrição dos tipos de entradas de pista
Resposta em função do tempo
Resposta em função da freqüência
Modos de vibrar - bounce e pitch
Conforto
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Análise de Decisão utilizando Simulação de Monte-Carlo
Dias 20 e 21 de setembro - SP


Carga Horária – 16h

Instrutor – Prof. Luiz Pedroso.

Ementa -
Infelizmente planilhas são estáticas, elas não servem para prever o futuro e nem sabem lidar com as incertezas das variáveis que suas células representam. Quando você precisa prever o comportamento dos resultados esperados, fazer análise de cenários, medir a confiança nas suas decisões, que é a necessidade básica do fazer negócio das empresas a Simulação de Monte-Carlo é a ferramenta que dá esta capacidade às planilhas.
Este treinamento utilizará o software mais conhecido e vendido para executar a Simulação de Monte-Carlo, o Crystal Ball, que pode ser utilizado nos seguintes métodos de análise:
• Análise e quantificação dos Riscos nas decisões;
• Estimativa de Custos;
• Análise Financeira;
• Projetos de Seis Sigma;
• Pesquisa Operacional;
• Otimização;
• Gerenciamento de Projetos;
• Opções Reais;
• Qualidade;
• Análise Estatística;
• Análise Estratégica;
• Supply Chain.
Aumentar os lucros. Diminuir os custos. Reduzir o tempo de desenvolvimento. Medir o nível de confiança de uma decisão. Todo dia você se encontra frente a frente com estas situações. Cada uma destas decisões de negócio faz com que você avance ou impede o seu progresso. Você necessita de uma solução capaz de executar análises complexas de riscos e incertezas sobre uma gama de aplicações. Crystal Ball é o líder dos softwares baseados em planilhas para análise de decisão, simulação de Monte-Carlo, otimização e modelos de previsão. Com o Crystal Ball você consegue uma boa visão dos fatores críticos que produzem riscos e calcula a probabilidade (confiança) que você tem em atingir seus objetivos.
Se você necessita fazer análise de riscos de suas decisões ou conseguir mostrar o nível de confiança que poderá ser atingido com determinadas decisões, esta é a ferramenta e o treinamento que você precisa.
Este treinamento irá mostrar como desenvolver e estruturar seus modelos com planilhas para facilitar a simulação, eliminando problemas e criando modelos consistentes e flexíveis.
É um treinamento prático para capacitação na análise de risco em decisões utilizando o software Crystal Ball.
O treinamento irá mostrar, através de cases, as bases da Simulação de Monte Carlo, como desenvolver modelos no Crystal Ball, como analisar os resultados das simulações e principalmente como apresentar os resultados para seus clientes, gerentes, etc..
O treinamento é excelente para iniciantes no Crystal Ball e também para quem já conhece uma ótima oportunidade para melhorar seus conhecimentos e aprimorar suas técnicas de simulação.
Este treinamento irá:
- Relembrar conceitos básicos de estatística e simulação de Monte Carlo;
- Ensinar as habilidades básicas necessárias para utilizar o Crystal Ball;
- Mostrar como comunicar os conceitos/resultados de uma simulação;
- Dar um grande entendimento dos benefícios da análise de decisão utilizando-se de planilhas;
- Mostrar algumas técnicas e dar algumas dicas de como desenvolver modelos;
Como resultado deste treinamento você terá os seguintes benefícios:
• Obterá resultados rapidamente pelo uso do Crystal Ball;
• Aprenderá a pensar em nível de confiança;
• Aprenderá a comunicar os resultados de uma simulação;
• Desenvolver modelos de dados para utilização da organização;
• Incorporar a política de decisão nos modelos de simulação;
• Otimizar as decisões através da análise das incertezas e restrições.

Público-alvo
- Gerentes de Projeto.
- Quem faz estudos/análise de viabilidade e empreendimentos.
- Tomadores de Decisão nas empresas.
- Analistas de Decisão.
- Todo executivo que necessita lidar com as incertezas e medir o nível de confiança nas decisões.
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Metodologia Kaizen
Seção São Carlos/Piracicaba
Dia 23 de setembro - SP


Carga Horária – 4h

Instrutor – Prof. Marcio Jamarino.

Ementa - Temos nas indústrias problemas básicos que geram desperdícios em diferentes áreas. A Metodologia Kaizen gera nos participantes a percepção de enxergar de forma clara e simples os pontos de desperdícios que até então passavam despercebidos. Os desperdícios podem estar em qualquer área, sendo administrativa, produção, expedição, embalagem, etc.

Público-alvo - Profissionais atuam em organizações e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para obter aumento de desempenho de processo produtivo, otimizando o ativo industrial.
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Ecodesign na Engenharia Automotiva
Dia 24 de setembro - SP
Carga Horária – 8h


Instrutor – Prof. Marcio Jamarino.

Objetivo - Abordar as práticas de ecodesign no projeto e desenvolvimento de automóveis como fatores de contribuição para a diminuição dos impactos ambientais durante o ciclo de vida, preferencialmente dando suporte às práticas para projeto para o final de vida e enquadramento nas declarações ambientais relacionadas à componentes automotivos.

Ementa -
A implementação dos aspectos ambientais no projeto para o ciclo de vida de automóveis.
Conteúdo Programático
1. Legislação: panorama mundial das exigências ambientais
2. Normas de Reciclagem Automotiva
3. Projeto para Desmontagem
4. Índices de Reciclabilidade e Valorização
5. Declaração ambiental internacional
6. Inserção dos resultados de ACV (Avaliação do Ciclo de Vida)
7. Softwares existentes

Público Alvo - Estudantes, pesquisadores e profissionais ligados ao setor automotivo e interessados na busca por soluções sustentáveis na mobilidade, no projeto de automóveis verdes, na reciclagem automotiva, na inclusão de critérios ambientais no projeto e desenvolvimento, nas práticas de projeto para desmontagem, na mensuração de indicadores de valorização e reciclabilidade, e na declaração ambiental internacional.

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Identificação de Fontes de Ruído
Dias 30 de setembro e 1º de outubro - SP
Carga Horária – 16h


Instrutor – Prof. Dr.-Ing. Fernando Castro Pinto.

Objetivo - Apresentar os conceitos relativos à instrumentação e análise de sinais relacionados à Intensimetria Acústica, Beam-Forming e Holografia Acústica. Serão abordadas as formulações teóricas das principais técnicas de identificação de fontes, suas limitações e campos de aplicação. As características da instrumentação utilizada e das técnicas de processamento de sinais serão discutidas, bem como as opções comerciais disponíveis. Os principais tópicos do curso são: Acústica básica; Propagação sonora; Processamento de sinais no domínio da freqüência - FFT; Hardware de aquisição e análise de dados; Intensimetria acústica; Beam-forming; Holografia acústica; Interpretação e análise dos resultados e Aplicações.

Público-alvo - Engenheiros atuando em desenvolvimento de produtos e trabalhando na área de ruído e vibrações e engenheiros de instrumentação em geral. Técnicos em mecânica, elétrica ou eletrônica que tenham experiência na área podem também acompanhar o curso.

Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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