Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/08/2010
Nadai Usinagem certifica processos, cresce 50% ao ano e fatura 190% mais

Sediada em Americana (SP), a empresa que projeta, desenvolve e industrializa peças em diversos materiais fechou 2009 com faturamento 190% superior a 2004, quando obteve a primeira certificação do IQA

Desde março de 2004, quando obteve a primeira certificação IQA pela norma ISO 9001:2000, a Nadai vem crescendo cerca de 50% ao ano. Cinco anos depois, em 2009, a empresa veria seu faturamento anual aumentar para exponenciais 190%.

“Na época o objetivo era ter um diferencial competitivo, no entanto hoje sabemos que a certificação nos garante a sobrevivência e a conquista de clientes mais exigentes e diferenciados”, afirma Fernanda De Nadai Lorençatto, coordenadora de Qualidade da empresa. Há cerca de um ano e meio a Nadai passou a fornecer para o segmento industrial de elementos de fixação, que antes não fazia parte de sua carteira de clientes.

Segundo Fernanda, a empreitada operou mudanças na cultura organizacional da Nadai: “Passamos a ser mais pró-ativos, voltados à satisfação do cliente e à prevenção de não-conformidades, praticamente 90% dos nossos clientes não teriam sido conquistados nem mantidos sem a certificação”, aponta. Entre os processos que considera mais beneficiados pela certificação, ela aponta os das áreas de Compras, Vendas, Usinagem e Inspeção.

Fernanda destaca ainda outros fatores determinantes para o crescimento da Nadai, como a tomada de decisão para novos investimentos e gestão de custos. A empresa construiu uma nova sede, maior (de 360 m² passou para 700 m² de área) e mais adequada ao salto qualitativo pretendido. Ampliou a capacidade instalada da produção e a precisão nos processos produtivos pela aquisição de novos equipamentos, modernizando a marca e também sua comunicação.

A coordenadora de Qualidade conta que a cada auditoria mudanças são sempre necessárias, seja na adequação do layout físico da produção, nos processos produtivos ou na rotina de procedimentos de trabalho. “A rotina da empresa também se modifica”, diz.

Para ela, o maior desafio é o comprometimento dos funcionários com a nova realidade organizacional. “Preparamos a empresa para receber os auditores do IQA e aprendemos a interpretar a norma”, assinala a empresária. Fernanda explica ainda que todos funcionários são informados sobre as características da ISO 9001 e treinados quanto à prática de procedimentos e registros. Ainda na esteira dos desafios, ela destaca a eficiência da gestão financeira para garantir recursos à manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade mesmo em meio às recentes crises econômicas.

A Nadai se prepara para mais uma auditoria ainda em 2010, e mantém uma pesquisa anual de satisfação dos clientes como parâmetro para seus avanços. Também registra as reclamações e contabiliza o número de não conformidades. “A qualidade é percebida pelo cliente e comprovada por elogios e queixas registradas, já que ele identifica o crescimento e desenvolvimento da empresa pelas melhorias de infraestrutura e instalações, investimentos em maquinário e equipamentos”, finaliza Fernanda.

Sobre a Nadai Usinagem - www.nadaiusinagem.com.br - Fundada há mais de 22 anos, a Nadai Usinagem conta com estrutura completa que vai desde Tornos Convencionais, Centros de Usinagem, Retíficas, Furadeiras e diversos equipamentos para usinagem e industrialização de peças. Mantém desde 1998 o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e Saúde e Medicina Ocupacional, e desde 2002 faz coleta seletiva de lixo, separando os resíduos em plásticos, papel e material orgânico que são encaminhados ao programa de coleta seletiva da Prefeitura de Americana (SP). Também separa os metais (cavacos) que são vendidos a uma empresa de sucata e cuja renda decrescida de custos com refugos é dividida entre os operadores de produção, ao final de cada ano, a fim de incentivar a redução do índice de refugos. Conta com 26 anos de experiência no ramo de usinagem e atua no setor de peças automotivas fundidas em alumínio.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso - estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308