Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/06/2010
Segunda-feira tem palestras sobre licenciamento ambiental, em Santo André

Painel ‘Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão da Qualidade Urbana e as Interações Institucionais – Uso Racional dos Recursos Naturais’ encerrará o 1º Ciclo de Palestras de Santo André, como parte do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho

O licenciamento ambiental como instrumento de equilíbrio entre a ação econômica do homem e o meio ambiente será discutido nesta segunda-feira (21), às 17h, na Universidade Federal de Santo André (UFABC), durante a palestra ‘Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão da Qualidade Urbana e as Interações Institucionais – Uso Racional dos Recursos Naturais’. A apresentação encerra o 1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’ de Santo André, que o Repórter Diário programou por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

De acordo com o jornalista Airton Resende, diretor de Redação do Repórter Diário, o 1º Ciclo de Palestras coloca em evidência assuntos de preocupação mundial, que muitas vezes são tratados superficialmente. “Como papel de imprensa, precisamos informar e tirar dúvidas da população sobre as questões de meio ambiente em que a cidade está inserida e apontar atitudes para garantir a sustentabilidade”, acrescenta Airton Resende.

Realizado em parceria com a Rádio ABC, o Ciclo começou dia 31 de maio e colocou Santo André à frente do debate, com especialistas ambientais, ligados a instituições acadêmicas e agentes públicos e sociais, que comentaram ações desenvolvidas e projetos que ainda podem ser colocados em prática na área de meio ambiente. Para a organização, focar em apenas um município aumenta a possibilidade do engajamento da sociedade em torno da pauta discutida.

As apresentações são sempre gratuitas, abertas ao público e já percorreram quatro instituições: SESI, Fundação ABC, Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC) e SENAC, com participação, ainda, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Santo André), Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Desta forma, a UFABC é a quinta instituição a participar da ação. Nesta segunda-feira, a palestra ‘Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão da Qualidade Urbana e as Interações Institucionais – Uso Racional dos Recursos Naturais’ debaterá o licenciamento ambiental como papel fundamental do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de equilibrar o convívio entre ações econômicas do indivíduo e o meio em que ele está inserido. Além disso, abordará o desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico e aos novos desafios da conformidade ambiental, como exigência legal e estratégia competitiva de atuação responsável.

Participam do debate Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFABC A mediação será feita por Jarbas Elias Zuri Junior, diretor do Semasa.

Esta é a sexto painel do Ciclo de Palestras, que já abordou ‘Avaliação Ecossistêmica do Milênio’, com Renato Tagnin, arquiteto e urbanista especialista em Planejamento Metropolitano pela Universidade de Roma, mestre em Engenharia Civil e Urbana e coordenador do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Billings junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente; e Murilo Andrade Valle, consultor ambiental, mestre doutor em Geologia, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel e professor da Fundação Santo André. A mediação foi de Ângelo Pavin, superintendente do Semasa.

‘Ambiências Urbanas e o Papel da Educação Ambiental’ foi o tema do segundo painel, com Cíntia Okamura, psicóloga social e especialista em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V – França; e Mirella Suraci Santos, arquiteta urbanista e responsável pela Gerência de Preservação da Memória, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André; mediadas pelo diretor regional do SESI Santo André, Sérgio Moretti.

Outro painel abordou ‘Sistemas de Área de Lazer e a Arborização Urbana da Cidade – Os Parques Como Instrumento’, e contou com Camila Urfali, bióloga e agente de Atividades Socioculturais de Educação Ambiental do SESI; e Daruska Cavalcante Cardim, engenheira florestal e mestre em recursos florestais, engenheira de Segurança do Trabalho e atual encarregada da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso pelo Semasa. Airton Resende mediou o debate.

Também foi tema ‘O Ambiente que nos Alimenta também nos Coloca em Risco – Segurança Alimentar e Riscos Urbanos’, tratado por Denise Ravin, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André; e Maria Del Carme Gonzalez Soriano, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema, participaram do painel. Na mediação, Marcelo Ferrucci, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB Santo André.

O quinto painel ocorreu neste 16: ‘Cidades Sustentáveis e a Revisão do Plano Diretor de Santo André’. Mediado por Sidney Munerati, presidente da Acisa, o encontro contou com a participação de Ayrton Antonio Cardoso Filho, diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André; e Débora de Lima Azevedo, bióloga, pedagoga e coordenadora pedagógica de educação básica e educação profissional na área do Meio Ambiente do Senac.

Todos os encontros são coordenados por Fábio Vital, urbanista, ambientalista, sóciofundador do Instituto ACQUA, uma das principais instituições a realizar o mapeamento ecológico da região do ABC.
O encontro conta com o blog Ambiente Vital - www.reporterdiario.com.br/blogs/ambientevital, além do patrocínio da Bridgestone e apoio da Prefeitura de Santo André, Semasa, Gráfica Logus, Vero Verde e Palácio do Pão.

Dia 21 de junho, às 17h, painel – LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE URBANA E AS INTERAÇÕES INSTITUCIONAIS – USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS, com Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb; e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal do ABC. Mediação: Jarbas Elias Zuri Junior, diretor do Semasa.
Local - Universidade Federal do ABC – avenida Dos Estados, 5.001, Santo André.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308