Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/06/2010
Santo André apresenta revisão do Plano Diretor com foco nas cidades sustentáveis

Apresentação, que faz parte do 1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’ do município, acontece hoje (16), às 19h, no Senac Santo André

Santo André apresenta revisão do Plano Diretor que visa garantir a sustentabilidade do município, hoje(16), às 19h, no Senac Santo André (avenida Ramiro Colleoni, 110). O assunto integra a palestra ‘Cidades Sustentáveis e a Revisão do Plano Diretor de Santo André’, como parte do 1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’, que o jornal Repórter Diário realiza até 21 de junho, por causa do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

As apresentações são gratuitas, abertas ao público e percorrem cinco instituições de ensino locais: SESI, Fundação ABC, Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC), SENAC e Universidade Federal do ABC (UFABC), que têm participação direta, ancoradas ainda pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Santo André), Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Realizado em parceria com a Rádio ABC, o Ciclo começou dia 31 de maio e coloca Santo André à frente do debate, com expoentes no assunto, ligados a instituições acadêmicas e agentes públicos e sociais, que discorrem sobre ações desenvolvidas e projetos que ainda podem ser colocados em prática na área de meio ambiente. Para a organização, focar em apenas um município aumenta a possibilidade do engajamento da sociedade em torno da pauta discutida.

“O nosso objetivo é exercitar o papel da imprensa frente às questões sociais e de cidadania, aprofundando o debate em torno de temas relevantes, como o meio ambiente, que muitas vezes são tratados superficialmente", afirma o jornalista e diretor de Redação do Repórter Diário, Airton Resende.

Assim, a palestra ‘Cidades Sustentáveis e a Revisão do Plano Diretor de Santo André’ visa abrir a discussão sobre as necessidades de se realizar mudanças estruturais para formação da cidade sustentável. Uma das estratégias em questão será o desenvolvimento urbano sustentável, a partir da adoção de parcerias entre poder público e a sociedade civil, com objetivo de criar limites para o uso dos recursos naturais, produção e consumo diante do crescimento da cidade. Outro assunto em discussão será os a revisão do PD, que visa garantir democracia com mecanismos que incluam a manutenção dos estoques de recursos para as gerações futuras.

À frente do painel, mediado por Sidney Munerati, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), está Ayrton Antonio Cardoso Filho, diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André; e Débora de Lima Azevedo, bióloga, pedagoga e coordenadora pedagógica de educação básica e educação profissional na área do Meio Ambiente do Senac.

A UFABC encerrará o Ciclo de Palestras, no dia 21, às 17h, com o painel ‘Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão da Qualidade Urbana e as Interações Institucionais – Uso Racional dos Recursos Naturais’. Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFABC integram o painel.

O Ciclo de Palestras começou em maio, na Fundação Santo André, com o painel ‘Avaliação Ecossistêmica do Milênio’, que apontou as alterações nos ecossistemas, causadas nas últimas décadas pelo ser humano, em busca de alimentos, água, fibras e energia. Mediado por Ângelo Pavin, superintendente do Semasa, o painel teve a participação de Renato Tagnin, arquiteto e urbanista especialista em Planejamento Metropolitano pela Universidade de Roma, mestre em Engenharia Civil e Urbana e coordenador do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Billings junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente; e Murilo Andrade Valle, consultor ambiental, mestre doutor em Geologia, coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel e professor da Fundação Santo André.

Dois painéis ocorreram dia 8 de junho, no SESI Santo André. Um deles, ‘Ambiências Urbanas e o Papel da Educação Ambiental’, apontou diferentes formas de lidar com o meio ambiente e dados para os gestores embasarem decisões de gestão territorial e medidas de educação ambiental para minimizar danos ao ecossistema urbano. O painel reuniu Cíntia Okamura, psicóloga social e especialista em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V – França; e Mirella Suraci Santos, arquiteta urbanista e responsável pela Gerência de Preservação da Memória, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André. A mediação será feita pelo diretor regional do SESI Santo André, Sérgio Moretti.

Outro painel do dia 8, também no SESI Santo André, abordou ‘Sistemas de Área de Lazer e a Arborização Urbana da Cidade – Os Parques Como Instrumento’. O objetivo foi mostrar como as áreas verdes valorizam imóveis, representam valores culturais da memória histórica do local podem exercer importante papel na identidade de um bairro, mas necessitam de investimentos e esforços do poder público. O tema foi apresentado por Camila Urfali, bióloga e agente de Atividades Socioculturais de Educação Ambiental do SESI; e Daruska Cavalcante Cardim, engenheira florestal e mestre em recursos florestais, engenheira de Segurança do Trabalho e atual encarregada da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). A mediação foi do jornalista Airton Resende.

No dia 9, na FAINC, o painel - ‘O Ambiente que nos Alimenta também nos Coloca em Risco – Segurança Alimentar e Riscos Urbanos’ - tratou de questões como produção de alimentos em quantidades suficientes para evitar a fome; programas de distribuição para grupos menos favorecidos; e educação para consumo de alimentação saudável e consumo sustentável. Denise Ravin, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André; e Maria Del Carme Gonzalez Soriano, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema, participaram do painel, com mediação de Marcelo Ferrucci, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB Santo André

Todos os encontros são coordenados por Fábio Vital, urbanista, ambientalista, sóciofundador do Instituto ACQUA, uma das principais instituições a realizar o mapeamento ecológico da região do ABC.
O encontro conta com o blog Ambiente Vital - www.reporterdiario.com.br/blogs/ambientevital, além do patrocínio da Bridgestone e apoio da Prefeitura de Santo André, Semasa, Gráfica Logus, Vero Verde e Palácio do Pão. Confira a programação final:

Dia 16 de junho, às 19h - painel – CIDADES SUSTENTÁVEIS E A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SANTO ANDRÉ, com Ayrton Antonio Cardoso Filho, diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André; e Debora de Lima Azevedo, bióloga, pedagoga e coordenadora pedagógica de educação básica e educação profissional na área do Meio Ambiente do Senac Santo André. Mediação: Sidney Munerati, presidente da Acisa.
Local - SENAC Santo André – av. Ramiro Colleoni, 110, centro, Santo André.
Dia 21 de junho, às 17h, painel – LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE URBANA E AS INTERAÇÕES INSTITUCIONAIS – USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS, com Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb; e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal do ABC. Mediação: Jarbas Elias Zuri Junior - diretor do Semasa.
Local - Universidade Federal do ABC – avenida Dos Estados, 5.001, Santo André.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308