Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/06/2010
Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André abre inscrições para curso de técnicas administrativas

Inscrições serão aceitas somente no dia 29 de junho e se destinam exclusivamente a jovens nascidos em 1993 e 1994, de ambos os sexos

Já estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na sede do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André (CPMSA), avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, 120, Vila Guiomar, as fichas com a relação dos documentos necessários à inscrição para o ‘Programa de Pré-Aprendizagem em Técnicas Administrativas’, que prepara o aprendiz para o primeiro emprego. Para retirar é necessária a apresentação da carteira de identidade do interessado. A inscrição - exclusiva para jovens de ambos os sexos nascidos em 1993 e 1994 - deve ser efetivada unicamente no dia 29 de junho, no mesmo local, das 8 às17h.

Especializado na inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, o programa preparatório para a aprendizagem do CPMSA busca facilitar a inserção dos alunos nas empresas. Desde que foi lançado, em 1962, o curso capacitou 10 mil jovens, encaminhando-os ao primeiro emprego.

Primeiro emprego - Ex-aluno do curso de ‘Técnicas Administrativas’ do CPMSA, Rodrigo Bueno, hoje funcionário administrativo de uma empresa call center de uma mega empresa do setor de comércio varejista e estudante universitário, conheceu o programa por intermédio de um amigo. Bueno conta que entrou para a instituição na única expectativa de arranjar o primeiro emprego, mas saiu com muito mais. “Quem entra para o Corpo de Patrulheiros Mirins não só se prepara profissionalmente, mas muda como pessoa, torna-se alguém melhor", diz.

Ariel Epifanio, também ex-aluno do CPMSA, onde concluiu com sucesso os 12 módulos do curso de ‘Técnicas Administrativas’, foi recomendado pela instituição e há dois anos trabalha no setor de Recursos Humanos de uma indústria automobilística. “Recebi no Patrulheiros o que precisava para a construção de uma carreira profissional e aprendi o valor do comprometimento; além disso, tive a chance de poder mostrar do que sou capaz, oportunidade rara no mercado”, afirma Ariel.

“O CPMSA não só me abriu portas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Saí de lá pronto para lutar e seguir sempre em frente sem desistir. Eles me ajudaram a enxergar que as dificuldades não podem nos fazer parar”, destaca Diego de Oliveira, ex-aprendiz que atua na área contábil de uma empresa industrial.

José Américo Zila, presidente do CPMSA, atribui esses resultados ao que ele chama de sintonia com o mercado: “Nosso compromisso é andar na velocidade das empresas e atender a necessidade do mercado de trabalho abrindo oportunidades para os jovens”, destaca. A instituição atende 120 jovens por semestre e mantém parceria com 60 empresas industriais, comerciais e de serviços, com sede no Grande ABC. É nas empresas que os estudantes praticam o que aprendem na teoria.

Programa - Direcionado a adolescentes e jovens de ambos os sexos, o ‘Programa de Pré-Aprendizagem em Técnicas Administrativas’ do CPMSA alcança um índice de 70% de inserção nas empresas e 50% de efetivação. São pré-requisitos para ingresso no programa renda familiar de até três salários-mínimos ou per capta de meio salário mínimo, além de matrícula regular no ensino médio.

Após conclusão do programa preparatório, os educandos participam do ‘Programa de Aprendizagem em Técnicas Administrativas’ em 12 módulos teóricos com conteúdos básicos e específicos, além de atividades práticas nas empresas parceiras, com jornada de 8 horas diárias de trabalho entre teoria (2 horas) e prática (6 horas). São critérios para a vaga no primeiro emprego, bom desempenho no curso e o perfil desejado pela empresa parceira.

Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André – Fundado pelo Rotary Club Santo André, em 1962 e dirigido por rotarianos em voluntariado, o CPMSA é uma entidade filantrópica declarada de utilidade pública municipal e federal, filiada à Federação Brasileira de Patrulheirismo e registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André. É voltada à educação para inserção de aprendizes no mercado de trabalho por meio da educação presencial ou semipresencial, desenvolvida em paralelo com atividades realizadas no ambiente de trabalho e na entidade formadora nos termos da Lei da Aprendizagem (10.097/2000). O corpo administrativo é formado por administradores, pedagogos, comunicadores e outros profissionais. No início, as atividades se desenvolviam no pátio da delegacia de polícia, sob comando do Tenente Xavier de Toledo e eram embasadas na cultura militar, daí o uso do termo patrulheiros do qual derivou “guardinhas”, que à época era associado aos jovens que prestavam serviços administrativos. No ano de 1982, o Corpo de Patrulheiros inaugurou sua sede própria, onde permanece até hoje.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Site:

Fundado pelo Rotary Club de Santo André, em 1962 e dirigido por rotarianos em voluntariado, o CPMSA é uma entidade filantrópica declarada de utilidade pública municipal e federal, filiada à Federação Brasileira de Patrulheirismo e registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo André. É voltada à educação para inserção de aprendizes no mercado de trabalho por meio da educação presencial desenvolvida em paralelo com atividades realizadas no ambiente de trabalho e na entidade formadora nos termos da Lei da Aprendizagem (10.097/2000). O corpo administrativo é formado por administradores, pedagogos, comunicadores e outros profissionais. No início, as atividades se desenvolviam no pátio da delegacia de polícia, sob comando do tenente Xavier de Toledo e eram embasadas na cultura militar, daí o uso do termo patrulheiros do qual derivou “guardinhas”, que à época era associado aos jovens que prestavam serviços administrativos. No ano de 1982, o Corpo de Patrulheiros inaugura sua sede própria, onde permanece até hoje, dividindo o espaço com o Rotary Club de Santo André.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308