Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/06/2010
Santo André debate ‘Ambiências Urbanas e o Papel da Educação Ambiental’, amanhã (8) no SESI

1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’ coloca Santo André no centro do debate e conta com a participação direta de instituições de ensino e órgãos públicos

O que é necessário para minimizar os impactos causados no meio ambiente? A resposta para esta questão é tema do painel ‘Ambiências Urbanas e o Papel da Educação Ambiental’, que acontece amanhã, dia 8 de junho, às 14h, no SESI Santo André. No mesmo dia, às 16h, haverá o painel ‘Sistemas de Área de Lazer e a Arborização Urbana da Cidade – Os Parques Como Instrumento’, também no SESI Santo André. Os debates fazem parte do 1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’, de Santo André, composto por mais três painéis apresentados até 21 de junho, gratuitamente, em instituições de ensino do município: FAINC (Faculdades Integradas Coração de Jesus), Senac e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Idealizado pelo jornal Repórter Diário, em parceria com a Rádio ABC, o 1º Ciclo de Palestras ‘Meio Ambiente Urbano e as Cidades Sustentáveis’ marca o Dia Mundial do Meio Ambiente - 5 de junho – e coloca Santo André à frente do debates, com especialistas, instituições acadêmicas e agentes públicos e sociais, que discorrerão sobre ações desenvolvidas e projetos que ainda podem ser colocados em prática. “Ao mesmo tempo em que contribui para o aprofundamento do debate sustentável, o encontro vem reforçar o papel da imprensa, como ponte entre as questões sociais e cidadania”, destaca jornalista e diretor de Redação do Repórter Diário, Airton Resende.

‘Ambiências Urbanas e o Papel da Educação Ambiental’ busca apontar diferentes formas de lidar com o meio ambiente e fornecerá dados para os gestores embasarem decisões de gestão territorial e medidas de educação ambiental para minimizar danos ao ecossistema urbano. A palestra será ministrada por Cíntia Okamura, psicóloga social e especialista em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V – França; e por Mirella Suraci Santos, arquiteta urbanista e responsável pela Gerência de Preservação da Memória, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André. A mediação será feita pelo diretor regional do SESI Santo André, Sérgio Moretti.

O objetivo do painel ‘Sistemas de Área de Lazer e a Arborização Urbana da Cidade – Os Parques Como Instrumento’ é mostrar como as áreas verdes, além de embelezar a cidade, valorizam imóveis, representam valores culturais da memória histórica do local podem exercer importante papel na identidade de um bairro. Porém, essas áreas necessitam de investimentos e esforços do poder público em manutenção e melhoria. A apresentação do painel será feita por Camila Urfali, bióloga e agente de Atividades Socioculturais de Educação Ambiental do SESI; e Daruska Cavalcante Cardim, engenheira florestal e mestre em recursos florestais, engenheira de Segurança do Trabalho e atual encarregada da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Mediação é do jornalista Airton Resende.

Dia 9, será a vez do painel ‘O Ambiente que nos Alimenta também nos Coloca em Risco – Segurança Alimentar e Riscos Urbanos’, às 19h, na FAINC, com Denise Ravin, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André; e Maria Del Carme Gonzalez Soriano, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema. Mediação: Marcelo Ferrucci, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB Santo André.

No dia 16, às 19h, o Senac Santo André terá o painel ‘Cidades Sustentáveis e a Revisão do Plano Diretor de Santo André’, com Ayrton Antonio Cardoso Filho, diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André; e Débora de Lima Azevedo, bióloga, pedagoga e coordenadora pedagógica de educação básica e educação profissional na área do Meio Ambiente do Senac. Mediação de Sidney Munerati, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

A UFABC encerrará o Ciclo de Palestras com o painel ‘Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão da Qualidade Urbana e as Interações Institucionais – Uso Racional dos Recursos Naturais’, no dia 21 de junho, às 17h, com Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo); e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na UFABC. Mediação: Jarbas Elias Zuri Junior, diretor do Semasa.

O 1º Ciclo de Palestras teve início dia 31 de maio, na Fundação Santo André, com o painel ‘Avaliação Ecossistêmica do Milênio’, que apontou as alterações nos ecossistemas, causadas nas últimas décadas pelo ser humano, em busca de alimentos, água, fibras e energia. Mediado por Ângelo Pavin, superintendente do Semasa, o painel teve a participação de Renato Tagnin, arquiteto e urbanista especialista em Planejamento Metropolitano pela Universidade de Roma, mestre em Engenharia Civil e Urbana e coordenador do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Billings junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente; e Murilo Andrade Valle, consultor ambiental, mestre doutor em Geologia, Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel e professor da Fundação Santo André.

Todos os encontros são coordenados por Fábio Vital, urbanista, ambientalista, sóciofundador do Instituto ACQUA, uma das principais instituições a realizar o mapeamento ecológico da região do ABC. O encontro conta com o blog Ambiente Vital -www.reporterdiario.com.br/blogs/ambientevital, além do patrocínio da Bridgestone e apoio da Prefeitura de Santo André, Semasa, Gráfica Logus, Vero Verde e Palácio do Pão.

Confira a programação:

Dia 8 de junho, às 14h - painel AMBIÊNCIAS URBANAS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, com Cintia Okamura, graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Psicologia Social e especialista em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V – França; e Mirella Suraci Campos, arquiteta e urbanista pós-graduada em Direito Urbanístico, responsável pela Gerência de Preservação da Memória, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Santo André. Mediação: Sérgio Moretti, diretor regional do SESI Santo André.
Local - SESI Santo André - praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santo André.

Dia 8 de junho, às 16h30 - painel – SISTEMAS DE ÁREA DE LAZER E A ARBORIZAÇÃO URBANA DA CIDADE – OS PARQUES COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO, com Camila Urfali, bióloga e agente de Atividades Socioculturais em Educação Ambiental do SESI; e Daruska Cavalcante Cardim, engenheira florestal e mestre em recursos florestais, engenheira de Segurança do Trabalho e atual encarregada da Unidade de Conservação do Parque do Pedroso pelo Semasa. Mediação: Airton Resende, jornalista.
Local - SESI Santo André - praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santo André.

Dia 9 de junho, às 19h, painel – O AMBIENTE QUE NOS ALIMENTA TAMBÉM NOS COLOCA EM RISCO – SEGURANÇA ALIMENTAR E RISCOS URBANOS, com Denise Ravin, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André; e Maria Del Carme Gonzalez Soriano, coordenadora do Programa de Educação Alimentar e Nutricional da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema. Mediação: Marcelo Ferrucci, membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB Santo André.
Local - FAINC - rua Siqueira Campos, 483, Centro, Santo André.

Dia 16 de junho, às 19h - painel – CIDADES SUSTENTÁVEIS E A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SANTO ANDRÉ, com Ayrton Antonio Cardoso Filho, diretor do Departamento de Controle Urbano da Prefeitura de Santo André e presidente do Conselho Municipal de Política Urbana de Santo André; e Debora de Lima Azevedo, bióloga, pedagoga e coordenadora pedagógica de educação básica e educação profissional na área do Meio Ambiente do Senac Santo André. Mediação: Sidney Munerati, presidente da Acisa.
SENAC Santo André – av. Ramiro Colleoni, 110, centro, Santo André.

Dia 21 de junho, às 17h, painel – LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA QUALIDADE URBANA E AS INTERAÇÕES INSTITUCIONAIS – USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS, com Eduardo Mazzolenis de Oliveira, diretor de Licenciamento e Gestão Ambiental da Cetesb; e Jeroen Klink, doutor em Arquitetura e Urbanismo e coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal do ABC. Mediação: Jarbas Elias Zuri Junior - diretor do Semasa.
Local - Universidade Federal do ABC – avenida Dos Estados, 5.001, Santo André.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundado em fevereiro de 2005, o Repórter Diário circula no ABC Paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). O jornal tem as redações dos jornais eletrônico e impresso integradas com o foco no conteúdo regional. A versão em papel circula às sextas-feiras. No meio digital (www.reporterdiario.com.br), os leitores podem ler minuto a minuto as noticias do ABC, do Brasil e do Mundo. No final da noite, é editado o jornal eletrônico com as melhores matérias do dia e enviado para mais de 40 mil leitores cadastrados. O relatório Analytics, do Google, mostra que o site tem 220 mil acessos por mês. Já o impresso circula com 20 mil exemplares.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308