Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/06/2010
Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia será nesta segunda-feira (7)

Evento será realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, e debaterá novos desafios da engenharia de materiais e nanotecnologia

Os novos desafios da engenharia de materiais e a aplicação da nanotecnologia para projetos mais competitivos na indústria automotiva pós-crise são focos do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, promovido pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, dia 7 de junho, no Centro de Convenções Milenium (rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana).

Entre os temas das palestras e painéis, destacam-se introdução e avanços dos novos materiais nas montadoras sob a ótica da engenharia, contribuição dos metais nos novos projetos, novas soluções do setor de plásticos, mais recentes aplicações da nanotecnologia, a evolução dos materiais no design veicular, e especificações e exigências de materiais no segmento aeronáutico.

Segundo Flávio Campos, diretor do simpósio, as demandas técnicas do mercado e as mudanças na economia têm impacto significativo sobre os materiais, daí a importância do evento. “Simples oscilações nas commodities geram incertezas que a engenharia deve discutir, e a aplicação de novos materiais está entre as soluções para eventuais gargalos futuros na produção automobilística”, diz o engenheiro.

Palestra sobre ‘O Automóvel e os Materiais depois da Crise’ abrirá a programação do simpósio, em que serão analisados aspectos como avanços dos novos materiais no setor automotivo e reciclagem.

No painel ‘A Resposta dos Metais aos Desafios do Projeto Automotivo’, Ed Juarez Mendes Taiss, gerente de Produtos, Soluções e Inovação da Usiminas; Otto Luciano Mol de Oliveira (Metalurgia), Frank Mares da Rocha (Laboratórios), ambos da Teksid, e Marley Lemos, superintendente de Engenharia da Aethra, debaterão sobre a contribuição do ferro e do aço no novo projeto automotivo.

No segundo painel – ‘Os Materiais em busca de Novas Aplicações’ - Luis Zamora, gerente de Engenharia de Materiais para o Mercosul da Peugeot do Brasil; Marcelo Tambascia, gerente técnico Grupo Industrial e Transporte da 3M; Márcio Tiraboschi, gerente de Engenharia Avançada e Materiais da Plascar; e Pedro de Lima, gerente de Indústria da Dow Automotive, discutem as novas soluções do setor químico e de plástico estão preparando para a indústria automobilística.

‘Os Novos Desafios da Nanotecnologia’ é o tema do terceiro e último painel, com Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e Denise Cristiane Reigada, analista da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que trarão a visão do governo sobre a aplicação da nanotecnologia. Paulo Rodi, gerente do Centro Tecnológico da Plásticos Mueller, participará do debate com abordagem sobre o aperfeiçoamento de resinas, plásticos e tintas na área.

Em sua palestra ‘A Evolução dos Materiais Poliméricos nos Projetos Automotivos’, Gustavo Scarponi, líder do Grupo de Polímeros da Engenharia de Materiais da Renault, apresentará avaliação sobre a introdução de novos materiais nas montadoras. Ayrton Filleti, coordenador do Comitê de Mercado e Transportes da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), falará sobre as novidades do alumínio para o setor automotivo na palestra ‘As Novas Aplicações para o Alumínio’.

As especificações e exigências do setor aeronáutico quanto a materiais será tema da palestra ‘Os Materiais que a Indústria Aeronáutica Aprova’. Robson Cotta e Isabella Viannna, respectivamente gerente de Engenharia e designer do Centro de Estilo, da Fiat, falam das novidades para o novo Uno e das tecnologias nos segmentos de textura e personalização, na palestra ‘Os Novos Materiais que a Fiat Escolheu’, que encerra o programa.

De acordo com Sérgio Pin, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, as palestras e debates realizados pelas seções fomentam a discussão de temas de grande importância para o País, no que se referem à segurança, emissões e desenvolvimento tecnológico. “Em nossos eventos os profissionais ligados à tecnologia da mobilidade podem se atualizar tecnologicamente e também tomar conhecimento das projeções que estão sendo feitas para os próximos anos no estratégico segmento da mobilidade”, afirma Sérgio Pin.
Confira a Programação:

8h30 – Abertura com Armando de Nardi, chairman Seção São Paulo SAE BRASIL

8h45– Palestra - O AUTOMÓVEL E OS MATERIAIS DEPOIS DA CRISE – Ricardo Muneratto, gerente de Engenharia Avançada da Ford.

9h30 – Painel - A RESPOSTA DOS METAIS AOS DESAFIOS DO PROJETO AUTOMOTIVO, com Ed Juarez Mendes Taiss, gerente de produtos da Usiminas; Otto Luciano Mol de Oliveira (Metalurgia) e Frank Mares da Rocha (Laboratórios) da Teksid, e Marley Lemos, superintendente de Engenharia da Aethra.

11h – Painel - OS MATERIAIS EM BUSCA DE NOVAS APLICAÇÕES, com Luis Zamora, gerente de Engenharia de Materiais para o Mercosul da Peugeot Citroën; Marcelo Tambascia, gerente técnico Grupo Industrial e Transporte da 3M; Márcio Tiraboschi, gerente de Engenharia Avançada e Materiais da Plascar; e Pedro de Lima, gerente de Indústria da Dow Automotive. Coordenação: Flávio Campos.

12h – Painel - OS NOVOS DESAFIOS DA NANOTECNOLOGIA, com Mário Baibich, coordenador geral de Micro e Nanotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Denise Cristiane Reigada, analista da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Paulo Rodi, gerente do centro tecnológico da Plásticos Mueller.

14h40 – Palestra - A EVOLUÇÃO DOS MATERIAIS POLIMÉRICOS NOS PROJETOS AUTOMOTIVOS, com Luiz Eduardo Rimoldi, gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.

15h20 – Palestra - AS NOVAS APLICAÇÕES PARA O ALUMÍNIO, com Ayrton Filleti, coordenador do Comitê de Mercado Transportes da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

16h20 – Palestra OS MATERIAIS QUE A INDÚSTRIA AERONÁUTICA APROVA com Gustavo Scarponi, líder do grupo de polímeros, engenharia de materiais da Renault.

17h – Palestra - OS NOVOS MATERIAIS QUE A FIAT ESCOLHEU, com Robson Cotta e Isabella Vianna, respectivamente gerente de Engenharia e designer do Centro Stilo da Fiat Automóveis.

17h50 – Encerramento com Flávio Campos, Seção São Paulo da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 / 7204-1921
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308