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 Release
11/05/2010
Cursos SAE BRASIL - MAIO E JUNHO

Motores I – Tópicos especiais de motores de combustão interna
Dias 15 e 22 de maio – SP (2 sábados seguidos)


Carga Horária -
16h

Instrutor – Marcio Jamarino

Objetivo – Aflorar nos participantes a percepção de olhar e conseguir enxergar os problemas, ou seja, enxergar as oportunidades.

Ementa - Temos nas indústrias problemas básicos que geram desperdícios em diferentes áreas. A Metodologia Kaizen gera nos participantes a percepção de enxergar de forma clara e simples os pontos de desperdícios que até então passavam despercebidos. Os desperdícios podem estar em qualquer área, sendo administrativa, produção, expedição, embalagem, etc. A Metodologia Kaizen tem como tarefa preparar a área para outras atividades de maior complexidade.

Público-alvo - Profissionais que atuam em organizações e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para obter aumento de desempenho de seus processos produtivos, com o objetivo de otimizar o ativo industrial.


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Sistemas de transmissões automáticas

Entre os dias 26 de maio e 9 de junho - SP


Carga Horária -
15h

Instrutor –
Professor Ruy Blanco

Ementa - Tal como nas transmissões manuais, as transmissões automáticas têm a função de converter o torque do motor para movimentar o veículo. A transmissão automática é um conjunto hidro-dinâmico, que proporciona a passagem de marchas com suavidade sem trancos e sem causar a fadiga ao condutor do veículo, com um simples posicionamento da alavanca de controle.

A transmissão automática é constituída do conversor de Torque Fottinger, que tem quatro componentes principais: a bomba, o estator, a turbina e a embreagem de bloqueio. A bomba alimenta com fluido as engrenagens planetárias e as embreagens que travam o sistema planetário e provê as passagens de marchas.


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Fundamentals of Vehicle Dynamics

Dias 28 e 29 de maio - SP


Carga Horária -
15h

Instrutor –
Thomas D. Gillespie, Ph. D

Ementa –
Aborda a mecânica dos principais sistemas de automóveis e caminhões responsáveis pelo desempenho dinâmico. Os principais componentes e suas funções são descritas e representadas em forma de equação, conforme necessário para predizer o desempenho em aceleração, frenagem, passeio e manipulação. Especial atenção é dada à direção e suspensão na discussão do tratamento para explicar conceitos como centro de rolamento e under steer gradiente. O participante deverá deixar o curso com uma compreensão da arte de "como funciona o carro”.

O método de ensino inclui a utilização extensiva de problemas com exemplos, através de vídeos e animações.

Os participantes são expostos às mais recentes tecnologias para simular a dinâmica do veículo utilizando softwares específicos como ferramentas para teste virtual. Processos de teste Virtual são ilustrados para avaliar os modos de desempenho regulamentado, tais como as contidas nos E.U. Federal Motor Vehicle Safety Standards, normas ECE e base em normas de desempenho para caminhões.


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Combustão e emissões para engenheiros

Entre os dias 29 de maio e 5 de junho - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Prof.Felipe Soto Pau

Ementa -
Primeira e segunda leis da termodinâmica e sua aplicação na combustão
• Temperatura de chama adiabática, calor de reação
• Equilíbrio termodinâmico e equilíbrio químico
• Cinética química
• Tipos de chamas e sua propagação
• Combustão em motores de ignição por centelha
• Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
• Combustão em motores de ignição por compressão
• Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
• Sistemas de pós-tratamento de gases de escapamento
• Legislações de emissões


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Sistemas de transmissões automáticas

Entre os dias 26 de maio e 9 de junho - SP


Carga Horária -
15h

Instrutor –
Professor Ruy Blanco

Ementa - Tal como nas transmissões manuais, as transmissões automáticas têm a função de converter o torque do motor para movimentar o veículo. A transmissão automática é um conjunto hidro-dinâmico, que proporciona a passagem de marchas com suavidade sem trancos e sem causar a fadiga ao condutor do veículo, com um simples posicionamento da alavanca de controle.

A transmissão automática é constituída do conversor de Torque Fottinger, que tem quatro componentes principais: a bomba, o estator, a turbina e a embreagem de bloqueio. A bomba alimenta com fluido as engrenagens planetárias e as embreagens que travam o sistema planetário e provê as passagens de marchas.


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Engenharia Econômica

Dias 1º e 2 de junho - SP


Carga horária –
16h

Instrutor -
Prof.Anderson Cruz

Objetivo -
Apresentar os conceitos de engenharia econômica, permitindo comparar e avaliar as alternativas com base no processo de decisão e de projetos de investimentos.Treinar os participantes ao uso e aplicação de Planilhas Eletrônicas para avaliação de projetos.

Ementa - Conceitos e técnicas básicas, valores ao longo do tempo, fluxos de caixa, juros simples e compostos. Valor temporal do dinheiro, valor atual, valor futuro, benefício anual equivalente, métodos de avaliação de um projeto. Taxas de retorno, ponto de equilíbrio alavancagem financeira, economia de escala, rentabilidade financeira e modelos. Análise incremental de um projeto. Fatores de risco. Introdução à análise de Risco.

Público-alvo - Profissionais envolvidos no estudo, planejamento e execução de projetos de desenvolvimento empresarial, lançamento de novos produtos, substituição de equipamentos, etc., para comparar e avaliar estes projetos frente às metas empresariais e várias alternativas disponíveis.


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Fundamentos de Freios e seus Componentes

Dias 8 e 9 de junho - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor - Prof. Pedro A. Diulgheroglo

Ementa - Introdução
- A História dos Freios
a. Como foram constituídos os primeiros freios
b. Fundamentos de funcionamento e Leis físicas
c. Dados básicos necessários para iniciar um projeto de freio
- Tipos mais comuns de Freios de Roda
a. Freios a Tambor
b. Freios a Disco hidráulico e pneumático
c. Freios a disco de alta performance
- Componentes do Sistema de Freios
a. Discos de Freio (rotores)
b. Tambores de Freio
c. Cilindros, válvulas, e servos (Boosters)
- Como se faz uma Instalação Básica de Freios
a. Uma noção rápida sobre balanceamento de freio
- Uma passagem sobre os Recursos adicionais de frenagem
a. Retardadores
b. Freio motor
c. Eletro-regenerativo
- O desenvolvimento e a segurança a serviço da frenagem ideal
a. ABS
b. EBD
c. EBA
- O que está sendo desenvolvido hoje em termos de freios
- Materiais de Fricção - Uma união entre Arte e Ciência
a. Visão histórica
b. Princípios básicos para a o desenvolvimento de um material de fricção -
Variáveis de projeto - O Atrito
c. Composição básica de um material de fricção
d. Como se produz um material de fricção

Público-alvo - Estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia. Engenheiros e técnicos que estejam trabalhando em áreas como engenharia de chassi, produto, experimental e engenharia de vendas técnicas ou aplicação de produto.


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Dinâmica Básica de Veículo

Dias 10 e 17 de junho


Carga Horária -
16h

Instrutor - Prof. Omar Moore Madureira

Ementa –
- VEÍCULO RÍGIDO
a- Estacionário: Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.
b- Em movimento retilíneo: Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e da frenagem.
c- Em movimento curvilíneo: Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.

- VEÍCULO SUSPENSO
a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.
b- Em movimento retilíneo: Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”) provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.
c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.


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Certificação SAE BRASIL "Dinâmica Veicular"

De 10 de junho a 9 de dezembro / SP


Carga Horária -
112h

Instrutor - Prof. Omar Moore Madureira

Ementa - PROGRAMAS
DINÂMICA BÁSICA DE VEÍCULOS (10 e 17 de junho)
1º dia - VEÍCULO RÍGIDO

a- Estacionário Sistemas de coordenadas; distribuição de massas e cargas; centro de massa e momentos de inércia.
b- Em movimento retilíneo:Limites de desempenho; esforços em velocidade constante; dinâmica da aceleração e da frenagem.
c- Em movimento curvilíneo:Geometria das direções de veículos com dois ou mais eixos; esforços e acelerações nas curvas; flexibilidade dos pneus, ângulos de deriva: sobre e sob-esterçamento; efeitos da tração e frenagem.

2º dia - VEÍCULO SUSPENSO

a- Estacionário: Forças e cargas nas suspensões; posição e altura no solo.
b- Em movimento retilíneo:Oscilações no plano vertical longitudinal: balanço (“bounce”) e galope (“pitch”) provocadas pela estrada, frenagem e aceleração. Suspensões ativas e passivas.
c- Em movimento curvilíneo: Oscilações no plano transversal: inclinação lateral (“roll”); influência da geometria das suspensões; efeitos direcionais de auto-esterçamento ativo e passivo, pela cinemática das suspensões.

DINÂMICA DA PROPULSÃO VEICULAR (08 e 15 de julho)
Estudo do movimento retilíneo do veículo. Forças trativas e resistivas. Simulação dinâmica do desempenho. Aceleração e partida em aclives. Adequação do moto-propulsor ao veículo. Determinação do consumo de combustível em ciclos padrão. Análise de propulsores alternativos.

DINÂMICA DA FRENAGEM VEICULAR (12 e 19 de agosto)
Dinâmica da desaceleração. Forças e limites de frenagem. Dissipação da energia cinética. Distribuição da frenagem entre os vários eixos. Dinâmica da frenagem de veículos articulados, Dispositivos anti-travamento (abs). Estudo de concepções construtivas e aplicações.

DINÂMICA DA SUSPENSÃO E CONFORTO (09 e 16 de setembro)
Limites de conforto para passageiros e cargas. Oscilações livres e forçadas. Modelos com um e mais graus de liberdade. Freqüências, rigidez e amortecimento. Acelerações no veículo e cargas dinâmicas nas rodas. Suspensões ativas. Análise de concepções construtivas e aplicações.

DINÂMICA DA DIRIGIBILIDADE (14 e 21 de outubro)
Cinemática do direcionamento. Forças e momentos atuantes no movimento curvilíneo. Elasticidade dos pneus. Sob e sobre esterçamento. Veículos com dois ou mais eixos. Estabilidade longitudinal e transversal. Cinemática espacial dos mecanismos de suspensão e direção.

DINÂMICA DOS RUÍDOS E VIBRAÇÕES (18 e 25 de novembro)
Natureza dos ruídos e vibrações em veículos. Critérios de aceitação. Origens e propagação dos r. e v.. Dinâmica, balanceamento e suspensão dos moto-propulsores. Resposta dinâmica das estruturas. Vibrações induzidas pelo solo. Análise de soluções construtivas e aplicações.

DINÂMICA DA SEGURANÇA VEICULAR (02 e 09 de dezembro)
Segurança ativa e passiva. Dinâmica das manobras. Energia cinética, choque e absorção. Segurança passiva: dinâmica da colisão primária e secundária. Legislação. Dispositivos de proteção. Simulação e análise dinâmica dos acidentes. Estudo das soluções construtivas de veículos.

Público-alvo - Estudantes (cursando o 4º ou 5º período de Engenharia) e engenheiros interessados em aprofundar o conhecimento da dinâmica do comportamento dos veículos, para aplicar ao seu trabalho de projeto e desenvolvimento e testes.


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Propriedades Termodinâmicas e Misturas de Gases

Dias 12 e 19 de junho - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor -
Dra. Ivonete Ávila

Ementa - Derivadas parciais e relações associadas
- As Relações de Maxwell
- A equação de Clapeyron
- Relações gerais para du, dh, ds, cv e cp
- Coeficiente de Joule-Thomson
- Dh, Du, e Ds de gases reais
- Composição de uma mistura de gases. Frações mássica e molar
- Comportamento P-v-T das misturas de gases: gases ideais e gases reais
- Estudo Cinético Química do processo de combustão


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Aços avançados com alta resistência mecânica para aplicações automotivas

Dias 12 e 19 de junho / SP


Carga Horária -
16h

Instrutor -
Prof. Dr. Antonio Augusto Gorni

Objetivo do curso -
Apresentar as características mecânicas, conformabilidade e metalurgia dos novos tipos de chapas de aços microligados do tipo AHSS (Advanced High Strength Steels ou Aços Avançados de Alta Resistência), progressivamente introduzidos nas montadoras automobilísticas americanas e européias há mais de duas décadas. Conhecimentos: aços bifásicos (dual phase), TRIP (plasticidade induzida por transformação), com fases complexas, bainíticos, martensíticos, livre de intersticiais (IF), isotrópico, UHSS (ultra-alta resistência mecânica), TWIP (plasticidade induzida por maclação), com grão ultra-fino, etc.

Público-alvo - Engenheiros/projetistas de produto, projetistas de moldes de injeção, engenheiros de processo, técnicos em processo e analistas de injeção.


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Fundamentos de Análise de Fadiga em Metais

Dias 21 e 22 de junho / SP


Carga Horária -
16h

Instrutor - Dr. Luiz Carlos H. Ricardo

Objetivo - Fornecer conceitos de fadiga, durabilidade em condições de carregamentos de amplitude constante e variável, além de teoria de propagação de trinca com aplicação na indústria automotiva e aeronáutica.

Público-alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos e distribuição de exercícios para fundamentar os conceitos.


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CEP – Controle Estatístico do Processo

Seção São Carlos / Piracicaba
Dias 21 a 25 de junho


Carga Horária -
9h

Instrutor –
Prof. Edison J. Andia

Objetivo - Compreender os benefícios da utilização do CEP (Controle Estatístico do Processo), bem como os tipos de controles que compõem o CEP (Controle Estatístico do Processo). Entender qual é o controle mais adequado para cada variável, usando efetivamente o CEP, para identificação da estabilidade e capabilidade de um processo.

Público-alvo -
Profissionais atuantes em organizações na área da qualidade e desenvolvimento de projetos.


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Método dos Elementos Finitos Aplicado na Indústria Automotiva

Dias 23 e 24 de junho / SP


Carga Horária -
16h

Instrutor -
Dr. Luiz Carlos H. Ricardo

Objetivo -
Fornecer uma revisão do método dos elementos finitos e mostrar sua aplicação no desenvolvimento dos diversos componentes e sistemas automotivos.

Público-alvo -
Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos, além de distribuição de exercícios para fundamentar os conceitos.


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Método dos Elementos Finitos Aplicado na Indústria Automotiva

Dias 23 e 24 de junho / SP


Carga Horária -
16h

Instrutor -
Dr. Luiz Carlos H. Ricardo

Objetivo - Fornecer revisão do método dos elementos finitos e mostrar a aplicação no desenvolvimento dos diversos componentes e sistemas automotivos.

Público-alvo - Engenheiros estruturais mecânicos e automotivos. O curso é teórico com exemplos práticos, além de distribuição de exercícios para fundamentar os conceitos.


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Motores II – Cinemática, Dinâmica e Equilíbrio de Motores

Dias 26 de junho a 3 de julho / SP
Este curso faz parte da Certificação SAE BRASIL em Motores


Carga Horária - 16h

Ementa:
- Cinemática do mecanismo biela manivela. Conceitos fundamentais e designações.
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela central.
- As relações cinemáticas no mecanismo da biela e manivela descentralizado.
- Dinâmica do mecanismo biela manivela
- Redução de massa
- Forças que atuam sobre o mecanismo biela manivela
- Ordem de funcionamento do motor
- Equilibrado de motor de um cilindro.
- Equilibrado de motores em línea
- Equilibrado de motores em V.
- Uniformidade de giro do motor.
- Conceitos fundamentais sobre as vibrações do virabrequim


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Planejamento de Projetos

Dias 29 e 30 de junho / SP


Carga Horária -
16h

Instrutor - Prof. Dr. Nilton Nunes Toledo

Ementa:
PLANEJAMENTO

Processo de planejamento do projeto WBS;
Definição de recursos;
A alocação de recursos
Nivelamento dos recursos
Sequenciamento das atividades;
Definição das precedências;
Montagem da rede de caminho crítico PERT – CPM;
Estimativa de duração das atividades;
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO CUSTOS

Estimativa de custos dos recursos
Métodos de estimação de custos
Custo do projeto
Orçamento do projeto;
Fluxo de caixa do projeto;
Curva S do projeto;
Programa, cronograma;
Planilhas do plano
PLANEJAMENTO DAS RESTRIÇÕES

As restrições da programação
As restrições de recursos físicos e financeiros
Restrição de tempo
Alocação dos recursos
Nivelamento dos recursos
Organização do projeto
Matriz de responsabilidades


Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.





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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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