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 Release
04/05/2010
Estudantes brasileiros vencem a SAE AeroDesign em duas categorias, nos EUA

Representado por equipes de SP e Minas, o Brasil venceu nas Classes Micro e Regular, e ficou em segundo na Classe Avançada, num total de 11 troféus

O Brasil se sagrou novamente campeão da SAE Aerodesign East Competition, realizada neste final de semana – 30 de abril a 3 de maio -, no Texas, EUA. As equipes Cefast AeroDesign, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); e EESC USP Micro, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, venceram nas classes Regular e Micro, respectivamente. Na Classe Avançada, o Brasil foi vice-campeão, com a equipe EESC USP Advanced, também da USP São Carlos. No total, as equipes brasileiras receberam 11 troféus na competição.

Esta é a quinta vez que uma equipe brasileira vence na Classe Regular e a primeira na Classe Micro, categoria que o Brasil ingressou ano passado durante a competição brasileira, realizada em São José dos Campos, SP. Na Classe Avançada, o País já ganhou quatro vezes na SAE Aerodesign East Competition.

Realizada pela SAE International, no Flying Field Club, em Fort Worth, a competição contou com 65 equipes inscritas - 44 da Classe Regular, 11 da Classe Micro e 10 da Classe Avançada. As equipes são formadas por estudantes de engenharia da Europa e das Américas, que projetaram e construíram aviões em escala reduzida e rádiocontrolados exclusivamente para a competição.

As atividades em Fort Worth começaram com apresentações de projetos e encerraram com sucessivas baterias de testes dos aviões, que tinham como desafio transportar o máximo de carga útil dentro das restrições impostas pelo regulamento da competição.

Além de campeão pela Classe Regular, o avião de Minas Gerais rendeu à equipe troféu de Maior Peso Carregado: 14,65 kg. Com isso, a equipe do Cefet trará de volta ao País o Troféu Itinerante, prêmio que pelo quinto ano é concedido para uma equipe brasileira. O troféu percorre o mundo e é reservado à Classe Regular.

A equipe EESC USP Regular, a quarta equipe que representou o Brasil, em Fort Worth, conquistou o terceiro lugar na competição (o segundo ficou com equipe de Cincinnat/EUA) e ainda o troféu de Segunda Maior Carga Transportada, com 14,24 kg.

Na Classe Micro, a campeã EESC USP Micro, de São Carlos, ganhou mais três troféus: Maior Fração Pay Load (relação carga transportada e peso vazio do avião), Melhor Apresentação e Segundo Melhor Relatório.

Já na Classe Avançada, além do segundo lugar na classificação geral, a equipe EESC USP Advanced ganhou troféus de Terceira Melhor Apresentação e Maior Carga Carregada (18 kg). O primeiro lugar na categoria foi conquistado por equipe da Warsaw University of Technology, da Polônia.

Regulamento - Os aviões da competição são classificados em três categorias: classes Advanced, Regular e Micro. Na primeira, não existem restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não excedam 10.65 cc (0.65 in3). A distância máxima de decolagem deve ser medida por um sistema eletrônico embarcado. Desta categoria pedem participar inclusive, estudantes de pós-graduação.

Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cm3 (0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, e que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 61m (200ft).

A Classe Micro não impõe restrições geométricas aos projetos nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa comercial de 46 x 33 x 14cm (18 x 13 x 5.6in). Nesta classe, as aeronaves podem usar motores elétricos e devem decolar em até 30,5m (100ft).

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca que as competições estudantis da associação impõem um rico desafio ao futuro engenheiro, porque envolvem desde o projeto e desenvolvimento do veículo até a realização de testes no protótipo. “Os estudantes trabalham em equipe não somente para conceber e elaborar o projeto, mas para construí-lo e colocá-lo em prova, sempre de acordo com o regulamento técnico da competição”, afirma Botelho. Segundo o presidente da SAE BRASIL, esses quesitos ajudam o futuro profissional a chegar mais preparado ao mercado.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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