Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/04/2010
IQA avalia 200 oficinas em SP para atendimento do Programa de Inspeção Veicular

Atestado do IQA comprovará que as oficinas cadastradas no Programa estão aptas a realizar o diagnóstico ou reparo dos veículos de acordo com as exigências da inspeção veicular ambiental

Cerca de 200 oficinas localizadas no município de São Paulo que integram o Programa de Pré e Pós-Inspeção Veicular Ambiental (PPPIV) do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), estão preparadas para serem atestadas pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). O Instituto irá avaliar se as empresas integrantes do programa estão aptas a realizar o diagnóstico e reparo dos veículos de acordo com as exigências do Programa de Inspeção Veicular Ambiental do município de São Paulo.

“Com a obrigatoriedade da Inspeção Veicular Ambiental para toda a frota do município de São Paulo, estima-se um aumento significativo na demanda das oficinas neste ano, que devem estar preparadas para atender adequadamente os veículos que passaram ou passarão pela inspeção. Esse é o foco do programa, que tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo”, informa José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA.

Na primeira fase do PPPIV, lançado ano passado, as empresas foram orientadas a adquirir o analisador de gases, equipamento necessário para realizar a inspeção. “Além de possuir o equipamento de análise de gases poluentes em conformidade com a Resolução Conama 418 (que define diretrizes básicas e padrões de emissões para a realização do teste de emissão de poluentes), as oficinas investiram em treinamento para manuseio do equipamento e capacitação para efetuar reparos”, diz.

Outros requisitos básicos também serão avaliados durante a visita às oficinas. “A empresa, além de estar legalmente constituída como centro de reparação automotiva, com inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), deverá apresentar pátio para efetuar o reparo, iluminação adequada, organização, piso nivelado, limpeza, ferramental, condições ambientais adequadas, entre outros itens”, ressalta.

Consumidor - O Programa também orienta o consumidor sobre as oficinas capacitadas a realizar a pré ou pós-inspeção de veículos leves, pesados e motocicletas. Uma lista das oficinas que integram o Programa pode ser acessada pelo site do Sindirepa (www.sindirepa-sp.org.br) para consulta.

“O consumidor pode optar por fazer manutenção antes de passar pela inspeção, o que lhe dará a garantia que o veículo será aprovado, ou ter onde levar o carro para reparo no caso de reprovação, também com a garantia de que o veículo será reparado dentro das especificações exigidas”, diz.

Outras 300 oficinas associadas ao Sindirepa-SP já estão sendo contatadas para integrar o PPPIV e, além destas, o Programa também pretende abranger outras 2 mil empresas de reparação que contribuem com o sindicato através de contribuições obrigatórias, porém, não associadas. “O objetivo é ter um grande número de oficinas participantes, capacitadas ao atendimento de pré e pós-inspeção veicular, o que representará ganhos em qualidade do reparo e em segurança para o consumidor”, diz.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308