A empresa Automotive Business decidiu reformular o mix de produtos integrando os últimos recursos de mídia para facilitar o acesso dos clientes às informações do setor automotivo. “As mídias digitais trouxeram grande transformação à comunicação na indústria automobilística, um fenômeno que deve ser acompanhado por todos que gravitam em torno do setor”, adverte o jornalista Paulo Braga, diretor de Automotive Business.
A criação da Rede Social Automotiva, network digital exclusivo para os cadastrados em www.automotivebusinessnetwork.com.br, é um exemplo da inovação promovida por Automotive Business. Hospedada no site da empresa, a rede já conta 2,1 mil participantes e está aberta aos interessados mediante a aprovação de cadastro, que garante a qualidade do conteúdo. Como em outras mídias similares, na rede social automotiva é possível criar grupos, fóruns de discussão e inserir vídeos e fotos de produtos. Para facilitar encontros, o sistema oferece ferramenta de busca por perfil de participante.
Outra inovação é o Mobile, serviço gratuito para usuários com telefone celular conectado à Internet, que oferece as últimas notícias do setor automobilístico. “O serviço pode ser acessado a qualquer momento e complementa ferramentas como RSS e Twitter, que têm suas limitações”, observa Paulo Braga.
Desenvolvido numa plataforma especial, o sistema adapta o conteúdo em textos e imagens leves, e seu formato e configuração se ajustam aos diferentes aparelhos. O acesso (pelo endereço m.automotivebusiness.com.br) é automático, à conveniência do usuário, e dispensa login.
“Nosso objetivo é que as pessoas nos encontrem onde quer que estejam”, diz Paula Prado, diretora da área de Marketing e Novas Mídias da Automotive Business, responsável pelo inédito portal de relacionamento do setor automotivo.
Totalmente reformulado, o portal concentra opções variadas para o internauta, como o Mídia Center, conectado à biblioteca de vídeo e à TV Automotive Business em exibições ao vivo. Nele é possível acompanhar pelo computador os Webinars – transmissão de eventos pela Internet, recurso cada vez mais usado no mundo corporativo para eliminar distâncias - com visualização dos palestrantes e de slides e ainda a possibilidade de interação com os apresentadores via chat. O portal oferece também agenda de negócios, os últimos lançamentos de produtos, entrevistas, palestras e análises em áudio e vídeo, além de consultas a coleções de fotos e downloads de documentos.
Mídia impressa e newsletter
A Automotive Business envia eletronicamente todos os dias úteis a sua newsletter. Tradicionalmente conhecida pela edição de guias setoriais, a empresa partiu para uma nova revista impressa. A publicação, que leva o seu nome e pode ser lida no portal em versão on line, é bimestral e tem distribuição dirigida a executivos relacionados ao setor automotivo. Seu foco principal é na análise de cenários, investimento, gestão de operações e tecnologia. “As edições são temáticas e tratam com profundidade as questões consideradas importantes pelos profissionais da área”, destaca Paulo Braga, editor da Revista Automotive Business.
Pós- graduada em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Prado entende que as mídias impressas são importantes na comunicação. “As revistas devem se adaptar para existir ao lado das publicações criativas que não param de surgir na web. Cada mídia encontrará sua própria proposta, e todas podem ser complementares”, diz Paula Prado, que já busca mais inovações: “O público se liga e desliga às novidades na mesma velocidade, e o nosso desafio é preservar parceiros fiéis à marca”, finaliza.
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