Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/05/2010
Especialistas mundiais em combustíveis e lubrificantes estarão no Rio, dia 5

SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting debaterá as inovações na área para a redução de emissões de CO2

Debater o futuro da indústria automotiva quanto aos sistemas de propulsão, matriz energética e redução de emissões, inclusive na ótica do aquecimento global, é o principal objetivo do SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting, tradicional encontro da SAE International, que será realizado de 5 a 7 de maio, no Rio de Janeiro.

O encontro mundial será realizado no Hotel Windsor Barra (avenida Sernambetiba, 2.630, Barra da Tijuca), e vem com o tema biocombustíveis. Antes, no dia 4, os participantes, maioria estrangeira, realizarão visita técnica à usina Costa Pinto da Cosan, em Piracicaba, SP. A usina é uma das maiores produtoras, comercializadoras e exportadoras de açúcar e etanol do mundo.

“O Brasil foi convidado para sediar o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting porque é o maior caso de sucesso na utilização de bicombustíveis em larga escala no setor de transportes do planeta”, destaca Mauro Simões, diretor da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, anfitriã do evento, que tem como chairman o engenheiro Marcos Saltini.

Dirigido a engenheiros, pesquisadores e cientistas ligados ao meio acadêmico e empresarial nas áreas de sistemas de propulsão avançados, combustão, emissões, lubrificantes, controle, calibração, combustíveis e tecnologias de combustíveis alternativos, o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting terá apresentações de mais de 100 trabalhos técnicos e seis importantes palestras (duas internacionais).

As palestras abrirão no dia 5, às 8h30, com Ralph Marquard, chefe de Pesquisa de Motores da MAN, em Nuremberg, Alemanha, que apresentará uma visão de futuro dos motores diesel. No mesmo dia, o engenheiro químico Henry Joseph Jr., especializado em combustão e gerente de Testes de Motores e do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen, discorrerá sobre a evolução da tecnologia flex fuel.

Dia 6, Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais de Abastecimento da Petrobras, falará sobre os desafios na distribuição de combustíveis num país continental, como o Brasil. Kremer atuou por 18 anos no Laboratório de Motores do Centro de Pesquisas da Petrobras e gerencia, desde 1996, a área de Desenvolvimento de Produtos da empresa.

Ainda no dia 6, Marcus Jank, presidente da Única, falará sobre o futuro da indústria brasileira de etanol. Em paralelo, também está prevista a realização de workshops, com especialistas em biocombustíveis.

No dia 7, Roel Collier, diretor da Amyris Brasil, apresentará as conquistas tecnológicas para a produção de diesel a partir da cana-de-açúcar.

Papers - 104 ‘papers’, 95 deles internacionais, estão na grade de apresentações. Os trabalhos são de expoentes que atuam em universidades e indústrias de todo o mundo, como Tata Motors, GM Powertrain, Valeo, Toyota, Lubrizol, Shell Global Solutions UK, Scania, Renault, Mahle Powertrain LLC, Mahle Metal Leve, BASF, Petrobras, entre outras. Os temas abrangem powertrain, veículos híbridos, injeção de combustível, partida fria, combustíveis alternativos e avançados, modelagem multidimensional de motor, catalisadores, emissões e lubrificantes.

À parte da riqueza de conteúdo, Mauro Simões atribui a importância do congresso ao compartilhamento de experiências entre especialistas e pesquisadores. “O intercâmbio é uma rara oportunidade entre engenheiros e pesquisadores, principalmente na abrangência de assuntos e com tantos países representados”, ressalta. O Brasil foi sede do SAE International Fuel & Lubs Spring Meeting em 2005. A última edição do encontro anual ocorreu em Florença, na Itália.

As inscrições para o SAE 2010 International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting estão abertas e devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, afirma que o SAE International Powertrains, Fuels & Lubricants Meeting coloca a engenharia brasileira em posição de destaque mundial. “O fato de o Brasil sediar o encontro significa que temos tecnologia e que podemos compartilhar nossa expertise na área”, diz. De acordo com Botelho, um dos objetivos do encontro é permitir o intercâmbio entre especialistas e pesquisadores das áreas de powertrains, combustíveis e lubrificantes para debater as soluções para os atuais desafios da indústria automotiva, como a redução da emissão de poluentes e do aquecimento global.

PALESTRAS

Dia 5 – às 9h
– Assunto: o futuro dos motores diesel, com Ralph Marquard, chefe de Pesquisa de Motores da MAN, Nuremerg, Alemanha.

16h30 – Assunto: a evolução da tecnologia flex fuel, com Henry Joseph Jr. , gerente de Testes de Motores e do Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen.

Dia 6 – às 8h30 – Assunto: os desafios na distribuição de combustíveis no Brasil, com Frederico Kremer, gerente de Desenvolvimento de Produtos e de Soluções Comerciais de Abastecimento da Petrobras.
17h - Assunto: futuro da indústria brasileira de etanol, com Marcus Jank, presidente da Única.

Dia 7 – às 11h30 - Assunto: Sistemas híbridos de propulsão, com GM/ Allison (palestrante a definir)
13h30 – Assunto: tecnologias para a produção de diesel a partir da cana-de-açúcar, com Roel Collier, gerente geral da Amyris Brasil.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308