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 Release
10/04/2010
Cursos SAE BRASIL - ABRIL E MAIO

ABRIL

Lubrificantes Industriais e Fluídos para
Usinagem de Metais
Dias 22 e 23 de abril – SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Cláudio Buono Júnior


Objetivo do curso - Preparar e orientar os participantes a aplicar corretamente e obter o melhor rendimento do uso de óleos lubrificantes, graxas e fluídos para usinagem - solúveis e integrais - em máquinas operatrizes e equipamentos em geral.

Público-alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de produção, manutenção, reparação, assistência técnica, controle de qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes industriais e fluídos de corte solúveis e integrais nos processos de fabricação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira, tais como: supervisores, técnicos (de fábrica, laboratório e projetos) e operadores de máquinas (operador-lubrificador).

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Noise, Vibration and Harshness – NVH
Entre os dias 26 e 27de abril - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Prof. Dr. Fernando Castro Pinto

Objetivo - Apresentar os conceitos básicos tanto teóricos quanto práticos relativos à instrumentação e análise de sinais relacionados a aspectos da dinâmica veicular, enfatizando as aplicações em Noise and Vibration Harshness - NVH. Serão abordadas as métricas e atributos comumente utilizados para análise e avaliação bem como os critérios de engenharia envolvidos no projeto e na instrumentação de veículos. Os principais tópicos do curso são: Acústica Básica; Vibrações Mecânicas; Modos de vibração; Processamento de sinais no domínio do tempo; Processamento de sinais no domínio da freqüência - FFT; Hardware de aquisição e análise de dados; Interpretação e análise dos resultados; Sound Quality e Holografia Acústica e Aplicações.

Público Alvo -
Engenheiros atuando em desenvolvimento de produtos e trabalhando na área de ruído e vibrações e engenheiros de instrumentação em geral. Técnicos em mecânica, elétrica ou eletrônica que tenham experiência na área podem também acompanhar o curso.

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Mapeamento do Fluxo de Valor de um Processo Produtivo
(Seção São Carlos – Piracicaba)
Dia 27 de abril – Piracicaba


Carga Horária -
4h

Instrutor –
Pedro Perin

Objetivo - O Mapeamento do Fluxo de Valor baseado na prática de Rother e Shook, é uma poderosa ferramenta de análise para evidenciar as principais perdas que afetam o processo produtivo. Ela padroniza as informações, proporcionado uma linguagem única para todos os colaboradores. Esta é uma das ferramentas mais importantes do Lean Manufacturing, muito usada para diagnosticar o problema de uma fábrica. Com o mapeamento do fluxo, o gestor pode otimizar o uso dos recursos, atuando no que é mais importante, sem trabalhar de forma isolada, aumentando a efetividade das ações de sua equipe na redução dos desperdícios.

Público Alvo - Profissionais que estejam atuando em chão de fábrica tenham interesse em desenvolver conhecimentos para atuar nas perdas geradas pelo processo produtivo.

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Lubrificantes e Lubrificação Automotiva
Entre os dias 29 e 30 de abril - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Eng. Gaston R. S. Schweizer

Ementa -
Noções básicas sobre o petróleo, origem, exploração, processamento e produção de óleos lubrificantes.
-Características e tipos de óleos lubrificantes automotivos, viscosidade e multiviscosidade, tipos de bases (minerais e sintéticos).
-Tipos de aditivos utilizados na formulação dos lubrificantes automotivos.
-Lubrificantes e lubrificação para motores de combustão interna ciclo Otto e ciclo Diesel, classificações de serviço, especificações de desempenho, períodos de troca, problemas de formação de borra.
-Lubrificantes e lubrificação para sistemas de transmissão (caixas de cambio, diferenciais e direções hidráulicas) classificações de serviço, especificações de desempenho e períodos de troca.
-Especificações, desempenho e tipo dos Fluidos de Freio e Embreagem e dos aditivos para os Sistemas de Arrefecimento.
-Características, especificações, tipos e desempenho das Graxas Automotivas.
-Análise e interpretação de laudos de óleos e fluidos automotivos usados.
-Conceito de Lubrificação Integrada.

Público-alvo - Profissionais de nível superior, técnico ou estudantes voltados às áreas de Manutenção, Reparação, Assistência Técnica, Oficinas Mecânicas, Controle de Qualidade e atividades ligadas aos lubrificantes e processos de lubrificação em todos os setores da Indústria Automotiva Brasileira.

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MAIO

Conceituação da Gestão de Projetos
Entre os dias 4 e 5 de maio - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor – Prof. Dr. Nilton Nunes Toledo

Objetivo - Definir projetos e sua origem, passando por todas as fases do ciclo de vida do projeto, destacando os sistemas organizacionais e sua relação com os projetos, descrição dos processos definidos pelo PMBOK publicado pelo PMI, e as influencias que eles exercem no desempenho do gerenciamento do projeto, para preparar o aluno para o curso de planejamento.

Ementa –
Definição de projeto e origem;
Definição da gestão de projetos e as áreas de conhecimentos, PMBOK;
Fases do projeto e ciclo de vida;
O meio ambiente dos projetos e interessados Stakeholders;
Estruturas organizacionais;
O gerente de projetos, habilidades requeridas;
Grupo de processos para o gerenciamento de projetos;
Metodologia para a gestão de projetos;

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AeroDesign
Dia 10 de maio - SP


Carga Horária -
8h

Instrutor –
Prof. Dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Público-alvo -
Este curso se destina às pessoas que, de alguma forma, estejam envolvidas com a atividade aérea em terra ou ar, tais como passageiros, entusiastas por aviação, construtores, futuros pilotos e seus familiares, administradores, agentes de seguro, estudantes e profissionais de nível técnico ou superior.

Programa

1. Metodologia, concepção e requisitos de projeto.
2. Configurações de aeronaves, classificação e componentes.
3. Grupo moto propulsor. Potência. Tipos de motores, hélices e seus efeitos nas aeronaves.
4. Aerofólios. Ângulos de ataque e de incidência. Vento relativo. Centro de pressão. Sustentação. Arrasto. Coeficientes. Curva Polar. Estóis. Efeito solo.
5. Estabilidade longitudinal, lateral e direcional. Eixos de uma aeronave. Comandos de vôo. Mecanismos de acionamento. Tipos de equilíbrio. Comportamento dinâmico.
6. Desempenho em curva. Influência do ângulo de inclinação na sustentação.
7. Desempenho em vôo de subida, cruzeiro e descida. Vôo planado. Peso e balanceamento.
8. Análise estrutural. Cargas dinâmicas. Fator de carga.

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Sistemas de Eixos Motrizes
Dia 10 de maio - SP


Carga Horária -
15h

Instrutor –
Professor Ruy Blanco

Ementa -
O eixo motriz é um dos componentes mais relevantes do Sistema de Força Motriz, constituindo uma especialidade mais valorizada na engenharia de projetos. Esse componente é utilizado em todos os veículos de tração traseira, tais como caminhonetes, caminhões, ônibus e veículos fora-de-estrada. Obrigatoriamente, o eixo deve portar um engrenamento angular constituído de um par de engrenagens hipoidais ou espirais cônicas responsável pelo movimento das rodas trativas. Além dessa função basilar, o eixo deve suportar parte da carga e prover efeito diferencial em virtude de diferença de rotação das rodas, quando o veículo estiver contornado uma curva.

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SMED - A Ferramenta Flexível da Manufatura
(Seção São Carlos)
Dia 10 de maio - Piracicaba


Carga Horária -
6h

Instrutor –
Antonio José Setem

Ementa - É amplamente reconhecido os ganhos obtidos com a aplicação das técnicas utilizadas pelo Sr. Shigheo Shingo, no SMED, sejam elas usadas na troca de ferramentas ou nas atividades de manutenção preventiva. E a utilização dessa ferramenta nas mais variadas aplicações tende a alinhar-se com o que as fábricas em geral desejam, ou seja, fazer certo da primeira vez, eliminar o desperdício e o mais importante: elevar a produtividade.

Tópicos:
Breve histórico do SMED;
Conceitos básicos da Ferramenta;
Aplicação e utilização do SMED;
Procedimentos na utilização do SMED;
Ganhos obtidos;
Medições e acompanhamentos contínuos;
Novas tendências de aplicação da Ferramenta.

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Motores I – Tópicos especiais de motores de combustão interna
Dias 15 e 22 de maio – SP (2 sábados seguidos)


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Prof.Felipe Soto Pau

Público-alvo - Profissionais formados em curso superior e estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em: aproveitamento de energia, combustão e emissões em motores de combustão interna.

Ementa –
Primeira e segunda leis da termodinâmica e sua aplicação na combustão
A chama e sua propagação em escoamentos bifásicos
Sistemas de injeção de combustível – Gerenciamento eletrônico
Sistemas de sobrealimentação de motores
Legislações de emissões
Formação de poluentes e seu controle na câmara de combustão
Sistemas de pós-tratamento das emissões
Conversão da expansão gasosa em movimento rotativo
Tendências futuras (Combustão homogênea, “downsizing”, etc.)

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Conceitos Gerais Sobre Torque, Processos de Aperto
e Metodologia para Controle do Torque
Entre os dias 17 e 19 de maio - SP


Carga Horária -
20h

Instrutor –
Dr.Roberto Garcia

Público-alvo -
Engenheiros de produtos, engenheiros de processo, auditores, coordenadores, supervisores, líderes e operadores de equipamento de aperto.

Ementa - Aula expositiva, com apresentação de conceitos teóricos e exemplos reais. Aula com atividades experimentais, utilizando apertadeira eletro-eletrônica, bem como o aparelho "DTT - Determinação Torque-Tensão" e posterior discussão dos resultados, com analogia direta com o que ocorre nas diversas linhas de montagem.

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Aerodinâmica Veicular
Dias 20 e 21 de maio – SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Luiz Antonio Negro Martin Lopez

Objetivo -
Fornecer aos participantes conhecimentos fundamentais para executar com autonomia o dimensionamento, modelagem e teste de veículos automotores e equipamentos, considerando os aspectos relacionados com aerodinâmica, troca de calor e desempenho.

Público-alvo -
Este curso é destinado a estudantes e profissionais de nível técnico ou superior dedicados ao projeto aerodinâmico de carroçarias e carenagens de veículos automotores, preparadores de veículos de competição, construtores de protótipos e modelos, fornecedores de equipamentos de refrigeração veicular e de troca térmica em geral.

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Metodologia kaizen
(Seção São Carlos – Piracicaba)
Dia 26 de maio - SP


Carga Horária –
14h

Instrutor –
Marcio Jamarino

Objetivo –
Aflorar nos participantes a percepção de olhar e conseguir enxergar os problemas, ou seja, enxergar as oportunidades.

Ementa - Temos nas indústrias problemas básicos que geram desperdícios em diferentes áreas. A Metodologia Kaizen gera nos participantes a percepção de enxergar de forma clara e simples os pontos de desperdícios que até então passavam despercebidos. Os desperdícios podem estar em qualquer área, sendo administrativa, produção, expedição, embalagem, etc. A Metodologia Kaizen tem como tarefa preparar a área para outras atividades de maior complexidade.

Público-alvo - Profissionais que atuam em organizações e que tenham interesse em desenvolver conhecimentos para obter aumento de desempenho de seus processos produtivos, com o objetivo de otimizar o ativo industrial.

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Sistemas de transmissões automáticas
Entre os dias 26 de maio e 9 de junho - SP

Carga Horária -
15h

Instrutor –
Professor Ruy Blanco

Ementa -
Tal como nas transmissões manuais, as transmissões automáticas têm a função de converter o torque do motor para movimentar o veículo. A transmissão automática é um conjunto hidro-dinâmico, que proporciona a passagem de marchas com suavidade sem trancos e sem causar a fadiga ao condutor do veículo, com um simples posicionamento da alavanca de controle.

A transmissão automática é constituída do conversor de Torque Fottinger, que tem quatro componentes principais: a bomba, o estator, a turbina e a embreagem de bloqueio. A bomba alimenta com fluido as engrenagens planetárias e as embreagens que travam o sistema planetário e provê as passagens de marchas.

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Fundamentals of Vehicle Dynamics
Dias 28 e 29 de maio - SP


Carga Horária -
15h

Instrutor –
Thomas D. Gillespie, Ph. D

Ementa –
Aborda a mecânica dos principais sistemas de automóveis e caminhões responsáveis pelo desempenho dinâmico. Os principais componentes e suas funções são descritas e representadas em forma de equação, conforme necessário para predizer o desempenho em aceleração, frenagem, passeio e manipulação. Especial atenção é dada à direção e suspensão na discussão do tratamento para explicar conceitos como centro de rolamento e under steer gradiente. O participante deverá deixar o curso com uma compreensão da arte de "como funciona o carro”.
O método de ensino inclui a utilização extensiva de problemas com exemplos, através de vídeos e animações. Os participantes são expostos às mais recentes tecnologias para simular a dinâmica do veículo utilizando softwares específicos como ferramentas para teste virtual. Processos de teste Virtual são ilustrados para avaliar os modos de desempenho regulamentado, tais como as contidas nos E.U. Federal Motor Vehicle Safety Standards, normas ECE e base em normas de desempenho para caminhões.

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Combustão e emissões para engenheiros
Entre os dias 29 de maio e 5 de junho - SP


Carga Horária -
16h

Instrutor –
Prof.Felipe Soto Pau

Ementa -
Primeira e segunda leis da termodinâmica e sua aplicação na combustão
• Temperatura de chama adiabática, calor de reação
• Equilíbrio termodinâmico e equilíbrio químico
• Cinética química
• Tipos de chamas e sua propagação
• Combustão em motores de ignição por centelha
• Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por centelha
• Combustão em motores de ignição por compressão
• Formação de poluentes e seu controle em motores de ignição por compressão
• Sistemas de pós-tratamento de gases de escapamento
• Legislações de emissões


Os cursos serão realizados na sede da SAE BRASIL, em São Paulo, e em Piracicaba, conforme a programação, disponível no site www.saebrasil.org.br. Em São Paulo, o endereço é av. Paulista, 2073 – Edifício Horsa II – Cj. 1003 – 10º andar, e em Piracicaba, rua Bernardino de Campos, 588, Cidade Alta. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 115.





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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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