Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/04/2010
Aprimoramento da manufatura das montadoras é uma necessidade

*Por Pedro Perin

A disseminação de conceitos de manufatura que valorizem o esforço de eficiência das empresas deve nortear a engenharia. Essa crença faz parte da missão da SAE BRASIL. Não por outro motivo, a associação de engenheiros desenvolve programas como o Seminário de Produção Enxuta, particularmente motivador para uma região como São Carlos/Piracicaba, no interior paulista, onde tem sido notória a movimentação crescente das montadoras e seus fornecedores em fixarem raízes. Nada mais justificável. Lá se concentra um invejável pólo de capacitação tecnológica, atuando em suas universidades.

Este ano o 5° Seminário SAE BRASIL de Produção Enxuta, realizado em Piracicaba, apresentou experiências de sucesso de montadoras de veículos que aplicam e cultivam da filosofia lean manufacturing (manufatura enxuta). Depois de muita leitura e de relatos de experiências com lean que ouvi, creio que a melhor definição para essa filosofia de trabalho seja “a capacidade da empresa em reduzir o tempo de processamento por todo o fluxo produtivo, adequando a capacidade produção à variação de demanda do cliente”.

Para a maioria das empresas que convivem num mercado globalizado, o tempo é um dos recursos de manufatura mais escassos. A similaridade tecnológica entre elas contribui para isso, coisa que, num passado não muito distante, funcionava como proteção, mantendo-as sob um ‘céu de brigadeiro’ sem ameaças por parte dos concorrentes. Mas o acirramento da concorrência empurrou os empreendedores à busca de vantagem competitiva. Tornou-se imperativo trabalhar cada vez mais para melhorar o desempenho operacional, com redução de custos de produção, produtos mais baratos em relação aos concorrentes e, sobretudo, investimentos constantes em tecnologia para aumentar a participação no mercado.

É justamente aí que o lean manufacturing se destaca entre as filosofias de trabalho mais estudadas e aplicadas por empresas que buscam a redução do tempo de processos com base nas necessidades de seus clientes. Sua aplicação, porém, requer mudanças, pois tem como pré-requisito a adaptação cultural da empresa à busca persistente da prática de solução de problemas, o que só acontece por meio do conhecimento e do uso de ferramentas lean, que possibilita à empresa alcançar melhores níveis de gestão operacional, e de forma sustentável.

Desde 2003 a SAE BRASIL Seção São Carlos e Piracicaba promove palestras e seminários sobre temas relacionados ao lean manufacturing, pois entende ser essa a sua vocação principal - disseminar conhecimentos de gestão de manufatura para todos os profissionais que, de certa forma, estão envolvidos com atividades de gestão de fábrica.

*Pedro Perin é engenheiro, diretor da Seção Regional São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso - estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11.4435-0000/ 7204-1921
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308