Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
07/04/2010
Brasil sofre com a falta de profissionais que dominem ferramentas da qualidade no setor automotivo

Dica do IQA

A escassez de profissionais no País que dominem as ferramentas da qualidade utilizadas por montadoras, sistemistas e autopeças acarreta, entre outros fatores, na falta de qualidade e perda de produtividade dos fornecedores. O problema é apontado pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), que realizou pesquisa em parceria com a Comissão de Qualidade da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

As principais dificuldades, de acordo com a pesquisa, estão relacionadas à falta de capacitação técnica, desconhecimento de requisitos e de produtos específicos da montadora, rotatividade de pessoal, padrão de abordagem nas auditorias, entre outros aspectos ligados à qualidade de fornecedores.

Segundo Ingo Pelikan, diretor do IQA, para resolver o problema é preciso não só aprimorar a relação entre os elos da cadeia, mas padronizar o conhecimento dos especialistas em Qualidade de Fornecedores de toda a cadeia fornecedora e investir em novos profissionais com mesma capacitação técnica. “Isso vai permitir alinhar abordagens, padronizar conceitos, aprimorar o uso de ferramentas e, principalmente, fazer todos ‘falarem a mesma língua’”, diz o diretor do IQA.

Com o intuito de apoiar toda a cadeia automotiva nesse sentido, o Instituto acaba de lançar um pacote de treinamentos inéditos no mercado brasileiro, voltados para capacitação de profissionais envolvidos com a qualidade de fornecedores, e com início em abril. São eles: ‘Excedendo os Limites em Qualidade - Foco para Gestores’; ‘Formação de EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores’; e ‘EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores (módulo avançado)’. Entre outros tópicos, os treinamentos tratarão sobre Gestão do Relacionamento, com foco em temas como liderança corporativa, administração de conflitos e ética no relacionamento entre clientes e fornecedores.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308