Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/04/2010
SAE BRASIL realiza amanhã (14) Seminário de Produção Enxuta, em Piracicaba

Realizado pela Seção Regional São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL, o encontro reunirá especialistas de montadoras e autopeças

O 5º Seminário SAE BRASIL de Produção Enxuta trará as melhores experiências de gestão de manufatura das montadoras brasileiras. Os convidados são representantes da Ford, General Motors, Iveco, Volkswagen e Caterpillar, que abordarão diversos aspectos do Lean Manufacturing, dos conceitos do sistema e capacitação de funcionários e fornecedores à estruturação física e operacional da manufatura. O encontro será realizado amanhã, dia 14 de abril, no Teatro Unimep, em Piracicaba, São Paulo.

“Estamos em uma região onde a presença dos fabricantes de veículos e componentes é bastante forte, e que se encontra em franca expansão. Daí o foco do seminário deste ano no trabalho que essas empresas estão realizando em suas manufaturas”, destaca Pedro Perin, diretor regional da Seção São Carlos e Piracicaba da SAE BRASIL e chairman do seminário.

Perin ressalta que a participação dos fornecedores é de extrema importância. “Como elo fundamental na cadeia produtiva, os fornecedores necessitam acompanhar a evolução da manufatura das montadoras e aproveitar as oportunidades de negócios que a região oferece”, diz.

Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, abrirá o seminário com apresentação sobre o papel da associação no cenário da indústria em tempos de dificuldades. Em seguida, Silvio Andrés llli, site manager da Ford, discorrerá sobre como a montadora preparou a estruturação física e operacional de sua manufatura para dar suporte à cultura lean. Destacará a importância da transformação no chão de fábrica e do comprometimento da alta direção no processo de mudança.

A capacitação de funcionários nos conceitos de manufatura enxuta como primeiro passo no caminho do sucesso com competitividade é o tema central da apresentação de Walter Othero, diretor de manufatura das fábricas da GM de Gravataí e Rosário, na Argentina. O executivo apresentará o “SWE”, ou “Ambiente de Trabalho Simulado”, um treinamento criado na montadora que tem atendido com sucesso a esse quesito, simulando situações de fábrica. Falará também sobre vantagens e benefícios de se trabalhar na eliminação de desperdícios.

Em sua palestra, Guillermo Chiabrando, diretor de Engenharia de Manufatura e Qualidade da Iveco, destacará a World Class Manufacturing, filosofia kaizen (melhoria contínua) que combate o desperdício no processo de manufatura.

Marcos de Carvalho, supervisor executivo de Engenharia de Processos e Manufatura da Volkswagen do Brasil, trará informações sobre a implementação dos princípios do lean manufacturing e do uso de ferramentas práticas como workshop para análise e redução de perdas ocasionadas por setup’s.

Gyorgy Henyei Junior, gerente de Operações de Produção da Caterpillar Brasil, encerrará a programação, com abordagem sobre os desafios na execução do sistema produtivo da Caterpillar, da capacitação técnica dos colaboradores à cadeia de suprimentos.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta o avanço das Seções Regionais. “Os eventos regionais da SAE BRASIL são tão importantes para a difusão e intercâmbio de conhecimento entre os profissionais da comunidade de engenharia do Brasil, que a entidade incrementa a cada ano a agenda de encontros para debater assuntos tradicionais, como powertrain, motores diesel, suspensão e freios, além de importantes temas atuais, como fontes alternativas de energia, biocombustíveis, manufatura, mobilidade urbana e meio ambiente”, diz.

Durante o encontro, serão sorteados 15 livros, considerados referência no assunto. Entre os títulos estão ‘O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo’, de Jeffrey Liker; e ‘A Cultura Toyota: A Alma do Modelo Toyota’, do mesmo autor e também de Michael Houseus.

O seminário será realizado das 8h30 às 17h, na Sala Carlos Wesley do Teatro Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), que fica na rodovia do Açúcar, 157, bairro Taquaral. Informações sobre inscrições são fornecidas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br ou pelo tel. (11) 3287-2033, ramal 106.

Confira a programação:

8h30 - Abertura – PAPEL DA SAE BRASIL NO CENÁRIO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA EM TEMPOS DIFÍCEIS, por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL e responsável pelo Desenvolvimento do Produto da Iveco Latin America.

9h10 – ADEQUAÇÃO DA ESTRUTURA DA MANUFATURA PARA SUPORTAR A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CULTURA LEAN NA FORD, com Silvio Andrés IIIi, site manager da planta da Ford Motor Company do Brasil em São Bernardo do Campo.

10h40 – CAPACITAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NOS CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA É O PASSO INICIAL PARA QUE AS EMPRESAS OBTENHAM SUCESSO COM COMPETITIVIDADE, com Walter Othero, diretor de manufatura das fábricas da General Motors do Brasil em Gravataí e Rosário, e diretor do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí.

11h40 – ADAPTAÇÃO E MUDANÇAS NA CULTURA ORGANIZACIONAL PARA GESTÃO DE MANUFATURA DE CLASSE MUNDIAL (WCM), com Guilhermo Chiabrando, diretor de Engenharia de Manufatura e Qualidade da Iveco em Sete Lagoas (BR), Córdoba (AR) e La Victoria (VE).

14h00 – SMED – METODOLOGIA PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS COM SETUP’S – CONSOLIDAÇÃO DO PRINCÍPIO ONE PIECE FLOW, com Marcos de Carvalho, supervisor executivo de Engenharia de Processos e Manufatura da Volkswagen em São Carlos.

15h30 – COMO DAR MELHOR SUPORTE AO CLIENTE ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PRODUÇÃO QUE IDENTIFIQUE PROBLEMAS SISTÊMICOS DE GESTÃO E PERMITA PRIORIZAR AÇÕES PARA OS GRUPOS AUTÔNOMOS, com Jorge Beja, site manager Delphi Seixal Portugal

16h30 – Encerramento – OS DESAFIOS NA EXECUÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO CATERPILLAR, CPS: DA CAPACITAÇÃO TÉCNICA DOS COLABORADORES À CADEIA DE SUPRIMENTOS, com Gyorgy Henyei Júnior, gerente de Operações de Produção da Caterpillar Brasil




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1922
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308