Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
31/03/2010
Concessionária FIAT Autobraz sai na frente com a Certificação Ambiental

Para conquistar o Selo, concessionária de Natal (RN) passou por reformas, investiu em equipamentos
e adotou processos ambientalmente corretos no reparo de automóveis e na área administrativa.

A Concessionária Fiat Autobraz, localizada em Natal, RN, é a primeira concessionária no Brasil a receber a Certificação Ambiental (Selo Verde) para sua oficina, após auditoria realizada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Para conquistar esse diferencial, a empresa passou por diversas adequações para tornar seus processos ecologicamente corretos, corroboradas pela visão de processos já existente na empresa, já que a Autobraz possui desde 2009 o certificado IQA em Padrões de Atendimento Fiat, que abrange as áreas de vendas e pós-vendas. “Queríamos inovar e trazer melhorias para a oficina, e a certificação ambiental veio completar as conquistas já obtidas anteriormente”, diz Josué Moreira Campos, gerente de Qualidade da Autobraz.

A empresa investiu na construção de um local específico para armazenagem de materiais inflamáveis, com caixa coletora em casos de vazamentos, uma exigência da certificação. “A contenção impede qualquer contato do líquido com o solo, evitando a contaminação também do lençol freático”, explica José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA. Na concessionária, canaletas instaladas no chão conduzem os líquidos para a caixa coletora, o que permite que o material tenha destinação final correta.

O piso da área de reparo também foi impermeabilizado e toda água de lavagem do chão e dos veículos, contaminada com graxa, poeira, óleo e outros elementos é direcionada para uma caixa coletora. Com isso, o resíduo é separado antes da água ir para o esgoto.

A loja também ampliou a área de separação de resíduos sólidos e orgânicos, para ter controle sobre a coleta seletiva. “Uma das dificuldades hoje das oficinas é entregar os resíduos para empresas que fazem destinação correta do material separado. No caso da Autobraz, a prefeitura de Natal tem um sistema muito eficiente de coleta, separação e destinação adequada”, destaca José Palacio.

Para a certificação, a Autobraz teve de adequar, ainda, toda instalação de equipamentos contra incêndio. “A empresa ocupa hoje uma área de 18 mil m2 e em 14 anos de funcionamento passamos por várias reformas, exceto na instalação de incêndio, apesar das frequentes vistorias. Como foi um requisito da certificação, adequamos todo o sistema”, informa o gerente de Qualidade da Autobraz.

Redução de custos – A concessionária Fiat também foi orientada sobre a troca dos filtros de teto e chão da cabine de pintura. “Trocávamos o filtro do teto com 500 horas de utilização, mas com a certificação percebemos que a troca pode ser realizada, conforme especificação do fabricante, com mil horas de uso; isso reduz em 50% o custo que tínhamos no processo de troca”, informa Campos.

A empresa também espera reduzir custos com energia elétrica com a instalação de sensores de presença em banheiros e ambientes de pouca frequência. Além disso, nomeou responsáveis em checar o desligamento de computadores e ar-condicionado após o expediente. A cultura de preservação do meio ambiente também foi estendida para o escritório, que adotou critério de coleta seletiva.

“Coleta seletiva não significa juntar todo o resíduo e mandar para a reciclagem, mas separar o papel do copo de cafezinho”, ressalta o gerente da Autobraz. Ele informa ainda que as lâmpadas fluorescentes, que antes não eram separadas, agora são entregues a empresas especializadas.

Inovações - A concessionária ainda adotou ações que eliminam resíduos (embalagens) e economizam materiais, como bomba para abastecimento de óleo que injeta o produto diretamente no motor, o que substitui a compra das tradicionais embalagens de plástico do produto, evita desperdícios e reduz o espaço utilizado com a estocagem das embalagens.

“A bomba, similar à de combustível, é abastecida periodicamente pelo fornecedor e, deste modo, não adquirimos o produto no recipiente plástico, evitando o acúmulo de embalagens, o desperdício do produto e possíveis vazamentos no solo, já que a bomba injeta o óleo diretamente no motor”, ressalta o gerente de Qualidade da Autobraz. Outra ação em estudo é a instalação de calhas para recolhimento da água da chuva para ser utilizada na lavagem de peças e do piso da oficina e a implantação de um sistema de energia solar.

“A certificação ambiental é muito abrangente, permite que a empresa não só adapte seus processos, mas consiga enxergar melhorias, reduzir impactos ambientais em todas as áreas e ajudar a atender à legislação, concedendo empresa uma imagem positiva perante o mercado”, destaca José Palacio.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308