Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/03/2010
Estudantes do Brasil apresentam novas tecnologias na Baja SAE Carolina, nos EUA

Três equipes de Baja SAE de instituições de ensino brasileiras buscam o penta mundial, de 8 a 11 de abril, na Carolina do Sul, EUA

Em busca do quinto título mundial para o Brasil, três equipes de Baja SAE, formadas por 45 estudantes de engenharia da Grande São Paulo, irão representar o País na Baja SAE Carolina 2010, de 8 a 11 de abril, em Greenville, Carolina do Sul, EUA. Realizada pela SAE International há quase 40 anos, a competição de engenharia reunirá 120 equipes das Américas, África, Ásia e Europa, que projetaram e construíram carros off-road exclusivos para a disputa.

O Brasil será representado por três Bajas SAE das equipes Poli Titan, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP); FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo; e Mauá 1, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul. As três equipes ganharam o direito de representar o País nos EUA após alcançarem as melhores pontuações durante a 16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em fevereiro deste ano, em Piracicaba.

As inovações tecnológicas projetadas nos carros durante a competição nacional devem ajudar bastante no desempenho das equipes lá fora. A equipe FEI Baja 2, da FEI, tricampeã na competição internacional e hexacampeã nacional este ano, representará o Brasil com um carro que tem sistema de transmissão de dados sem fio. O veículo tem um display em que o piloto acompanha em tempo real as informações do tempo do motor ligado, além do cronômetro.

O carro possui várias tecnologias ecológicas, como aplicação de fibras de curauá (planta nativa da Amazônia) na carenagem e uso de placas de energia solar para carregamento das baterias e poupar energia do motor. O Baja SAE contém faróis de lâmpadas LED, alimentados por energia solar, e pintura à base de água. “Trabalhos muito no carro, por isso nossa expectativa é ficar, no mínimo, entre as três primeiras colocações”, diz Walace Chicuta, o capitão da equipe.

Wireless - Vice-campeã em Piracicaba, a equipe Poli Titan leva para os EUA um veículo com módulo de transmissão de dados via sinal de celular e câmera embarcada para captação de imagens. O carro possui sistema de identificação de usuários baseado na tecnologia RFID (identificação por rádio freqüência), que permite apenas pessoas habilitadas darem partida.

O carro tem carenagem com fibra de garrafas PET; painel com sistema solar fotovoltaico, que capta energia solar para carregar a bateria da luz de freio; amortecedores com recurso de regulagem na compressão e extensão; freios com regulagem de distribuição de pressão; e pedais também reguláveis.

Os estudantes da USP também focaram na robustez do carro. “Ano passado o carro quebrou na prova de enduro de resistência e queremos evitar isso”, diz Victor Sakano, capitão da equipe, que na Baja SAE Montreal, realizada em 2008, no Canadá, e na Baja SAE Wisconsin, ano passado em Burlington, nos EUA, conquistou a 33ª e 26ª posições, respectivamente.

Terceira colocada na competição nacional, a equipe Mauá 1 leva o mesmo carro que disputou em Piracicaba. O veículo pesa 160 kg e utiliza suspensão dianteira do tipo duplo-A e Fyning Axle na traseira, com sistema de transmissão por CVT com caixa de redução, que proporciona melhor torque na partida e desempenho mecânico. “Estamos confiantes no projeto, nossa meta é ficar entre os dez primeiros colocados, o que já é uma ótima posição”, comenta Edgar Moreno, capitão da equipe, que fez somente algumas adaptações nos relatório de projeto e de custos para atender à regulamentação da competição internacional.

Baja SAE – Os veículos, denominados Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

De acordo o presidente da SAE BRASIL, Besaliel Botelho, o Projeto Baja SAE BRASIL expõe ao futuro engenheiro às necessidades da indústria em relação à competência profissional. “Esta educação extracurricular foca o desenvolvimento de um novo perfil de profissional, mais qualificado, criativo e com visão estratégica e capacidade de trabalhar em equipe, requisitos de grande importância para a indústria da mobilidade”, afirma Besaliel Botelho.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Camila Silva – camila@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 7204-1921
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308