O i-MiEV, carro elétrico japonês em testes no Brasil pela Mitsubishi, será uma das atrações do Simpósio SAE BRASIL de Novas Tecnologias Automotivas, dia 29 de março, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo, SP. Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi Motors, apresentará o projeto do veículo, que estará exposto para avaliação dos participantes.
O elétrico japonês é um dos mais avançados do mundo no gênero e coloca o fabricante à frente no esforço para disseminação da tecnologia. Muratori admite que o i-MiEV pode ser importado dentro de dois ou três anos. O executivo aposta em redução expressiva no preço do veículo, estimado hoje em R$ 100 mil por causa do alto custo de baterias, impostos e escala de produção ainda limitada.
Muratori explicará como funciona o veículo inovador desenvolvido no Japão e as características ligadas ao desempenho, autonomia, estabilidade e custo energético. Estimativas da Mitsubishi do Brasil indicam um custo de R$ 0,03 por km rodado, enquanto um carro a combustão equivalente gastaria cerca de R$ 0,22 com gasolina ou álcool.
Reinaldo Muratori participará do painel 'A revolução da eletrônica veicular e os carros elétricos', ao lado de Plínio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da General Motors do Brasil.
O simpósio terá apresentação ainda de outro representante da GMB: Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia Mercosul, que discorrerá o tema “Uma Nova Equação para a Indústria Automobilística Brasileira Resistir às Investidas Internacionais no Mercado Local”.
Inovação - Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin America, também tratará da mesma questão sob o ponto de vista das operações de veículos comerciais. Para apresentar as tendências no desenvolvimento de projetos automotivos, a SAE BRASIL convidou Paulo Matos, especialista em inovação na Fiat Automóveis.
Inovação será também destaque no painel sobre os esforços de empresas e consultorias para agregar valor aos projetos brasileiros, com a participação de Ayres Pinto de Andrade Filho, gerente de Engenharia Avançada da Melling; Anderson Alves, diretor geral da Altran; Hayram Nicacio, gerente de Novas Tecnologias da MSXI;Martin Vollmer, presidente da EDAG; e Milton Lubraico, engenheiro-chefe da Ford.
José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen, apresentará as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela montadora. Do lado dos sistemistas, um painel exclusivo com diretores de engenharia reunirá as inovações que as empresas preparam para os novos veículos. Confirmaram presença Flávio Campos, da Delphi; Jair Pasquini, da Bosch; Raul Germany, da Dana; e Gino Montanari, da Magneti Marelli.
O simpósio será realizado das 8h30 às 17h40. O Milenium fica na rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo. As inscrições devem ser feitas na SAE BRASIL pelo telefone 11 3287-2033, ramal 106. Mais informações estão no website www.saebrasil.org.br
PROGRAMAÇÃO
Palestra: AS NOVAS TECNOLOGIAS DA VOLKSWAGEN – José Luiz Loureiro, gerente executivo de Engenharia de Veículos da Volkswagen.
Painel: O DESENVOLVIMENTO DOS PESADOS – Paulo Alleo, diretor de Engenharia da MAN Latin América.
Palestra: A EVOLUÇÃO NO PROJETO AUTOMOTIVO BRASILEIRO – Paulo Matos, especialista em Inovação e Metodologia da Fiat Automóveis.
Painel: ENGENHARIA AGREGA VALOR AOS PROJETOS – Ayres Pinto Filho, gerente de Engenharia Avançada da Melling; Anderson Alves, diretor geral da Altran; Hayram Nicacio, gerente de Novas Tecnologias da MSXI; Martin Vollmer, presidente da EDAG; e Milton Lubraico, engenheiro-chefe da Ford América do Sul.
Painel – A REVOLUÇÃO DA ELETRÔNICA VEICULAR E OS CARROS ELÉTRICOS – Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi no Brasil, e Plínio Cabral Jr., diretor de Engenharia Elétrica da GM.
Painel Diretores de Engenharia – TRABALHO A 4 MÃOS: QUEM FAZ O QUE - Flávio Campos, diretor de Engenharia da Delphi; Jair Pasquini, diretor da Bosch; Raul Germany, diretor de Engenharia da Dana; e Gino Montanari, diretor de Engenharia da Magneti Marelli.
Palestra - UM PROJETO DE COMPETITIVIDADE PARA O BRASIL – Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da General Motors Mercosul.
|