Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/03/2010
IQA lança treinamentos para formação de EQF - ‘Especialistas em Qualidade de Fornecedores’

Treinamentos, que trazem formato inédito no mercado, são aprovados oficialmente por montadoras e indústrias de autopeças

O Brasil sofre com a escassez de profissionais que dominem as ferramentas da qualidade requisitadas e utilizadas por montadoras, sistemistas e autopeças, o que acarreta, entre outros fatores, na falta de qualidade e perda de produtividade dos fornecedores que atuam no setor. A deficiência foi levantada pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), em parceria com a Comissão de Qualidade da Anfavea e indústrias de autopeças - através Comissão de Qualidade do Sindipeças -, por meio de pesquisa realizada em 2009 junto à cadeia automotiva. O levantamento serviu de base para o Instituto criar um conjunto de treinamentos inéditos no mercado brasileiro, voltados para capacitação de profissionais envolvidos com a qualidade de fornecedores.

Os treinamentos ‘Excedendo os Limites em Qualidade - Foco para Gestores’, ‘Formação de EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores’ e ‘EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores (Módulo Avançado)’ foram aprovados pelas Comissões de Qualidade da Anfavea e do Sindipeças e trazem formato diferenciado de capacitação, que incluem aspectos técnicos, comportamentais e conceituais.

De acordo com Ingo Pelikan, diretor do IQA, os treinamentos visam, além de melhorar a qualificação dos profissionais envolvidos com qualidade e desenvolvimento de fornecedores, aprimorar a relação complexa entre os elos da cadeia automotiva e transmitir as melhores práticas na verificação de requisitos específicos e aplicação das Core Tools. “Os novos treinamentos vêm de encontro à necessidade de aperfeiçoamento na relação e resultados entre clientes e fornecedores, às vezes prejudicados por aspectos ligados ao relacionamento entre os diversos elos da cadeia e também à escassez de profissionais especializados. As competências desenvolvidas nesse projeto não constam na grade de engenharia das faculdades e são essenciais para os profissionais que atuam no dia a dia tanto de clientes quanto de fornecedores”, afirma Ingo Pelikan, diretor do IQA.

O diretor explica que as principais dificuldades enfrentadas estão relacionadas à falta de capacitação técnica, desconhecimento de requisitos e produtos específicos da montadora, rotatividade de pessoal, padrão de abordagem nas auditorias, entre outros aspectos ligados à qualidade dos produtos fornecidos.

Ingo Pelikan ressalta que os problemas decorrentes dos “ruídos” gerados na relação entre as empresas da cadeia interferem na qualidade de todo o processo, agravados tanto por questões comportamentais quanto técnicas. ”É preciso alinhar abordagens, padronizar conceitos, aprimorar o uso de ferramentas para que todos os envolvidos da área ‘falem a mesma língua’. Precisa haver um padrão”, explica.

Treinamentos inéditos – Estas deficiências apontadas na pesquisa serviram de base para o IQA desenvolver uma proposta inicial de capacitação, que foi avalizada mediante projetos pilotos realizados em parceria com um grupo de especialistas selecionados por montadoras e indústrias de autopeças. “O resultado final traz o senso comum de diversos elos da cadeia, ou seja, os treinamentos proporcionarão conhecimento homogêneo sobre relacionamento, forma de abordagem e aplicação de ferramentas da qualidade”, completa o diretor do IQA.

Gestores - Voltado aos diretores, gerentes, supervisores, coordenadores ou profissionais que liderem equipes envolvidas com qualidade, produção, engenharia, logística e compras com atuação em qualidade e desenvolvimento de fornecedores, o treinamento 'Excedendo os Limites em Qualidade - Foco para Gestores' será realizado nos dias 8 e 9 de abril, em São Paulo, SP, e abordará como extrair o máximo de resultados através das ferramentas da Qualidade, assim como aprimorar questões de relacionamento e atuação de suas equipes. Também há datas previstas para 3 e 4 de setembro.

Já o treinamento ‘Formação de EQF - Especialista em Qualidade de Fornecedores’tem início no dia 16 de abril, também na capital paulista, e requer dos participantes dois anos de atuação com ferramentas da qualidade em montadoras, sistemistas e fornecedores de toda a cadeia automotiva. Dividido em dois módulos, inicialmente abordará em detalhes as principais ferramentas da qualidade e trará, além de aulas conceituais, workshops com dinâmicas e exercícios práticos. Já o módulo avançado trabalhará temas como fundamentos da qualidade e gestão de relacionamento.

“Com 168 horas de duração, o treinamento é uma oportunidade única para o participante qualificar-se e atualizar-se sobre os temas tratados, desenvolvendo competências essenciais para a rotina dos especialistas em Qualidade de Fornecedores”, ressalta Ingo Pelikan. As aulas irão até 24 de julho e serão realizadas todas às sextas-feiras e sábados, a partir das 8h. No segundo semestre também estão previstas novas aulas, com início no dia 17 de setembro.

Dirigido aos profissionais que atuam em atividades correlatas ao EQF e que possuem experiência de pelo menos três anos com ferramentas da qualidade, o treinamento avançado EQF - ‘Especialista em Qualidade de Fornecedores’ abordará os fundamentos e princípios da gestão da qualidade, novos conceitos de negócios, MASP, Core Tools e gestão de relacionamento, totalizando 72 horas de treinamento. Posteriormente, os participantes poderão conquistar a certificação IQA-EQF, mediante aprovação em teste aplicado pelo Instituto, com validade de três anos. “A certificação é um reconhecimento público da qualificação dos participantes, com revalidação obrigatória a cada três anos, o que valoriza a função do profissional em todos os sentidos”, diz o diretor do IQA.

Os treinamentos, ministrados por instrutores seniores do IQA, também serão oferecidos em data extra, na qual a empresa poderá, além de escolher a data e o local de realização do treinamento (de acordo com disponibilidade dos instrutores), adaptar o conteúdo do treinamento às suas necessidades. Mais informações pelo telefone (11) 5533-4545 ou pelo e-mail cursos@iqa.org.br. Inscrições pelo website do IQA: www.iqa.org.br

CALENDÁRIO TREINAMENTOS EQF - 2010

Excedendo os Limites em Qualidade - Foco para Gestores –
o curso mostrará como obter o máximo de resultados por meio das ferramentas da qualidade e gestão de pessoas.
Datas: dias 8 e 9 de abril e 3 e 4 de setembro

Formação de EQF – Especialista em Qualidade de Fornecedores
– abordará as ferramentas da qualidade, como APQP, PPAP, FMEA, CEP, entre outras, além de trabalhar temas como fundamentos da qualidade, MASP e Core Tools e Gestão de Relacionamento.
Datas: de 16 de abril a 24 de julho e de 17 de setembro a 4 de dezembro

Especialista em Qualidade de Fornecedores (Módulo Avançado) – o treinamento abrangerá informações conceituais sobre fundamentos, gestão da qualidade, novos conceitos de negócios, MASP, Core Tools e gestão de relacionamento.
Datas: de 28 de maio a 24 de julho e de 29 de outubro a 4 de dezembro




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000
Siga-nos no Twitter html://twitter.com/ciadeimprensa

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308