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 Release
19/05/2010
SAE BRASIL reúne até sexta-feira experts mundiais em suspensões e implementos rodoviários, em Caxias do Sul

Colloquium será realizado de 19 a 21 de maio, no Centro de Convenções do Intercity Premium, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul

Caxias do Sul, RS, sedia de hoje até sexta-feira (19 a 21 de maio) o 6º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. Como é tradição, o encontro traz apresentações de trabalhos técnicos, palestras e fóruns com a participação de especialistas do Japão, Alemanha, EUA, Finlândia e do Brasil. Toda a programação, que inclui exposição tecnológica composta por 33 estandes do setor, acontece no Centro de Convenções do Intercity Premium (avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).

Hoje, dia 19, o Colloquium abre às 19h e conta com palestra de Thomas Gillespie, PhD, pesquisador científico da Universidade de Michigan e uma das referências mundiais na área de suspensão. Autor do livro Fundamentals of Vehicle Dynamics, Gillespie discorrerá sobre as últimas tecnologias nos sistemas de suspensões do mundo e novos materiais para o setor de implementos rodoviários.

A nova legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sobre as medidas dos artigos 11 e 12 da resolução 210/06, que implicam nos limites de peso de caminhões e cargas e colocam novas opções de composições à disposição do transportador também está na pauta do encontro, organizado pela SAE BRASIL- Seção Caxias do Sul.

Na parte de apresentações técnicas, 18 trabalhos, elaborados por engenheiros brasileiros e estrangeiros ligados ao setor de suspensões e implementos rodoviários, estão na programação do encontro, que contará na Mostra de Engenharia conta com mais de 30 expositores, como Beans, Braslux, BREX Sistema de Freios, Chevron, Conmet, Dambroz, Delga, Empresas Random, ESSS, GAFF, Grupo Shaeffler, Haldex, HBM, Ingepal, Mercedes-Benz do Brasil, Menegotti, Merkantil, Metaltork, National Instruments, PCP/Ruukki, Pirelli Pneus, Produttare, RNA/Rassini-NHK, Schulz Automotiva, Sifco, SKF, SR Tech, Tenneco, Tiesse, Usiminas, V&M do Brasil e ZF.

Bianual, o encontro espera reunir cerca de 500 participantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área. “O objetivo é disseminar o conhecimento técnico e prático para o mercado de suspensões e implementos rodoviários, além contribuir para o networking”, diz Marcelo Kuver, chairman do encontro.

O Colloquium conta com patrocínio da Menegotti, Brex Sistema de Freios, Usiminas, Ingepal, ZF, Schulz Automotiva, RNA / Rassini – NHK, Pirelli Pneus, Empresas Randon, V&M do Brasil, Ruukki / PCP, Mercedes Bens e Grupo Schaeffler. Inscrições podem ser adquiridas pelo website da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou telefones (11) 3287-2033 ramal 109 e (54) 3223-8677 ou e-mail: colloquium@colloquium.com.br.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca a programação técnica de alto nível do Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. “Além dos papers apresentados, que são desenvolvidos por profissionais da indústria e universidades do Brasil e do Exterior, o Colloquium reúne as principais s do setor e conceituados profissionais das áreas de suspensões e implementos rodoviários para apresentar e debater as últimas tendências na área”, diz.

PROGRAMAÇÃO:

QUARTA-FEIRA - 19 DE MAIO
19h-
Solenidade de abertura, seguida de palestra Visão Geral sobre Dinâmica de Veículos Comerciais, com Thomas D. Gillespie, PhD, pesquisador da Universidade de Michigan Truck Research Institute (UMTRI).

20h30 – Coquetel de Abertura na Mostra de Engenharia

QUINTA-FEIRA - 20 DE MAIO

8h30 -
Estudo de Ride de Veículo 6x4 Trator/Semi-Reboque / MAN Latin America/, Multicorpos e Suspensys.

8h55 - Influência da Posição do Eixo Auxiliar Veicular em uma Suspensão Pneumática Traseira / Suspensys, Universidade de Caxias do Sul.

9h20 - Seleção de ABS para Semi-Reboques com Suspensão Mecânica Tipo Tandem, no Mercado Brasileiro / Opencadd Advanced Technology e Haldex do Brasil.

10h40 - Aços de Alta Resistência para Aplicações em Implementos Rodoviários / Rautaruukki OYj e PCP.

11h05 - Suporte de Suspensão Desenvolvida em Ferro Fundido Nodular – Uma Aplicação Prática / Schulz

11h30 - Aço Dual-Phave na Construção Automotiva e de Implementos Rodoviários / Usiminas

13h35 - Uso de Simulações de Dinâmica Veicular para Definir Melhor Configuração do Chassis para Veículo 6x6 Militar / Improvement Vehicle Dynamics, DCT- Department of Science and Technology/Brazilian Army, CAR&D – Paris

14h - Medições Quantitativas de Ride & Handling em um Veículo 6x4 Tractor / MAN Latin America e Suspensys

14h25 - Plano Project Plan and Implementation of a 6DoF Heavy Truck Axle Test Rig / ZF Lemforder

14h50 - Validação Numérica e Experimental de Feixe de Molas para Semi-Reboques / Rassini-NHK Automotive e Suspensys Sistemas Automotivos.

16h15 - Comportamento Dinâmico Caminhão Pesado / Universidade de Michigan Truck Research Institute (UMTRI)

16h40 - Correlação entre a Velocidade do Haste do Amortecedor de uma Suspensão Primária e Eventos Relacionadas à Dinâmica Vertical do Veículo Comercial. / Volvo, ZF Sachs Argentina e Goodyear.

17h05 - Análise da Viabilidade Técnica de uma Suspensão Independente para um Veículo Rodoviário do Tipo Semi-Reboque Tanque / Universidade de Caxias do Sul e Randon Implementos e Participações.

17h55 – Painel Resolução 210 E 211 – Análise 5W2H da Combinação Bitrem com Caminhão Trator 6x4, com Eustaquio Sirolli, da Mercedes-Benz do Brasil; Norberto Fabris, Randon SA Implementos e Participações; Paulo Sergio Peterlini, da DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes); e Claudio Coelho Adamucho, da TransPanorama/Grupo G10. Mediador: Fred Carvalho.

19h20 - Palestra Show, com Mário Sérgio Cortella, mestre e doutor em Educação, e professor convidado da Fundação Dom Cabral.

SEXTA-FEIRA - 21 DE MAIO

8h30 -
Otimização de um Componente de Suspensão usando Algoritmo Genético / Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS), Suspensys Sistemas Automotivos

8h55 - Tecnologia de Conjunto Cubo e Tambor para Veículos Comerciais

9h20 - Modelo Simplificado de Dinâmica Veicular para Dirigibilidade / Ford Motor Company

10h40 - Avaliação da Integridade e Desgaste de Pneus em Manobras de Estacionamento de Semi-Reboques / Pirelli.

11h05 - Palestra: Novas Tecnologias para Feixes de Mola / Rassini-NHK Automotive do Japão

12h10 - Encerramento

Data – De 19 a 21 de maio de 2010.
Local - Centro de Convenções do Intercity Premium (av.Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul, RS)



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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