Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/03/2010
SAE BRASIL avança no debate sobre a liberação do carro a Diesel no País

Para a associação de engenheiros, os automóveis com motor Diesel devem ser liberados para que os brasileiros exerçam seu livre arbítrio, tenham acesso à avançada tecnologia e decidam sobre qual produto atende melhor sua necessidade ou desejo

Cumprindo a missão de maior fórum nacional para discussão de assuntos relativos à tecnologia da mobilidade, a SAE BRASIL realizou nos dias 2 e 3 de março o DIESEL TECH DAY - Fórum SAE BRASIL de Discussão Tecnológica. Com um time de jornalistas e especialistas na área, a associação de engenheiros abordou os veículos leves a Diesel no Brasil, dos automóveis até as pick-ups e SUV’s, desde a evolução do Diesel nos últimos 30 anos até as possíveis conseqüências da liberação da tecnologia para os automóveis no País, um assunto polêmico, mas de interesse geral da sociedade brasileira.

O DIESEL TECH DAY foi realizado em Piracicaba, São Paulo, e contemplou uma abordagem técnica de alto nível e, ainda e um test-drive com veículos ciclos Diesel e Otto (gasolina e etanol), cedidos pela KIA, PSA, Toyota, TAC e VW. A Bosch e a Delphi patrocinaram o encontro. Na oportunidade, os especialistas falaram sobre a evolução tecnológica dos motores Diesel, emissões, custo e eficiência energética, além das possibilidades de utilização de combustíveis renováveis, como bioDiesel, h-bio e Diesel de cana.

Um dos palestrantes foi Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL, que falou sobre a evolução da tecnologia Diesel, desconhecida pelos brasileiros. “Estudos europeus mostram que, se comparados aos veículos do ciclo Otto, os carros a Diesel são 30% mais econômicos, apresentam torque 50% mais elevado e redução de emissões de 25%. No entanto, permanece o senso comum de 33 anos atrás, quando os motores eram barulhentos e tinham baixo desempenho, e o combustível tinha elevadíssimo teor de enxofre”, ressaltou.

João Cláudio Bourg, presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), foi outro palestrante. O executivo apontou as vantagens da liberação dos automóveis Diesel para o negócio de locação de carros. A ABLA é considerada o maior cliente corporativo da indústria automobilística, que faturou em 2008 quase R$ 4 bilhões e é responsável por adquirir anualmente 11% da produção nacional. Para o frotista, os principais benefícios serão os custos. “Se liberado, poderá reduzirá drasticamente os custos operacionais em combustível e em manutenção”, comentou Bourg.

O DIESEL TECH DAY faz parte da campanha lançada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) em 2009 para promover a liberação do automóvel com motor Diesel no País. “Com a liberação o Brasil poderá rapidamente compensar um bloqueio tecnológico de mais de 30 anos, abrindo aos brasileiros a possibilidade real da livre escolha do combustível de seu veículo, levando em consideração aspectos fundamentais como a economia, a robustez e o meio ambiente”, apontou Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.

Para entender como a liberação irrestrita da comercialização de veículos Diesel leves no mercado nacional pode alavancar o desenvolvimento na área em plena corrida tecnológica no mundo, a Comissão de Tecnologia Diesel da SAE BRASIL preparou o estudo ‘A VOLTA DOS AUTOMÓVEIS DIESEL NO BRASIL’. Clique aqui para conferir o estudo




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – Juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308