Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/02/2010
Oficina da Odebrecht recebe certificações IQA-CESVI BRASIL

Oficina voltada ao reparo de veículos de canteiro de obras foi a primeira da área no País a conquistar certificação da qualidade e certificação ambiental.

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e o CESVI BRASIL certificaram em Guarulhos, SP, a oficina de reparação pertencente à Organização Odebrecht, que é voltada ao reparo de veículos e equipamentos da frota da empresa, em dois diferentes escopos: certificação ambiental e certificação de serviços automotivos. É a primeira vez que uma oficina especializada em reparo de veículos e equipamentos da construção civil, como caminhões, guindastes, retroescavadeiras, entre outros, é certificada no Brasil pelos organismos IQA e CESVI BRASIL.

Para a certificação, a oficina da Odebrecht passou por diversas mudanças, relacionadas, principalmente, a questões de segurança, meio ambiente, treinamento e organização do fluxo interno de trabalho. De acordo com Raul Barbosa Cancegliero, gerente de Equipamentos da empresa, também houve um processo de mudança de valores, por meio da aplicação do conceito ‘5S’. “Nosso objetivo era construir um ambiente mais saudável, com integrantes mais motivados e com melhor rendimento”, diz.

Ele acrescenta ainda que o sucesso destas mudanças dependeu da colaboração da equipe. “Primeiro tem de haver o entendimento, para depois aceitação das mudanças. Por isso, realizamos treinamentos com nosso pessoal para incentivar a adoção de uma nova postura, a busca pela autodisciplina, maior organização e também para se desenvolver uma consciência ambiental”, diz.

Também houve mudanças na infraestrutura da oficina, que adquiriu novos equipamentos e passou por reformas no piso, que era irregular e permeável, para facilitar a limpeza e a organização interna. Além disso, foi adotado novo layout interno, que agora conta com disposição mais adequada de equipamentos para facilitar o fluxo do trabalho e também prevenir acidentes. A oficina ganhou ainda placas de sinalização em cada área (desmontagem, descarte, equipamentos de segurança, entre outros).

“Com a certificação, houve melhora da organização interna, o que trará resultados positivos, como redução de custos e do tempo de reparo, mantendo procedimentos de qualidade”, diz Raul Barbosa Cancegliero.

Meio ambiente – A oficina também passou por transformações para adequar seus processos para a Certificação Ambiental IQA-CESVI (Selo Verde), que atesta a prática de políticas ambientais corretas e o cumprimento da legislação vigente. Na parte de pintura, por exemplo, a oficina da Odebrecht adquiriu um novo equipamento que diminui a névoa de pintura, o que reduz a emissão de poluentes na atmosfera. “Este equipamento não usa o ar comprimido como elemento de condução da tinta, reduzindo drasticamente a névoa e gerando economia de material”, informa Sérgio Ricardo Fabiano, superintendente de negócios do CESVI BRASIL.

A oficina já possuía um processo de separação da água utilizada na lavagem de máquinas e peças, contaminada com óleo, lubrificante, graxa e outros resíduos, que são entregues a empresas credenciadas para destinação final correta. Outros materiais como vidro e borracha também são separados corretamente e encaminhados para reciclagem.

José Palacio, coordenador da Certificação de Serviços do IQA, destaca a importância da oficina se adequar ambientalmente, na redução de impactos e atendimento à legislação. “A certificação é um reconhecimento público, que ajuda a evitar multas, além de garantir os processos ambientais mais adequados. O Selo Verde também concede à empresa uma visão bastante positiva perante o mercado”, afirma.

As certificações devem ser estendidas para as oficinas de canteiro de obras da Odebrecht no País e no exterior. “Quisemos primeiro implementar um modelo de referência aqui na Central de Equipamentos, que será seguido nas demais oficinas de reparo nos canteiros de obra, para que também atendam aos padrões de qualidade e respeitem o meio ambiente”, diz Raul Barbosa Cancegliero.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefânia Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308