Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
11/02/2010
SAE BRASIL lança dois cursos sobre transmissão e motores

Com início em março, treinamentos terão certificado de participação, e trarão abordagem técnica completa, com foco específico nos assuntos

A SAE BRASIL lançará em março dois cursos: ‘Certificação SAE BRASIL em Transmissões’, com início no dia 15, e ‘Certificação SAE BRASIL em Motores’, que começa dia 20. Ambos serão realizados na sede da associação (av. Paulista, 2073, ed. Horsa II, cj. 1003, em São Paulo). Com a iniciativa, a SAE BRASIL passa a oferecer quatro treinamentos com certificação especial, que visam suprir necessidades técnicas mais abrangentes dos profissionais na área da mobilidade.

Com carga de 75 horas, divididas entre março e junho, o curso ‘Certificação SAE BRASIL em Transmissões’ traz cinco módulos: ‘Sistemas de Árvores de Transmissão’, ‘Sistemas de Embreagens’, ‘Sistemas de Transmissões’, ‘Sistemas de Eixos Motrizes’ e ‘Sistemas de Transmissões Automáticas’, que abordarão temas como critérios de projeto e cálculo das peças que compõem a Árvore, critérios de cálculo e seleção para o conjunto da embreagem, sistema de acionamento, projeto da transmissão, principais componentes da transmissão automática, entre outros assuntos.

“É uma revolução em treinamento na área, porque o curso vai mostrar como projetar uma transmissão, por meio de conhecimentos teóricos e com exemplos de aplicação prática. O conteúdo programático é completo”, ressalta o professor Ruy Blanco, que dará o treinamento. Blanco atuou na área de desenvolvimento de engrenagens para eixos motrizes da Gleason Works, em Rochester, EUA, e em projetos de eixos motrizes pela Chevrolet Engineering Center, em Warren, também nos EUA. Ruy Blanco também foi gerente de Projetos para a General Motors do Brasil e consultor de Engenharia da Ford.

Motores – Voltado a engenheiros mecânicos e profissionais que atuam no setor, o curso ‘Certificação SAE BRASIL em Motores’ também trará uma abordagem completa em 10 módulos, como termodinâmica, motores, combustão interna, emissões, cinemática, dinâmica, equilíbrio de motores, projeto e biocombustível. Os módulos serão ministrados por 5 professores, sob coordenação do prof.dr. Felipe Soto Pau, que tem vasta experiência de pesquisa vinculada à indústria na área de engenharia mecânica, com ênfase em processos de energia e motores de combustão interna.

“A especialização em motores visa suprir a demanda por profissionais com formação tecnológica na área de motores de combustão interna, com perfil empreendedor e humanista, capaz de solucionar problemas na área e contribuir para a competitividade da indústria”, destaca o pesquisador. “Com o certificado, o profissional atestará sua formação técnica profunda na área”, diz. O curso terá 160 horas/aula, divididas entre março e setembro e sempre aos sábados.

Outros especiais – Também em março, a SAE BRASIL realizará o curso ‘Certificação Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma’, destinado a profissionais da indústria interessados em conhecer e aplicar as metodologias Lean e Six Sigma. O treinamento visa capacitar o aluno na condução de projetos com método DMAIC (sigla em inglês para definir, medir, analisar, melhorar e controlar) para resolução de problemas, redução de custos e melhoria contínua de processos. O curso tem 4 módulos, totalizando 64 horas/aula, ministradas pelos engenheiros Sinval Daffre e Aparecido Pereira da Silva.

Dinâmica - Já em abril, tem início o treinamento ‘Certificação SAE BRASIL em Dinâmica Veicular’, que ajudará o profissional da área da mobilidade a ter uma ampla visão do veículo e compreender seu comportamento, com enfoque no desempenho, conforto, dirigibilidade e segurança dos veículos. O curso possui 112 horas, divididas em sete módulos, que serão ministrados pelo professor Omar Moore Madureira.

As inscrições para os quatro cursos devem ser feitas pelo site www.saebrasil.org.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3287-2033. Veja a programação completa de cursos para março:

Dia 2 (início) - Curso Certificação Green Belt na Metodologia Lean/Six Sigma, com os engenheiros Sinval Daffre e Aparecido Pereira da Silva.

Dia 3 – Kanban – Cálculo e Conceitos de Produção (em Piracicaba), com o professor Pedro Perin.

Dias 4 e 11 - Metodologia de Projeto com Engenharia Simultânea, com o prof. Omar Moore de Madureira.

Dias 5 e 6 - Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros, com prof.dr. Luiz Antonio Negro Martin Lopez.

Dias 9 a 11 - FMEA – 4ª versão (em Piracicaba), com o prof. Marcos Gobbo.

Dia 10 - Relacionamento Interpessoal, com a profª Ilíada de Castro.

Dia 15 (início) - Certificação SAE BRASIL em Transmissões, com prof.dr. Ruy Blanco.

Dias 17 a 24 – Gerenciamento de Projetos Módulo 2 – Avançado, com a profª.Daniele C.Nagalli Zaccaria e Prof. Diego A. Messias.

Dias 20 e 27 - Termodinâmica I – Energia / Exergia – Conceituação, com prof.dr. Antonio Moreira dos Santos.

Dia 20 (início) - Certificação SAE BRASIL em Motores, com prof.dr.Felipe Soto Pau, prof.dr.Antonio Moreira, profª. dra. Ivonete Ávila, prof.dr. Frederico Barbieri e prof.dr. Fernando Castro Pinto.

Dia 25 - Introdução à Matemática Financeira para não financeiros (em Piracicaba), com prof. Josué d’Affonseca

Dia 26 - Desenvolvimento de produtos utilizando Lean, com prof.dr. Marcio Cardoso Machado.

Dias 29 e 30 - Metodologia de Gestão de Projetos de Produtos na Cadeia Automotiva, com Heymann Leite.

Dia 31 (início) - Sistemas de Embreagens, com prof.dr. Ruy Blanco.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Estefania Basso – estefania@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308