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 Release
18/02/2010
Estudantes do Rio e Espírito Santo finalizam 9 carros para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição de engenharia reunirá 66 equipes, de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em Piracicaba/SP, de 25 a 28 de fevereiro

Estudantes de engenharia do Rio de Janeiro e Espírito Santo finalizam nove carros off-rod, denominados Baja SAE, para a 16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Desenvolvidos dentro de oito instituições de ensino, os veículos entram agora em fase de testes para disputar a tradicional competição, marcada entre os dias 25 e 28 de fevereiro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP.

A competição reunirá, ao todo, 66 equipes, num total aproximado de 1,2 mil estudantes, de 57 instituições de ensino, de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

O Rio de Janeiro conta com sete carros e é o segundo Estado com maior número de equipes (junto com Minas Gerais), após São Paulo. Cada equipe é responsável por um veículo. As equipes cariocas representam a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Associação Educacional Dom Bosco, Escola Politécnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e a Universidade Federal Fluminense.

Baja carioca - Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a equipe Minerva Baja aposta na confiabilidade do carro, que em 2009 ficou com a 20ª colocação, para alcançar bom resultado em Piracicaba. “O carro não apresentou falha durante os testes e isso é muito bom”, avisa Felipe D’Oliveira, capitão da equipe, que utiliza softwares de simulação de tensões e dinâmica para garantir a integridade estrutural do veículo, o mesmo que em 2009 completou o enduro.

Para esta edição, o carro ganhou painel solar para recarregar a bateria e abastecer o medidor de combustível. O protótipo possui suspensão tipo duplo A na dianteira e Swing-Axle na traseira, pesa 170 kg e consegue atingir 50 km/h.

Vitória Baja - Única representante do Estado do Espírito Santo na competição, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) conta com duas equipes inscritas: Vitória Baja I e Vitória Baja II. Na Vitória Baja II, o capitão é a estudante Ida Paula de Oliveira, 21 anos e uma das três únicas capitãs na competição. As demais são Larissa Monteiro e Monik Maia, que comandam as equipes da Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Pernambuco, respectivamente.

Ida conta que a equipe, composta de mais sete rapazes, investiu em um sistema eletrônico que faz o controle prévio de possíveis falhas dos subsistemas por meio de sensores espalhados no veículo. “Com o sistema preditivo, durante a competição recebemos no box informações de avarias no veículo e tomamos as decisões corretivas adequadas”, explica. O carro, que se será submetido a testes finais nos dias 10 e 20 deste mês, possui suspensão traseira e dianteira duplo A, atinge velocidade de 55 km/h e pesa 170 kg. “É um carro competitivo, focado na dinâmica veicular, facilidade de fabricação e manutenção e que oferece conforto e segurança”, comenta a capitã, aluna do 7º período de engenharia mecânica da UFES. Em 2009, a equipe foi a 28ª colocada.

Desafio - Para disputar a competição, realizada pela SAE BRASIL, todas as equipes são desafiadas a projetar, buscar patrocínios e construir carros fora-de-estrada, para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os Baja SAE serão submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro com quatro horas de duração, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual os carros são desafiados no aspecto resistência.

Ao final da competição, no domingo (28), as três instituições que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Carolina, que será realizada pela SAE International, de 8 a 11 de abril, em Carolina do Sul, nos EUA. A competição internacional reúne mais de 90 equipes de diferentes países. Em 2008, o Brasil se sagrou tetracampeão na competição, que foi realizada no Canadá.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.


RELAÇÃO DAS EQUIPES:

16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
66 equipes inscritas


SUDESTE

São Paulo / Interior – (11 equipes / 9 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP Seu Barriga e EESC USP Seu Madruga (carros 11 e 12)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Fase Racing (carro 23)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec Sorocaba) – equipe Nitro Baja Racing (carro 31)
Universidade Est. Paulista de Ilha Solteira (Unesp Ilha Solteira) – equipe Unesp Tec-Ilha (carro 32)
Universidade Estadual Paulista Bauru (Unesp Bauru) – equipes FEB Unesp 1 e FEB unesp 2 (carros 36 e 37)
Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá (Unesp Guaratinguetá) – equipe Piratas do Vale (carro 39)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Baja Unicamp (carro 41)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe EEP Baja (carro 47)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe ITA Mach Baja (carro 60)
Grande São Paulo – (8 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 1 e 2)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) – equipes Poli Titan e Ecopoli (carros 3 e 4)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 2 e Mauá 1 (carros 7 e 8)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos 1 (carro 44)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 50 (carro 61)

Minas Gerais – (7 equipes / 7 instituições)>
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast 04 (carro 14)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 18)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci Unifei (carro 22)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado (carro 53)
Centro Universitário do Sul de Minas (Unis MG) – equipe Bicho Mineiro (carro 56)
Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 57)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 64)

Espírito Santo (2 equipes / 1 instituição )
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2 (carros 26 e 27)

Rio de Janeiro (7 equipes /7 instituições de ensino)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja (carro 20)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipe Aedbaja (carro 30)
Escola Politécnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Poli UERJ) – equipes Poli Uerj Enquip (carro 42)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja UERJ (carro 43)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mude Runer Bromberg (carro 45)
Faculdades Católicas – equipe PUC Rio Baja (carro 51)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 24)


CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 34)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe Bajacare (carro 65)

SUL

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Tupy Uiraçu e UFSC Tupy Ilhéu (carros 5 e 6)
Instituto Superior Tupy – equipe Krona Ciser IST Baja (carro 25)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – equipe Velociraptor (carro 35)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Univille Baja (carro 35)
Escola Educacional Técnica Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) –
equipe SATC (carro 58)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Universidade Regional Integrada (URI) – equipe UriBaja (carro 13)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê (carro 15)
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja (carro 17)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 19)
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê (carro 48)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Sevageria (carro 54)

Paraná (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe Piá de Baja (carro 21)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Bajaguara UTFPR (carro 62)

NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 33)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajainga (carro 59)

Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 40)
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing (carro 49)

Paraíba (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipe UFPBaja Imensurável (carro 55)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 38)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 63)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 9 e 10)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco 1 e Corisco 2 (carros 28 e 29)

Piauí (1 equipe / 1 instituição de ensino)
Instituto Federal do Piauí – equipe Bajuína (carro 52)

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 16)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 66)

NORTE

Pará (1 equipe / 1 instituições)
Universidade Federal do Pará – equipe Parazin (carro 50)

16ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 25 a 28 de fevereiro de 2010
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP





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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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