A SAE BRASIL irá homenagear os autores dos melhores trabalhos técnicos nacional e internacional apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2009. A cerimônia de premiação será no dia 8 de fevereiro, às 19h, na sede na entidade, em São Paulo. Na oportunidade, também serão entregues o Prêmio Gabriel Gueller ao melhor ‘paper’ Meio Ambiente, além de 13 menções honrosas a autores e co-autores dos trabalhos que se destacaram em cada categoria, de um total de 122 ‘papers’ apresentados, entre 237 inscritos.
O melhor trabalho nacional – ‘Metodologia de testes para veículos elétricos híbridos leves’ - é um estudo inédito no Brasil, que apresenta uma metodologia de testes de emissão e consumo de combustível para veículos elétricos híbridos (motor a combustão interna e motor elétrico). De autoria de Fernando Fadel e co-autoria de Kenyo Colnago dos Santos, Marcos Fernando Mendes Brito e Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo, o trabalho teve como base a norma ISO 23274:2007, que traz recomendações quanto à medição de emissões e consumo em veículos elétricos híbridos.
“A norma foi lançada com recomendações, no entanto, não havia metodologias no Brasil que tratassem sobre a implementação das mesmas, e este foi o foco do estudo”, diz Fadel. O autor explica que a norma aponta que as emissões são influenciadas pelo estado de carga da bateria e o estudo indicou a necessidade de se desenvolver técnicas de compensação deste estado de carga, já que a variação do mesmo pode comprometer os resultados de emissão e consumo.
Demanda - “Este estudo é importante porque o Brasil precisa ter padrão para testar veículos híbridos para homologação”, diz. Segundo Fadel, a linha de estudo foi escolhida porque a tecnologia híbrida (motor elétrico e a combustão) é cada vez mais utilizada pela indústria como solução para reduzir consumo e emissões dos automóveis, especialmente no Japão e Estados Unidos. O objetivo dessa tecnologia é combinar a dirigibilidade, autonomia e praticidade de abastecimento dos veículos convencionais aos benefícios da motorização elétrica: alto torque e emissão.
“O cenário mundial tem apontado para tecnologias mais limpas. Cedo ou tarde carros híbridos, elétricos e, talvez, movidos à célula de combustível chegarão ao Brasil. Temos que nos preparar desde já para adaptar nossos produtos para as novas demandas”, afirma. Para Fadel, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente em pesquisas na área. “Temos que conhecer melhor estes veículos e a tecnologia avança rápido”, completa o autor, que receberá como prêmio viagem e hospedagem para participar da edição de 2010 do SAE World Congress, que acontecerá de 13 a 15 de abril em Detroit, EUA. Fadel também receberá R$ 2 mil referente ao Prêmio Gabriel Gueller, concedido pelo engenheiro Gabriel Gueller.
Internacional – O engenheiro Andrés Aparício é o autor do melhor trabalho internacional- ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash Trough the Integration and Filtering of Inertial Sensors’ -, que tem como co-autores Eva Palácios e J.M. Barrios. O trabalho é sobre os ensaios de simulação de acidentes automotivos de impactos (crash tests).
O ‘paper’ traz os resultados do uso de sensores inerciais para determinar com maior precisão a trajetória em 3 dimensões e os ângulos das partes do ‘manequim’ ('dummy') no veículo em teste. “Determinar as acelerações angulares é muito importante porque poderá permitir a criação de novos critérios de aceitação dos testes, levando em conta, por exemplo, o efeito das acelerações sobre a massa encefálica dentro da caixa craniana de um ocupante”, ressalta o engenheiro Francisco Galvão, membro do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL. “O trabalho representa um primeiro passo numa direção que poderá ser ampliada”, afirma.
Meio Ambiente – O trabalho de Ricardo Ripoli – ‘Eco-Design: Desafios da indústria automobilística para o desenvolvimento sustentável de produtos’ – e co-autoria de Mathias Xavier Schelp, Roberto Becker e Pedro Servos -, receberá o Prêmio Gabriel Gueller de Melhor Paper Meio Ambiente, no valor de R$ 1 mil. Ripoli apresentou estudo de caso de aplicação da ferramenta DfE (Design for Environment), que visa analisar todos os impactos da concepção do produto, em autopeças. Segundo Ripoli, o DfE permite enxergar todas as fases de desenvolvimento do produto e detectar aquelas que mais agridem o meio ambiente. “O que se pretende é lançar um novo olhar sobre o assunto, para não nos perdermos com análises superficiais. Temos de olhar a cadeia inteira e concentrar esforços nas fases que mais causam impactos”, diz.
Confira o melhor trabalho nas 13 categorias do Congresso 2009:
Aeroespacial – PROPOSAL OF A METHODOLOGY OF AERONAUTIC STRUCTURES DESIGN USING COMPOSITES MATERIAL, de Ronaldo Massahiro Sonoda, Volnei Tita e Paulo Henrique Iengo Nakamura.
Combustíveis e Lubrificantes – FUEL CONSUMPTION TECHNICAL AND ECONOMICAL STUDY FOR FLEXIBLE FUEL VEHICLES, de Antônio Carlos Villela e Rogério Nascimento de Carvalho.
Eletroeletrônica – OPTIMIZING THE RESPONSE TIME OF SAE J1939 MESSAGES BY USING EVOLUTIONARY ALGORITHMS, de Márcio Folly Campo.
Emissões – NEWS DEVELOPMENTS OF THE 3RD GENERATION SFS-FLEX SYSTEM TO MEET PL5/6 EMISSION REQUIREMENTS, de Michael Pontoppidan e Gino Montanari.
Ensaios – FATIGUE BEHAVIOR OF STELLS SAE-1050 ANDA SAE-4130 USED IN THE PRODUCTION OF RAILWAY AXLES, de Luiz Gustavo Oliveira e Valdir Alves Guimarães.
Materiais – CORROSION RESISTANCE OF GALVANIZED STEEL, de Evandro Azevedo Alvarenga.
Motores – LUBRICATION INVESTIGATION OF NON-STRAIGHT INTERNAL COMBUSTION ENGINE HYDRODYNAMIC BEARING, de Robson Cruz, Luis Antônio Galli e Durval Duarte Júnior.
Projetos – THE INFLUENCE OF THE ELLIPTIC RATIO ON ELASTOHYDRODYNAMICALLY LUBRICATED POINT CONTACTS, de Fábio Nonato de Paula e Kátia Lucchesi Cavalca.
Ruído e Vibrações – QUANTIFYING SLOW AMPLITUDE AND FREQUENCY MODULATIONS WITH PSYCHOACOUSTIC MODELS- PROBLEMS AND PRELIMINARY SENSORS, de Stephan Paul.
Suspensão – ROBUST SEMI-ACTIVE SUSPENSION SYSTEM CONTROL FOR PICKUP TRUCK, de Cláudio Crivellaro.
Tecnologia da Informação – INTELLIGENT SYSTEM ARCHITECTURE FOR VIRTUAL SENSING OF OXYGEN IN BI-FUEL VEHICLES, de Thiago Richter.
Transmissões – TANDEM BALL BEARING, de Ricardo Shindi Hosokawa, Renato Acacio Oliveira e Danilo Mescolotto Franco.
Veículos – COMPUTATIONAL METODOLOGIES FOR VEHICLE ROOF STRENGTH ASSESSMENT TO PREVENT OCCUPANTS INJURY IN ROLLOVER CRASHES, de Anderson Lima.
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