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 Release
05/02/2010
SAE BRASIL premia os melhores ‘papers’ do Congresso 2009

Além dos melhores trabalhos nacional e internacional, a associação homenageará autores em 13 categorias na área da mobilidade

A SAE BRASIL irá homenagear os autores dos melhores trabalhos técnicos nacional e internacional apresentados durante o Congresso SAE BRASIL 2009. A cerimônia de premiação será no dia 8 de fevereiro, às 19h, na sede na entidade, em São Paulo. Na oportunidade, também serão entregues o Prêmio Gabriel Gueller ao melhor ‘paper’ Meio Ambiente, além de 13 menções honrosas a autores e co-autores dos trabalhos que se destacaram em cada categoria, de um total de 122 ‘papers’ apresentados, entre 237 inscritos.

O melhor trabalho nacional – ‘Metodologia de testes para veículos elétricos híbridos leves’ - é um estudo inédito no Brasil, que apresenta uma metodologia de testes de emissão e consumo de combustível para veículos elétricos híbridos (motor a combustão interna e motor elétrico). De autoria de Fernando Fadel e co-autoria de Kenyo Colnago dos Santos, Marcos Fernando Mendes Brito e Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo, o trabalho teve como base a norma ISO 23274:2007, que traz recomendações quanto à medição de emissões e consumo em veículos elétricos híbridos.

“A norma foi lançada com recomendações, no entanto, não havia metodologias no Brasil que tratassem sobre a implementação das mesmas, e este foi o foco do estudo”, diz Fadel. O autor explica que a norma aponta que as emissões são influenciadas pelo estado de carga da bateria e o estudo indicou a necessidade de se desenvolver técnicas de compensação deste estado de carga, já que a variação do mesmo pode comprometer os resultados de emissão e consumo.

Demanda - “Este estudo é importante porque o Brasil precisa ter padrão para testar veículos híbridos para homologação”, diz. Segundo Fadel, a linha de estudo foi escolhida porque a tecnologia híbrida (motor elétrico e a combustão) é cada vez mais utilizada pela indústria como solução para reduzir consumo e emissões dos automóveis, especialmente no Japão e Estados Unidos. O objetivo dessa tecnologia é combinar a dirigibilidade, autonomia e praticidade de abastecimento dos veículos convencionais aos benefícios da motorização elétrica: alto torque e emissão.

“O cenário mundial tem apontado para tecnologias mais limpas. Cedo ou tarde carros híbridos, elétricos e, talvez, movidos à célula de combustível chegarão ao Brasil. Temos que nos preparar desde já para adaptar nossos produtos para as novas demandas”, afirma. Para Fadel, o Brasil ainda tem um longo caminho pela frente em pesquisas na área. “Temos que conhecer melhor estes veículos e a tecnologia avança rápido”, completa o autor, que receberá como prêmio viagem e hospedagem para participar da edição de 2010 do SAE World Congress, que acontecerá de 13 a 15 de abril em Detroit, EUA. Fadel também receberá R$ 2 mil referente ao Prêmio Gabriel Gueller, concedido pelo engenheiro Gabriel Gueller.

Internacional – O engenheiro Andrés Aparício é o autor do melhor trabalho internacional- ‘Improvement of the Positioning of Dummy and Vehicle Parts During a Crash Trough the Integration and Filtering of Inertial Sensors’ -, que tem como co-autores Eva Palácios e J.M. Barrios. O trabalho é sobre os ensaios de simulação de acidentes automotivos de impactos (crash tests).

O ‘paper’ traz os resultados do uso de sensores inerciais para determinar com maior precisão a trajetória em 3 dimensões e os ângulos das partes do ‘manequim’ ('dummy') no veículo em teste. “Determinar as acelerações angulares é muito importante porque poderá permitir a criação de novos critérios de aceitação dos testes, levando em conta, por exemplo, o efeito das acelerações sobre a massa encefálica dentro da caixa craniana de um ocupante”, ressalta o engenheiro Francisco Galvão, membro do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL. “O trabalho representa um primeiro passo numa direção que poderá ser ampliada”, afirma.

Meio Ambiente – O trabalho de Ricardo Ripoli – ‘Eco-Design: Desafios da indústria automobilística para o desenvolvimento sustentável de produtos’ – e co-autoria de Mathias Xavier Schelp, Roberto Becker e Pedro Servos -, receberá o Prêmio Gabriel Gueller de Melhor Paper Meio Ambiente, no valor de R$ 1 mil. Ripoli apresentou estudo de caso de aplicação da ferramenta DfE (Design for Environment), que visa analisar todos os impactos da concepção do produto, em autopeças. Segundo Ripoli, o DfE permite enxergar todas as fases de desenvolvimento do produto e detectar aquelas que mais agridem o meio ambiente. “O que se pretende é lançar um novo olhar sobre o assunto, para não nos perdermos com análises superficiais. Temos de olhar a cadeia inteira e concentrar esforços nas fases que mais causam impactos”, diz.

Confira o melhor trabalho nas 13 categorias do Congresso 2009:

Aeroespacial – PROPOSAL OF A METHODOLOGY OF AERONAUTIC STRUCTURES DESIGN USING COMPOSITES MATERIAL, de Ronaldo Massahiro Sonoda, Volnei Tita e Paulo Henrique Iengo Nakamura.

Combustíveis e Lubrificantes – FUEL CONSUMPTION TECHNICAL AND ECONOMICAL STUDY FOR FLEXIBLE FUEL VEHICLES, de Antônio Carlos Villela e Rogério Nascimento de Carvalho.

Eletroeletrônica – OPTIMIZING THE RESPONSE TIME OF SAE J1939 MESSAGES BY USING EVOLUTIONARY ALGORITHMS, de Márcio Folly Campo.

Emissões – NEWS DEVELOPMENTS OF THE 3RD GENERATION SFS-FLEX SYSTEM TO MEET PL5/6 EMISSION REQUIREMENTS, de Michael Pontoppidan e Gino Montanari.

Ensaios – FATIGUE BEHAVIOR OF STELLS SAE-1050 ANDA SAE-4130 USED IN THE PRODUCTION OF RAILWAY AXLES, de Luiz Gustavo Oliveira e Valdir Alves Guimarães.

Materiais – CORROSION RESISTANCE OF GALVANIZED STEEL, de Evandro Azevedo Alvarenga.

Motores – LUBRICATION INVESTIGATION OF NON-STRAIGHT INTERNAL COMBUSTION ENGINE HYDRODYNAMIC BEARING, de Robson Cruz, Luis Antônio Galli e Durval Duarte Júnior.

Projetos – THE INFLUENCE OF THE ELLIPTIC RATIO ON ELASTOHYDRODYNAMICALLY LUBRICATED POINT CONTACTS, de Fábio Nonato de Paula e Kátia Lucchesi Cavalca.

Ruído e Vibrações – QUANTIFYING SLOW AMPLITUDE AND FREQUENCY MODULATIONS WITH PSYCHOACOUSTIC MODELS- PROBLEMS AND PRELIMINARY SENSORS, de Stephan Paul.

Suspensão – ROBUST SEMI-ACTIVE SUSPENSION SYSTEM CONTROL FOR PICKUP TRUCK, de Cláudio Crivellaro.

Tecnologia da Informação – INTELLIGENT SYSTEM ARCHITECTURE FOR VIRTUAL SENSING OF OXYGEN IN BI-FUEL VEHICLES, de Thiago Richter.

Transmissões – TANDEM BALL BEARING, de Ricardo Shindi Hosokawa, Renato Acacio Oliveira e Danilo Mescolotto Franco.

Veículos – COMPUTATIONAL METODOLOGIES FOR VEHICLE ROOF STRENGTH ASSESSMENT TO PREVENT OCCUPANTS INJURY IN ROLLOVER CRASHES, de Anderson Lima.




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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