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 Release
19/02/2010
Estudantes de engenharia do Sul reduzem o peso dos Baja SAE para competição nacional

Equipes representantes do Rio Grande do Sul, Sta.Catarina e Paraná na competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS projetam carros com novos materiais

Estudantes de engenharia do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná apostaram em novos materiais e deixaram os bajas mais competitivos para a 16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Na competição de engenharia, a ser realizada de 25 a 28 de fevereiro, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP, os universitários do Sul projetaram e agora finalizam 14 carros dentro das faculdades, para a disputa nacional.

A competição reunirá ao todo 66 equipes, num total aproximado de 1,2 mil alunos, de 57 instituições de ensino, de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. A região Sul será representada por mais de 200 estudantes de 13 escolas de engenharia.

Oitava colocada na Baja SAE Wisconsin, EUA, e 3ª colocada na competição nacional, ambas em 2009, a equipe UFSC TUPY Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, investiu num carro mais leve. Além de muita fibra de carbono e fibra sintética de aramida, o carro ganhou poliacetal, um plástico de alta resistência, e alumínio. “O alumínio deixa o carro não só mais leve, como econômico e com melhor desempenho”, diz Aline Hoffman, capitã da equipe, que conseguiu reduzir em 8kg o peso do carro, agora com 160kg. O veículo, que faz 55 km/h, possui sistema de aquisição de dados, que alimenta as análises computacionais e mede nível de combustível, velocidade, rotação do motor e níveis da bateria.

Santa Catarina possui mais quatro equipes inscritas na competição: UFSC Tupy Ilhéu, também da UFSC; Krona Ciser IST Baja, do Instituto Superior Tupy; Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina; Univille Baja, da Universidade da Região de Joinville; e a estreante SATC, da Escola Educacional Técnica Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, outra equipe que investiu em liga de alumínio foi a Bombaja, da Universidade Federal de Santa Maria. Os estudantes utilizaram, também, materiais poliméricos e fibra de carbono. Agora com 185 kg, o carro perdeu 10% de peso em relação ao projeto de 2009. “Diminuimos a massa e melhoramos a parte de resistência e estética”, conta Felipe Campanhola, capitão da equipe. O carro atinge velocidade de 60 km/h.

Com orçamento reduzido, mas determinada a deixar o carro mais leve, a equipe UTFPR Bajagurá, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, antigo Cefet-PR, substituiu chapa de aço e ligas de alumínio por fibra de vidro nas tampas de proteção do motor; e polipropileno, na caixa de direção e carenagem. O protótipo, que pesava 210 kg, perdeu 20% de massa. “O carro está mais leve e confortável, pois compactamos também o sistema de transmissão e de freio, garantido mais espaço para o piloto”, afirma o capitão Thiago Batista. A equipe é nova, pois a universidade não é representada na competição há quatro anos. “Assim, a meta é chegar até a prova de enduro sem quebra do carro”, comenta Batista, confiante na resistência do projeto.

Desafio - Para disputar a competição, realizada pela SAE BRASIL, as equipes são desafiadas a projetar, buscar patrocínios e construir carros off-road, denominados Baja SAE, para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade. Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os Baja SAE serão submetidos a testes estáticos e dinâmicos (tração, aceleração, velocidade máxima e manobrabilidade) e um enduro com quatro horas de duração, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros são desafiados no aspecto resistência.

Ao final da competição, no domingo (28), as três instituições que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Carolina, que será realizada pela SAE International, de 8 a 11 de abril, em Carolina do Sul, nos EUA. A competição internacional reúne mais de 90 equipes de diferentes países. Em 2008, o Brasil se sagrou tetracampeão na competição, que foi realizada no Canadá.

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

RELAÇÃO DAS EQUIPES:

16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
66 equipes inscritas


SUDESTE

São Paulo / Interior – (11 equipes / 9 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP Seu Barriga e EESC USP Seu Madruga (carros 11 e 12)
Faculdade de Engenharia de Sorocaba – equipe Fase Racing (carro 23)
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec Sorocaba) – equipe Nitro Baja Racing (carro 31)
Universidade Est. Paulista de Ilha Solteira (Unesp Ilha Solteira) – equipe Unesp Tec-Ilha (carro 32)
Universidade Estadual Paulista Bauru (Unesp Bauru) – equipes FEB Unesp 1 e FEB unesp 2 (carros 36 e 37)
Universidade Estadual Paulista de Guaratinguetá (Unesp Guaratinguetá) – equipe Piratas do Vale (carro 39)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Baja Unicamp (carro 41)
Escola de Engenharia de Piracicaba – equipe EEP Baja (carro 47)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – equipe ITA Mach Baja (carro 60)
Grande São Paulo – (8 equipes / 5 instituições)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 1 e 2)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) – equipes Poli Titan e Ecopoli (carros 3 e 4)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 2 e Mauá 1 (carros 7 e 8)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos 1 (carro 44)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack 50 (carro 61)

Minas Gerais – (7 equipes / 7 instituições)>
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast 04 (carro 14)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 18)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – equipe Saci Unifei (carro 22)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – equipe Cerrado (carro 53)
Centro Universitário do Sul de Minas (Unis MG) – equipe Bicho Mineiro (carro 56)
Universidade Federal de São João Del Rei - equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 57)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja (carro 64)

Espírito Santo (2 equipes / 1 instituição )
Universidade Federal do Espírito Santo – equipes Vitória Baja 1 e Vitória Baja 2 (carros 26 e 27)

Rio de Janeiro (7 equipes /7 instituições de ensino)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Baja (carro 20)
Associação Educacional D. Bosco (ex-Faculdade de Engª de Resende) – equipe Aedbaja (carro 30)
Escola Politécnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Poli UERJ) – equipes Poli Uerj Enquip (carro 42)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja UERJ (carro 43)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mude Runer Bromberg (carro 45)
Faculdades Católicas – equipe PUC Rio Baja (carro 51)
Universidade Federal Fluminense – equipe Tuffão (carro 24)


CENTRO-OESTE

Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 34)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe Bajacare (carro 65)

SUL

Santa Catarina (6 equipes / 5 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – equipes UFSC Tupy Uiraçu e UFSC Tupy Ilhéu (carros 5 e 6)
Instituto Superior Tupy – equipe Krona Ciser IST Baja (carro 25)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – equipe Velociraptor (carro 35)
Universidade da Região de Joinville (Univille) – equipe Univille Baja (carro 35)
Escola Educacional Técnica Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) –
equipe SATC (carro 58)

Rio Grande do Sul (6 equipes / 6 instituições)
Universidade Regional Integrada (URI) – equipe UriBaja (carro 13)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – equipe Tchê (carro 15)
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Bombaja (carro 17)
Faculdade Horizontina (Fahor) – equipe Sinuelo Fahor (carro 19)
Universidade de Passo Fundo – equipe Mas Baja Tchê (carro 48)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Sevageria (carro 54)

Paraná (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Paraná – equipe Piá de Baja (carro 21)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Bajaguara UTFPR (carro 62)


NORDESTE

Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira (carro 33)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajainga (carro 59)

Ceará (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará (carro 40)
Universidade de Fortaleza (Unifor) – equipe Mangabaju Racing (carro 49)

Paraíba (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal da Paraíba – equipe UFPBaja Imensurável (carro 55)
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 38)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 63)

Pernambuco (4 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 9 e 10)
Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) – equipes Corisco 1 e Corisco 2 (carros 28 e 29)

Piauí (1 equipe / 1 instituição de ensino)
Instituto Federal do Piauí – equipe Bajuína (carro 52)

Rio Grande do Norte (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 16)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja (carro 66)


NORTE

Pará (1 equipe / 1 instituições)
Universidade Federal do Pará – equipe Parazin (carro 50)

16ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
Quando – de 25 a 28 de fevereiro de 2010
Onde - Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA)
Endereço – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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